Trabalhar para o mesmo cliente ou para clientes diferentes?

Trabalhar para o mesmo cliente ou para clientes diferentes?

Como freelancer, uma das questões fundamentais para definir seu modo de trabalho tem a ver com como você distribui seu tempo. Se você é uma pessoa estratégica, poderá usufruir da liberdade de escolher quando, quanto, como y com quem quer trabalhar.

Muitas vezes, ser freelancer significa poder organizar sua rotina de trabalho para adaptar suas tarefas ao estilo de vida de um profissional independente.

Si você pretende fazer escolhas viáveis e sustentáveis, é fundamental observar todas as arestas que aparecem no momento de se comprometer com os projetos dos clientes, para conseguir escolher a proposta que melhor se encaixa com sua situação particular.

Você já deve ter observado que, trabalhando na plataforma Workana, existem diversas chances de aplicar suas habilidades e desenvolver seus talentos, já que diariamente são publicadas várias oportunidades de trabalho. Porém, você também deve ter notado que é indispensável organizar muito bem seus horários para cumprir satisfatoriamente com as entregas.

Sem mais rodeios, analisemos o que é melhor: dedicar oito horas diárias para trabalhar com apenas um cliente, ou acumular a maior quantidade de projetos, aos quais você terá que dedicar menos tempo.

Cliente exclusivo 8 horas por dia

Primeiro, vamos nos concentrar nos benefícios de poder trabalhar sempre com o mesmo cliente:

1º – No dia a dia de trabalho, você poderá construir um vínculo profissional com seu cliente, conhecendo suas preferências e as necessidades objetivas de seu empreendimento.

2º – Você conseguirá processar e assimilar paulatinamente suas ideias. Quando se trabalha no sistema “dedicação exclusiva”, a tendência é focar na compreensão integral dos diferentes aspectos do projeto. Pelo contrário, costuma ser muito difícil entender “de cabo a rabo” todos os detalhes de cada projeto quando temos muitas responsabilidades com vários clientes.

3º – Ter um horário fixo de 8 horas diárias permite conservar um equilíbrio com as outras atividades da vida cotidiana.

4º – Em algumas etapas de nossa vida, pode ser uma ótima opção criar um ambiente adequado e conseguir a tão desejada estabilidade profissional.

Entretanto, essa modalidade de trabalho pode se tornar monótona e tediosa com o passar do tempo. Tudo depende de quanto você gosta do projeto e dos desafios que prefere ou não enfrentar.

A questão econômica é outro aspecto crucial a ser considerado. É importante que você se pergunte se esse trabalho, nessas condições, te proporciona a renda que você precisa para viver bem. Você consegue cobrir seus gastos com alimentação, moradia, saúde, serviços (e outros…) trabalhando sempre com um único cliente?

Você ainda não tem dúvidas sobre o importe necessário para desenvolver sua atividade econômica? Então, não deixe de utilizar a Calculadora Freela da Workana para se orientar.

Na Workana, você poderá encontrar milhares de empreendedores que precisam contratar freelancers para seus projetos por hora.

Trabalhar para vários clientes

Quando você decide trabalhar para vários clientes, sua primeira missão será estabelecer como fará para cumprir com diferentes entregas. Você deverá avaliar quanto tempo será necessário dedicar a cada projeto, além de pensar se estes trabalhos apresentam alguma relação entre si para facilitar suas tarefas e permitir que você se especialize em alguma área.

Quais são os aspectos positivos de repartir seu tempo de trabalho entre diferentes projetos? Confira…

1º – Se você administrar bem seu tempo, poderá colaborar em projetos que te entusiasmem e provavelmente estas experiências te farão crescer e amadurecer como profissional. Trabalhar com várias pessoas é um grande e desafiante treinamento.  

2º – Geralmente, trabalhar desta forma te obriga a manter uma agenda bem organizada para poder cumprir com todos os compromissos assumidos.

Talvez, esta última modalidade de trabalho não seja a que melhor se encaixa com todos os freelancers, pois requer uma enorme disciplina para evitar o caos que pode surgir ao assumir responsabilidades em muitos projetos. Mas também não é uma missão impossível… De fato, muitos profissionais conseguem ter sucesso trabalhando desta forma.

É muito importante que você comece a pensar em qual será sua disponibilidade como profissional freela. Mas saiba que a Workana está pensada para te ajudar a administrar seu trabalho, seja colaborando com apenas um cliente ou com vários ao mesmo tempo; com dedicação exclusiva ou trabalhando esporadicamente.

Clicando aqui, você poderá encontrar ofertas de trabalho perfeitas para seu estilo de vida. Na Workana, existem milhares de empregadores esperando pela sua colaboração.