Como usar Machine Learning sem morrer tentando

Como usar Machine Learning sem morrer tentando

Bot, push, notificação…com certeza você já ouviu falar sobre isso. Que a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas não há o que discutir. Seja para nos ajudar a organizar tarefas, para agilizar o atendimento a clientes ou para abrir novas oportunidades de trabalho ela pode e deve ser sua aliada.

Tendo a inteligência virtual como uma das mais novas vertentes da tecnologia digital vamos falar sobre Machine Learning. Além de te explicar um pouco sobre esse conceito, aqui você ficará sabendo como usá-lo no seu dia a dia da forma mais simples possível. Chega de tentar e não conseguir usar esse recurso.

Aprendendo…

Antes de qualquer coisa vamos entender em alguns tópicos o que é o Machine Learning:

  • É uma área da ciência da computação que estuda como configurar computadores para tomarem decisões a partir de determinadas informações que eles recebem;
  • Os algoritmos usados para essas configurações fazem com que eles possam aprender, organizar informações e tomar decisões sozinhos, sem interferência humana;
  • É como se fosse uma escola, o computador é “ensinado” sobre as regras básicas que ele precisa seguir e com base nelas desenvolve seu aprendizado.

Machine Learning

Na prática, sabe aquelas notificações sobre sua série favorita ou aquela sugestão de playlist que magicamente aparece no seu aplicativo? E os carros que estacionam e ligam sozinhos? Esses são casos onde o Machine Learning foi aplicado. O “computador” aprendeu do que você gosta e te oferece informação com base nesse aprendizado ou foi ensinado sobre um determinado comportamento e o reproduz. Caso você queira se aprofundar no tema, a Udacity oferece um curso online e gratuito sobre o Machine Learning. Nele você poderá aprender mais a fundo a usar, configurar e aplicar essa tecnologia.

Aplicando…

Agora que você já deu o primeiro passo para conhecer o Machine Learning está na hora de saber como usá-lo no seu dia a dia como freelancer.

Conheça os seus clientes

Se você não é da área de tecnologia existem softwares que podem te ajudar na coleta de dados e informações sobre os seus clientes. Seja através das redes sociais ou por cadastros e compras realizadas online, por exemplo, é possível automatizar a busca de características comportamentais dos seus clientes. Dessa forma, você sabe o que eles buscam, querem e efetivamente compram.

Crie uma base de dados

O Machine Learning também pode ser uma excelente forma de criar uma base de dados automatizada e dinâmica. Imagina, poder acompanhar em tempo real o comportamento dos seus clientes, suas vendas ou até as vendas de seus afiliados? Com informações em tempo real você pode tomar decisões mais estratégicas e também se defender em momentos de crise.

Ganhe tempo

O Machine Learning é uma ótima forma de ganhar tempo. Ao deixar o computador trabalhando por você é possível usar esse tempo para desenvolver outras atividades e até faturar mais. Quem trabalha, por exemplo, com criação de aplicativos e configuração html pode usar o recurso a seu favor para fazer configurações básicas automaticamente sem necessidade da sua participação em todas as etapas.

Machine Learning

Traga mais satisfação aos seus clientes

Quanto mais automatizado, rápido e de qualidade for o seu trabalho, maior a chance de satisfazer os seus clientes, assim como a sua capacidade de atendimento. Clientes mais satisfeitos, projetos mais eficazes e mais rápidos trazem mais lucro também.

Mantenha seus dados seguros

Outra função muito importante dos recursos do Machine Learning é a segurança de dados. Hoje é possível ter algoritmos que autodestroem informações, caso eles sejam acessados por pessoas maliciosas e ainda criar diversas formas de proteção e bloqueio para o seu banco de dados.

Treinamento e aprimoramento profissional

O Machine Learning também pode ser usado para criar cursos online e para ferramentas de ensino à distância. Você pode criar seus próprios cursos, com informações atualizadas para os alunos automaticamente, e distribuir seu conhecimento por aí.

Agora é sua vez

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa tecnologia e como usá-la em algumas atividades diárias que tal se aprofundar no tema? Além do curso da Udacity que indicamos, existe uma série de plataformas online e gratuitas que você pode usar para isso, como o TensorFlow da Google e os cursos da EDX.

Bom aprendizado e a gente se vê em breve!