Trabalho Freelance: o caminho para estar mais perto dos filhos

Trabalho Freelance: o caminho para estar mais perto dos filhos

O trabalho freelance oferece muitos benefícios, especialmente para pais e mães que podem estar mais próximos dos seus filhos, acompanhar o seu crescimento e estar com eles todos os dias.

Trabalhar em casa é o sonho de milhares de pessoas. E graças a internet e a tantas outras ferramentas de trabalho, é cada vez mais possível. Além disso cada vez mais empresas buscam contratar freelancer para atender suas demandas.

trabalho-freelance-ser-maeE quando o assunto é um filho, e todos os aspectos e questões que envolvam a vida de uma criança, realmente nos faz perceber  que todo cuidado é pouco, uma vez que este é o maior tesouro que alguém pode ter.

Sou mãe de uma linda criança com quase 7 anos, a Catarina, e desde seu nascimento todas as minhas atenções voltaram para ela. Fiz diversas tentativas fracassadas de voltar ao mercado de trabalho após o período de ‘licença a maternidade’ mas encontrei no trabalho freelancer tudo o que eu precisava para seguir trabalhando, mantendo minha independência financeira conciliando os cuidados com minha pequena.

Além de estar mais perto de minha filha, trabalhando como freelancer posso ter vantagens como:

  • Um horário flexível.
  • Um ambiente agradável e confortável para trabalhar.
  • Participar de reuniões e conferências online, sem o stress de enfrentar trânsito, por exemplo.
  • Viajar com minha família e trabalhar desde qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Ser freelancer é ter mais qualidade de tempo com minha filha

trabalhar freelance - posso ficar mais perto da minha filhaAlém disso, aproveitamos esse tempo que passamos juntas com mais qualidade em nosso relacionamento, me permitindo ser amiga além de ser mãe. Podemos passear, brincar, assistir desenhos e filmes juntas…

Posso participar de sua vida escolar, ajudando com o tema de casa, ajudando a ler e escrever e comemorar com ela cada nova palavrinha lida ou escrita. É uma delícia vivenciar isso!

Ser mamãe freelancer e viajar com a famíliaEstar presente em apresentações que ela participa na escola, durante o ano, em datas comemorativas, apoiando e aplaudindo é algo que, eu e ela, curtimos muito também. E normalmente essas apresentações ocorrem durante a semana, em horário comercial, e enquanto eu estou lá vivendo este momento, muitas mães não puderam estar presentes ou precisaram ser ‘substituída’ por alguém de sua confiança.

A criança alimenta essa magia, de cantar para sua mãe, de ser vista pelos pais com amor e carinho, não podemos deixá-las perder esse encanto, não podemos nos privar desses momentos tão especiais para nossos filhotes.

Qual é a opinião das crianças que têm os seus pais por perto todos os dias?

E em relação a Catarina, o mais legal é o quanto ela reconhece que a qualidade do tempo que passamos juntas é fruto do meu trabalho como freelancer.

E com frequência ela me conta casos sobre os colegas e os pais que trabalham “fora” em um emprego formal, e sentem falta da presença (principalmente das mães) quando acordam ou na hora do almoço ou quando voltam da escola. Ela fala que os amiguinhos  precisam ficar com parentes ou alguma cuidadora até que os pais voltem para casa. E quando chegam estão cansados ou nervosos e não conseguem conversar com os filhos.

A realidade de muitas mães é a rotina cansativa do trabalho formal, muitas vezes isso faz com que a atenção dedicada à criança pareça menor do que realmente é. Eles percebem isso e conversam entre si.

Nossas crianças estão muito mais antenadas do que imaginamos, acompanham nossa rotina, como pais, com muito senso crítico e atenção.

A Catarina sabe, por exemplo, que estarei trabalhando no meu escritório, ao lado do quarto, quando ela acordar, que almoçaremos juntas e ajudarei ela a se arrumar para ir à escola, que estarei em casa quando ela retornar e principalmente, que a qualquer momento poderei dar atenção que ela merece e precisa.

Claro que esse entendimento precisou ser trabalhado com ela diariamente logo no início, e hoje podemos ter um equilíbrio entre o trabalho e a atenção.

O trabalho remoto permite que eu passe mais tempo com minha filha ajudando também a desenvolver, por exemplo, sua percepção de mundo ao redor e respeito pelas pessoas, algo que parece cada vez mais distante de alguns pais que possuem outras prioridades e acabam dedicando muito mais tempo aos problemas do que a formação de caráter da criança.

Como freelancer posso organizar meu tempo, respeitando minha rotina de trabalho ao mesmo tempo em que posso dedicar qualidade de tempo para estar perto de minha filha. Levar ela ao parque ou a praça durante a  semana, ao finalizar minhas tarefas mais cedo, por exemplo.

Isso faz com que eu trabalhe mais disposta e tranquila, sabendo que minha princesa está ao meu alcance, bem pertinho para eu abraçar, beijar, conversar ou curtir enquanto faço uma pausa para o café.

Na Workana você encontra clientes e projetos para trabalhar exercendo suas habilidades como freelancer e obtendo uma renda extra ou se dedicando 100% ao trabalho home office, tendo autonomia sobre seu tempo e principalmente investindo mais qualidade de tempo para estar com quem você mais ama!

Para começar a trabalhar de forma independente, veja os projetos publicados na Workana e candidate-se. Ou você também pode empreender: crie um projeto na Workana e contrate freelancers que te ajudem a desenvolvê-lo.

Carla Larrossa – freelancer Workaneira de Atenção ao Cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *