Trabalho Remoto: Você sabe trabalhar em projetos por horas?

Trabalho Remoto: Você sabe trabalhar em projetos por horas?

Como freelancer e prestadora de serviços na internet, há um ponto que acredito ser indispensável: saber administrar como vamos realizar o nosso trabalho remoto.

Do que estou falando? Fundamentalmente, da mudança de modalidade que implica ser “o nosso próprio chefe” e que o escritório seja, na maioria dos casos, o mesmo lugar onde vivemos. Os horários já não são os mesmos do resto das pessoas que trabalham em relação de dependência nem as jornadas de trabalho têm a mesma duração.

Hoje, o trabalho remoto por horas tem grandes PRÓS, tanto para os que trabalham quanto para os que contratam, já que permite que o freelancer se desempenhe em suas áreas de expertise e que as empresas possam conseguir profissionais que não necessariamente precisem trabalhar em tempo integral, com um contrato permanente.

Desde o ponto de vista dos que contratam, contratar por horas permite tornar mais eficiente o orçamento direcionado a Recursos Humanos. Quem contrata profissionais especializados economiza custos de capacitação; depois, durante a execução do projeto, os prazos se tornam mais curtos; e finalmente, ao concluí-lo, extingui-se a relação, mas sempre com a opção de retomá-la para trabalhos futuros.

Por sua vez, permite que certa população apta para desempenhar o seu trabalho consiga fazê-lo sem abrir mão, por exemplo, de uma carreira universitária, na qual as vezes é necessário assistir aulas em horários que não são compatíveis com o horário comercial dos escritórios, ou uma maternidade recente que implica muitas horas de cuidados e dedicação, ou a possibilidade de obter uma renda extra enquanto ainda possui um trabalho fixo.

Se, ao contrário, foco na ótica do freelancer, acredito que existe uma “fórmula”:

Aprender a gerenciar o triângulo TRABALHO REMOTO+ VIDA PESSOAL + ESPAÇO é uma das chaves de um freelancer bem sucedido.

Por que eu acredito nisso? O fato de saber que o trabalho flexível também deve ter certas pautas que o guiem será o que nos ajudará a alcançar o tão ansiado equilíbrio que implica trabalhar para viver com o plus de estar fazendo o que realmente gostamos e sem deixar de aproveitar a vida.

Na minha experiência recente, o fato de trabalhar por horas é muito benéfico e produtivo sempre que levarmos em conta algumas regras.

Dicas para trabalhar em projetos por horas

Planejamento

Posso determinar quantas horas por dia me dedicarei à minha atividade. Montar uma agenda onde tenhamos dois ou três bullets importantes por dia nos dará uma ordem de desempenho, qualidade em nosso trabalho e clientes satisfeitos.

Saber quanto tempo leva a realização de cada atividade também me ajude a administrar ordenadamente os projetos de mais de um cliente sem me sobrecarregar de tarefas e nem cometer erros. Veja como você pode aproveitar o seu tempo ao máximo.

Intervalos e relaxamento

Todo trabalho eficiente precisa de concentração. Como sabemos que este não dura para sempre, o ideal é planejar alguns breaks durante a nossa jornada de trabalho, alguns mais ativos, incluindo uma caminhada, por exemplo, ou rotinas de alongamento, e outros talvez um pouco mais passivos, como preparar um café, conversar com um amigo por telefone ou simplesmente aproveitar um momento para se deitar na cama e relaxar.

O importante é que os nossos dias tenham o equilíbrio correto entre responsabilidade e compromisso versus descanso e motivação.

Orçamentos

Finalmente, nem todo o nosso tempo de trabalho será exclusivamente para desenvolvimento de projetos; uma parte deverá ser destinada a fazer propostas e criar orçamentos para clientes em potencial que nos trarão um fluxo de trabalho. É importante destinar um horário no dia ou durante a semana para esta tarefa em especial, mas lembrando que esta parte também merece dedicação e atenção para poder transmitir em nossa proposta tudo o que queremos que o cliente saiba sobre o nosso interesse, nossa capacidade, e dos excelentes resultados que pode obter se nos contratar.

Resumindo, trabalhar por horas nos oferece inúmeros benefícios com maior e menor valor de acordo com as expectativas e desejos de cada caso em particular, mas só será rentável se somos capazes de planejar pautas úteis que sejam capazes de nos ajudar a alcançar as nossas metas, e que esta atividade se converta em um motor que nos motiva todos os dias.

Andre Ceridono – Partner da Workana, positiva e inquieta de nascimento, contadora pública, professora de aeróbica e freelancer feliz, nesta ordem.

Anime-se a começar o seu empreendimento criando um projeto na Workana, seja com a ajuda de outros freelancers experts em diferentes áreas ou também lançando-se como profissional independente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *