Últimas tendências em Tipografia para destacar o seu site

A Tipografia é parte integrante de uma marca e da sua comunicação. Tão importante quanto o layout, símbolos e ícones usados nas grandes empresas.

A Tipografia também tem um papel fundamental na identificação do cliente com a marca. Tanto é que multinacionais como a Coca-Cola, a Nike e o Google têm fontes próprias que são utilizadas em todos os veículos de comunicação e em suas campanhas, no Brasil e no mundo. Por isso, podemos assegurar que essa área está em constante expansão e sempre haverá clientes interessados em contratar profissionais que lidem com criatividade e bom desempenho com tipografia.

Além de expressar a escrita de uma marca, o trabalho também pode ser exclusivo, criada para marcos importantes como grandes eventos, a exemplo do que aconteceu com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que teve identidade visual e Tipografia únicos. Dê uma conferida em alguns exemplos de como a fonte ajuda na comunicação da essência da marca e na identificação dela junto aos consumidores:

Repare como a fonte Rio 2016 é única e conversa com a logo do evento. Ambas são fluidas, unidas e complementares.

A Coca-Cola sempre utiliza a mesma fonte em todas as suas comunicações, facilitando a sua identificação junto aos consumidores. Um detalhe: essa fonte é totalmente diferente da utilizada na marca, propositalmente, para criar um contraste e diferenciação, deixando a marca da empresa única e inconfundível.

O Google talvez seja o logotipo mais criativo e diferenciado que existe. Ele sempre inova utilizando a Tipografia, sua logo e elementos visuais para falar de marcos mundiais, datas especiais ou criar joguinhos interativos na página principal do seu site de buscas. Os chamados “Doodles” comemorativos são uma verdadeira atração do Google, que apesar de variar sempre, eles mantém a identidade visual da marca.

Como você pode ver, a Tipografia é uma área muito abrangente em design e com um amplo mercado! Para entender melhor as tendências em tipografia, separamos as principais para você conhecer a seguir. Confira!

Tendências da Tipografia para aplicar em sites

Como você já deve saber, o mercado do Design muda o tempo todo e junto com ele surgem novas tendências, modismos e metodologias a serem aplicados nos mais variados veículos, desde os impressos até os aplicativos.

Pensando em te ajudar a fornecer um trabalho ainda melhor para seu cliente, principalmente quando o assunto é criar um site atrativo, vamos listar abaixo alguns exemplos e tendências em Tipografia. Começando…

1) Tipografia cursiva

As fontes cursivas ou que imitam a escrita à mão estão em alta ultimamente, dominando os mais variados mercados, desde roupas até restaurantes gourmet.  

2) Tipografia minimalista

O famoso “menos é mais”também é uma das tendências quando o assunto é Tipografia. Simplicidade e design aliados a uma comunicação mais direta e marcante, que vai direto ao ponto, sem rodeios. Uma ótima pedida para aplicar no site do seu cliente.

3) Tipografia estilo “Line Art”

Como o nome já diz usa linhas e elementos geométricos para criar uma Tipografia única, criando um efeito artístico e moderno.

4) Tipografia pequena

Usar fontes pequenas e valorizar imagens é outra tendência para a aplicação de uma Tipografia atraente e criativa.

5) Tipografia grande e com negrito

Usar fontes grandes para dar um estilo diferente ou acompanhadas de negrito é outra tendência que está em alta no mundo do Design.

Escolha o melhor estilo e crie uma identidade única para os seus clientes

Agora que você já conhece algumas das tendências de Tipografia e já deu uma olhadinha em algumas inspirações, já sabe como fazer o estilo ideal para o projeto de seu cliente.

De acordo com as características da marca, o bom profissional de design vai saber o que sugerir para alcançar o que o cliente deseja.

Criar uma identidade visual única para sites, campanhas de marketing ou aplicativos vai com certeza trazer resultados muito positivos e lucros, e com certeza você, designer, vai ganhar em experiência; além de fidelizar muitos clientes! 🙂

Acesse agora a Workana e comece a aplicar estas dicas de tipografia nos projetos dos seus novos clientes!

Redatora no blog da Workana

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado