Tendências freelancer para 2014: o que ter em mente

Novo ano, novas tendências. Por isso, preparamos esse post especialmente para você, profissional ou cliente que deseja ficar antenado e ciente do que esperar de 2014. Apresentamos, aqui, algumas tendências e comportamentos que pretendem imperar durante este ano e como você pode se preparar e se adaptar para sair por cima.

1- Você, digital

Segundo a Parade Magazine, uma das principais tendências freelancer que tomarão conta de 2014 é o império do digital. E isso não quer dizer que é pra você passar o dia todo no Facebook. Mas sim adaptar os aspectos da sua vida que podem ser otimizados com a sua entrega ao mundo digital.

Isso significa que tudo que você puder converter para 1s e 0s precisa ter uma versão digital. Por exemplo: as seleções para trabalho em 2014 darão preferência para currículos em formato digital, mostrando que o profissional está sempre atualizando seus conhecimentos e seus hábitos. O portfólio também ganhou lugar no mundo digital, através de mídias sociais criadas especialmente para isso, como é o caso do Behance.

2- Trabalho remoto: the new normal?

Parece que o trabalho freelance online promete continuar crescendo em 2014. A Parade publicou em Janeiro que 17 milhões (um terço) dos americanos já trabalham, atualmente, oferecendo seus serviços via trabalho freelance e, dentro dos próximos 10 anos, essa porcentagem vai aumentar para 40%.

remote-work

Portanto, levar isso em conta e começar agora mesmo a construir uma cartela de clientes ou uma lista de profissionais freelance de confiança pode ser de grande vantagem para quando você resolver assumir essa modalidade de trabalho/contratação completamente.

3- Um novo local de trabalho: onde você quiser

O workshifting ou teletrabalho abriu espaço para que profissionais freelance começassem a trabalhar, basicamente, em qualquer lugar. O uso de notebooks, netbooks, smartphones e tablets transforma qualquer coffee shop ou banco de praça em escritório.

Além disso, o crescimento do coworking como local de trabalho consolidou esta alternativa para quem prioriza o contato humano, a troca de ideias e a promoção da colaboração. Novos empreendimentos imobiliários voltados para ambientes de trabalho conjunto estão surgindo nas principais capitais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

4- Um boom prestes a acontecer

Segundo a Forbes, o mercado freelance está explodindo ao mesmo tempo em que as empresas estão adotando novas formas de trabalho e contratação, o que torna provável um boom na economia freelance.

Algumas mudanças que ocorrerão por conta da combinação do trabalho remoto e freelance com as antigas tradições de trabalho são:

  • A importância crescente do setor de recrutamento, que terá agora um mundo inteiro a vasculhar para encontrar o talento mais adequado para cada cargo aberto na companhia.
  • A valorização dos profissionais de análise de dados: de acordo com a Forbes, o trabalho com milhares de freelancers de uma só vez exige sistemas e processos. Em 2014, portanto, além dos inúmeros relacionamentos a preservar, as empresas terão acesso a plataformas de trabalho remoto, como a Workana, com diversas informações sobre freelancers, desde sua performance até recomendações, preços, certificações e habilidades. Por isso, a profissão de data analytics terá um papel fundamental.

E você, como está se preparando?

Agora que você já está por dentro do que acontecerá em 2014, como você pretende ou está se preparando para adaptar sua rotina às novas formas de trabalho? Deixe suas reflexões nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *