5 dicas de especialistas para criar um logo perfeito para o seu empreendimento

O logotipo é um dos primeiros temas que deve ser levado em consideração para iniciar o seu negócio com o pé direito. Hoje te daremos as principais dicas para que você saiba em quais pontos focar no momento de criá-lo.

Em sua vida, você já viu milhares de logos! Alguns te encantaram, outros nem te interessaram, mas agora que você tem o seu negócio, começa a perceber que se trata de um tema importante.

O logotipo é um dos pontos em que se deve prestar mais atenção em um negócio. É o primeiro contato visual que os clientes têm com a marca, por isso, se está bem desenhado, emana confiança. E, se gera confiança, os clientes estarão mais dispostos a comprar seus produtos e serviços.    

O seu logotipo deve ter uma aparência profissional, pois sejamos honestos, caso pareça que foi desenhado no Paint ou no Microsoft Word, quem o ver irá duvidar da seriedade do seu negócio.

Se você já está no processo de criá-lo, deve ter notado que precisará tomar uma decisão muito importante, e também deve ter percebido que é muito mais complicado do que parecia à primeira vista.

Para te ajudar a conquistar com êxito a primeira peça da identidade visual da sua empresa, iremos te dar 5 dicas de especialistas para criar um logotipo perfeito.

Um que faça com que todo o mundo te conheça, para que o seu negócio possa crescer tanto quanto você sonhou. Mas, antes de chegar neste ponto, é fundamental que você tenha bem claro…

As principais razões pela qual seu negócio precisa de um logotipo profissional

Isto será breve, mas é muito importante comentar. As principais razões pelas quais você precisa ter um bom logotipo (se deseja que seu empreendimento cresça) são:

  • Aos olhos do consumidor – se o seu negócio tem um logo, passará uma imagem mais séria, confiável e profissional do que se não o tiver.
  • O logo gera uma primeira imagem mental de seu empreendimento. Isso quer dizer que, quando as pessoas o verem, já terão uma ideia de seus produtos ou serviços com base no que percebem no logo.
  • O logotipo diz aos clientes quem você é. Todos os negócios são diferentes, portanto, precisa se diferenciar da concorrência e parecer melhor que eles.
  • O logo ajuda as pessoas a se lembrem do seu negócio.

O ditado diz: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. E no caso do logotipo, esta imagem pode te ajudar a vender mais e ter a empresa com a qual sempre sonhou.

Devido a importância que tem, não deveria defini-lo às pressas, se quer que seu negócio cresça. Por este motivo, a seguir vamos te dar nossas 5 dicas de especialistas para criar um logotipo que te ajude a se estabelecer e vender mais.

5 dicas de especialistas para criar um logo perfeito para o seu negócio

Seguir com um empreendimento demanda muito tempo e energia, e por isso mesmo, as decisões tomadas devem ser as mais acertadas, para que não dê passos errados e possa avançar com segurança.

Se seguir estas 5 dicas de especialistas você vai criar e ter em muito pouco tempo um logo profissional, que te dará uma identidade visual definida e te ajudará, desde do primeiro minuto, a gerar uma relação estável e duradoura com seus clientes.

1 – Ser claro e efetivo

Em primeiro lugar, você deve ter certeza de que seu logo é claro e fácil de interpretar à primeira vista. A ideia do logo é que deixe claro de maneira rápida quem você é e o que faz, e que também deixe uma imagem positiva do seu negócio.

Caso seja uma grande empresa que gaste milhões, pode se dar ao luxo de ter um logo complexo de entender e que necessite de campanhas publicitárias para explicá-lo. Mas, quando se tem um negócio que acaba de começar, o tempo vale ouro, portanto deve deixar claro o que a empresa faz em questão de segundos.  

No caso da Workana, escolhemos um logo que é um círculo de diferentes cores, refletindo que entre todos podemos fazer mais e obter melhores resultados. Nosso slogan “Em que está trabalhando” deixa claro que queremos ser parte da revolução trabalhista que está ocorrendo no mundo e dar mais oportunidades a todos aqueles que querem trabalhar freelance, gerenciando seu tempo.

2 – Escolha uma tipografia adequada

Além da imagem, que é muito importante, não se pode descuidar da tipografia utilizada. Enfatizamos este ponto, porque muitos empreendedores cometem o erro de prestar muita atenção à imagem e deixam de lado a tipografia.

Acredite ou não, o tipo de letra utilizada diz muito sobre a sua marca, sobre os produtos ou serviços que vende… se são um empreendimento clássico, se estão destinados a jovens ou adultos, se são minimalistas ou futuristas, se possuem raízes em outros países ou são locais.

São muitos fatores para se levar em conta. O importante é que você saiba que a tipografia deve estar em harmonia com o seu empreendimento. Um designer freelance profissional pode te ajudar a escolher a tipografia adequada. Você pode contratá-los na Workana com um clique aqui.

3 – Escolha a cor de maneira consciente.

As cores dizem muito, uma vez que são percebidos de uma outra maneira pela mente humana. Por exemplo, tons de azul oferecem segurança e calma, enquanto tons de vermelho transmitem energia, ação e paixão.

Também se deve considerar que, historicamente, temos certas cores que se relacionam com determinadas indústrias. Por exemplo, as marcas de ar condicionado normalmente usam combinações de tons de vermelho e azul para os seus logos.

Não escolha uma cor por acaso, ou só porque gosta. Pense que o logotipo é uma ferramenta de marketing e, como tal, tem funções comerciais concretas que irão ajudar a fazer com que o seu negócio cresça.

4 – Tenha em mente como o logo será usado

Antes de defini-lo, pense em todas as aplicações que seu logo terá: cartões de visita, site, banners, e-mails, veículos, uniformes… ele deve funcionar bem com todas elas. O logotipo deve poder ser percebido com clareza em todos os diferentes formatos e tamanhos em que poderá ser aplicado.

5 – Contrate um designer gráfico profissional

Sabendo que o logotipo é uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso de um empreendimento, convém a você contratar um designer gráfico profissional que possa te entregar exatamente aquilo que precisa.

No que diz respeito a criação, recomendamos que você contrate um designer gráfico freelance antes de ir a uma agência. Os designers gráficos freelance trabalham de maneira mais rápida do que os de agência, além de te oferecer um atendimento personalizado, sem intermediários e com preços mais acessíveis, apresentando uma trabalho igual ou até melhor.

Para encontrar um designer gráfico freelance acesse a Workana: um espaço que conecta profissionais freelance com empreendedores que precisam realizar trabalhos pontuais.  

A Workana funciona assim: crie uma conta e publique seu projeto explicando como precisa que seja seu logo, e em seguida nossos designers freelance vão entrar em contato e enviar propostas.

Você pode conversar com eles, fazer todas as perguntas que quiser e escolher o que mais lhe convém. Uma vez que vocês entrem em um acordo, o designer gráfico realizará o trabalho, entregará a você, e o pagamento será efetuado apenas quando estiver satisfeito com o trabalho realizado.  

Você pode experimentar a Workana hoje mesmo, o uso da plataforma é grátis. Para criar seu projeto e explicar como precisa que seja o seu logo, clique aqui.

Lembre-se que, quanto melhor explicar o que precisa, mais chances terá de receber propostas mais eficazes dos designers freelance.  

Nesta imagem temos um exemplo de como pedir um logo para que você já se familiarize com a Workana.

Ter um bom logo é fundamental para lançar um empreendimento de sucesso. Com estas 5 dicas de especialistas que acabamos de te dar, você está mais perto de criar um logo perfeito.

Te desejamos muita sorte com seu logo! Pode nos escrever e mandar os logos que os designers gráficos freelance da Workana fizeram para você. Vamos adorar ver os resultados!

 

Obrigado!
Luis

 

P.S Clique aqui e publique seu projeto de logotipo na Workana, os melhores freelancers do continente estão disponíveis para te ajudar.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado