Trabalho remoto: obtenha incontáveis benefícios à sua vida

Trabalho remoto: obtenha incontáveis benefícios à sua vida

Entre os benefícios do trabalho remoto, eu adoro dispor do meu tempo, ter mais flexibilidade nos horários e, claro, de não lidar com as buzinas e engarrafamentos nos horários de pico.

Os millennials certamente me entenderão: não queremos estar 9 horas dentro de um escritório cumprindo um horário. Queremos cumprir objetivos com a liberdade que esta era requer. E, muitas vezes esta mesma liberdade é encurtada por distrações diárias que, obviamente, em um escritório e sob o olhar de um chefe, diminuem consideravelmente.

Sempre sonhei com o dia em que eu iria acordar e o meu trabalho consistiria apenas do meu computador e eu. Quando esse dia chegou, automaticamente me perguntei:  de que forma eu posso alcançar os meus objetivos e não perder o foco durante a jornada de trabalho?

A princípio, foi mais complexo do que eu imaginava. O trabalho remoto estava longe de ser como a ideia que eu tinha sobre ele. Comecei a me encontrar em uma série de situações que necessariamente me exigiam maior atenção, otimização de resultados e, sobretudo, tempo. Inclusive, em um primeiro momento, o fato de passar horas em frente ao computador não significou que os meus resultados fossem os esperados: em algumas ocasiões, perdi tempo produtivo com distrações como redes sociais ou blogs de diferentes temas. Para isso, pode ser útil contratar um assistente virtual que te ajude com tarefas administrativas.

Então, encontrei a base para alcançar a eficiência no trabalho remoto (otimizando recursos e tempo para cumprir os meus objetivos), e eu quero compartilhá-la com quem está começando a trabalhar de forma remota: Crie um espaço de trabalho confortável e que te ajude a se concentrar.

Eu, por exemplo, inclui plantas e fotos com frases motivadoras em meu escritório de trabalho. Ter uma cadeira confortável é fundamental, assim como um bom sistema de iluminação.

Estabeleça um cronograma diário com horários para não se dispersar durante o trabalho: Se você está trabalhando em diferentes projetos entenderá o que estou dizendo. Determinar o tempo que você dedicará por dia a cada um deles é indispensável para que consiga se organizar com as entregas.

Crie novas rotinas fora do trabalho: você não tem mais desculpa. Poderá fazer este curso para aprender a cozinhar, que até então não fez porque não tinha tempo, ou ir à academia, e até participar de um workshop, como você vem planejando há meses e ainda não conseguiu. É importante que os seus dias estejam ordenados e, se possível, que realize as mesmas atividades nos mesmos horários.

Aprenda a diferenciar o urgente do importante. É provável que, para este ponto, o fato de ter um cronograma do seu dia te ajude. Deste modo, você poderá determinar quais são as tarefas que deve realizar primeiro e quais podem esperar um pouco mais.

Determine um tempo “freemind”. Por exemplo, na minha rotina eu estabeleci que a cada 1 hora de trabalho, terei 5 minutos para fazer exercícios de respiração e/ou estiramento. Além disso, você deve estipular um horário para o almoço e o jantar. Não deixe de cumprir os horários das refeições de forma alguma.

Busque lugares de trabalho alternativos. Um dia por semana você poderia trabalhar em um café com vista para um rio, ou outro lugar que te inspire.

Lembre-se diariamente o porquê de você fazer o que faz, e agradeça. Parece não ser importante, mas lembrar o motivo pelo qual optamos por esta modalidade de trabalho (e de vida) e estarmos agradecidos por ela gera satisfação dentro de nós, um motor excelente para todos os dias.

Você já sabe que ser dono do seu tempo não tem preço e traz consigo um milhão de benefícios. Você só deve se organizar e estar preparado para realizar os seus sonhos!

 

Constanza Parodi é Community Manager freelance, você pode ver o seu perfil aqui

Mergulhe no mundo do trabalho independente agora! Veja os projetos publicados e candidate-se.

Para começar a criar o seu negócio, você precisa da ajuda dos melhores experts. Conheça-os aqui! Você só precisa criar um projeto na Workana e poderá contratá-los pelo tempo que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *