O Top 9 linguagens de programação de 2018

O Top 9 linguagens de programação de 2018

2018 chegou, e com ele um grande número de tendências digitais que irão mudar radicalmente o nosso dia a dia em aplicativos para o trabalho e negócios, ócio ou simplesmente o momento no qual deitamos no sofá para desfrutar depois de um dia difícil de trabalho. Todas elas, sob uma influência digital interconectada mediante “a nuvem”, vão formar o conjunto de uma era chamada a Internet das Coisas (IoT).

Estes diferentes sistemas de conexões de programas e elementos digitais contam com um software que será programado para que o ser humano ordene ao computador para que uma certa ação ou atividade seja realizada. Uma linguagem de programação é basicamente um sistema de comunicação com uma certa estrutura, conteúdo e uso determinado que serve para enviar ordens a um computador. A primeira pessoa a utilizar uma linguagem com estrutura, para entender a linguagem máquina do cientista Charles Babbaga foi Ada Lovelace. E desde então, estas diferentes linguagens de programar diferentes softwares foi se adaptando às diferentes estruturas que podem apresentar o mesmo software e funcionalidade com as quais irá acompanhar.

Hoje em dia, aprender a programar se tornou um requisito naquelas empresas com presença digital. Seja desde a perspectiva do departamento de vendas até chegar ao  órgão de direção e passando, obviamente, pelos desenvolvedores de software de cada projeto.

A cada ano, o uso de um tipo de linguagem ou outra uda, por isso mostramos a você as linguagens que serão tendência em 2018.

Top Linguagens de Programação 2018

  • JavaScript

Provavelmente, é uma das linguagens de programação mais conhecidas, utilizadas, adaptadas e simples. Entretanto, continua ganhando adeptos a ponto de ser conhecida como uma das linguagens de programação mais utilizadas da internet. É um tipo de linguagem cujo uso se aplica a um tipo de sites mais dinâmico, sejam com pequenos que aparecem e desaparecem, animações ou ações que são ativadas ao clicar, neste caso, em certos botões.

Um dos maiores benefícios do JavaScript é que se trata de uma linguagem interpretada, por isso não é precisa de um compilador para poder executá-la. Não existem processos intermediários como um servidor da internet, você pode prová-las diretamente no buscador do seu computador.

TypeScript

Esta é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft e que foi definida para ser uma linguagem orientada a objetos. Isto significa que permite o design de aplicativos orientados a estes objetos.

TypeScript é uma linguagem que também é conhecida por ser Superset de JavaScript. Isso significa que “se o navegador está baseado em Javascript, este nunca chegará a saber que o código original foi realizado com TypeScript e executará o Javascript como linguagem original”. Devcode.la

Python

Foi criada a meados dos anos 90 e segundo a Stack Overflow, Python poder considerada com a linguagem de programação que mais cresce atualmente. É uma linguagem que também está orientada a objetivos, com uma sintaxe mais limpa e que se define por sua versatilidade, simplicidade e rapidez de desenvolvimento, da mesma forma que o JavaScript, é uma linguagem interpretada, por isso sua rapidez no desenvolvimento.

Uma de suas características mais importantes é que com Python não podemos combinar variáveis de diferentes tipos, uma variables de distintos tipos, uma string com um número. Além disso, é uma linguagem de multiplataforma.

JAVA

Saber programar com Java se tornou um dos 20 principais requisitos dos líderes de projetos para a adoção de um novo membro da equipe.

É uma linguagem conhecida por ser rápida, segura e confiável, e que também é multiplataforma e orientada a objetos.

Estruturalmente é uma linguagem derivada da C e C++ e que começa por pacotes. A definição destas é o mecanismo do espaço de nomes da linguagem Java. Dentro dos pacotes se encontram as classes e dentro das classes se encontram métodos, variáveis, constantes, entre outros.

Kotlin

Está subindo como espuma e é uma linguagem recentemente adotada pelo Google. Kotlin é uma linguagem conhecida conhecida por sua simplicidade e facilidade na hora de ser ensinada, o que faz com que a curva de aprendizagem seja mais rápida.

É uma linguagem operável com Java, ou seja, qualquer código escrito em Java pode ser usado diretamente pelo Kotlin – Xatakandroid.Com

Por ser executada pelo Android e seu peso de APKs para qualquer dispositivo, é uma linguagem muito rápida.

C e C++

Estas duas linguagens de programação são uma continuação da outra e são conhecidas por ser Linguagem de programação de sistemas.

O primeiro, C, é uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo e que devido a sua flexibilidade é executado na maioria de sistemas operacionais.

Por ser uma linguagem simples e não ser especializada em nenhuma aplicação, isso a torna bem mais fácil de aprender.

C++ é a versão mais ampla da linguagem original C.

PHP

Uma das curiosidades deste linguagem de programação é que não nasceu com esse propósito, mas que foi criado como um utensílio para manter sites dinâmicos.

“A linguagem PHP sempre vai dentro do HTML e geralmente é relacionada com o uso de servidores linux.” – Redgrafica.com

É uma linguagem conhecida pela sua velocidade, não só por ser executada, e sim porque não afeta o computador em nenhum atraso. É um sistema de fácil integração em ambientes com muitos aplicativos e, por ser robusto e estável, é muito seguro. PHP é uma linguagem multiplataforma, ou seja, não importa o tipo de sistema operacional utilizado.

Swift

Em 2010 a Apple divulgou que iria começar a usar uma linguagem de programação própria, mas foi em 2014 que oficialmente começou a aplicar a linguagem Swift para criar apps de iOS e Mac.

Desenvolvida por Chris Lattner, é uma linguagem de código aberto já que até programadores com menos experiência na indústria podem fazer parte da comunidade e realizar as suas contribuições.

Além disso, esta é uma linguagem que, dada a sua rapidez e simplicidade, é altamente eficaz para proporcionar informação em tempo real mediante a escrita Objective-C, sua antecessor.

Já que também é uma das linguagens mais usadas no mundo, há uma grande quantidade de bibliotecas ao alcance da mão do usuário. Elemento de grande valor para os novos programadores, já que existe uma grande comunidade para resolver dúvidas.

Scala

Scala é uma linguagem de programação orientada a objetos que, devido a sua forte tipagem, dá suporte a um tipo de programação mais funcional. Uma das características mais primordiais desta linguagem é que, como o nome indica, é escalável. Deixa nas mãos do programador o estilo de desenvolvimento, seja programação lógica, funcional ou orientada a objetos.

É um tipo de linguagem facilmente integrável e com bibliotecas de Java, já que é executada sobre uma máquina virtual da segunda.

Existem diferentes linguagens de programação, cada uma delas aplicáveis aos diferentes frameworks do sistema que você irá utilizar ou funcionalidade de plataforma. Estes são algumas das linguagens e tendências que mais força terá em 2018.