Procurando um Freelancer? Cinco dicas para contratar a pessoa ideal

Procurando um Freelancer? Cinco dicas para contratar a pessoa ideal

Cada vez mais empreendedores estão descobrindo as inúmeras vantagens de trabalhar com freelancers.

A principal delas é a economia de tempo e dinheiro, mas não apenas isso: a possibilidade de poder trabalhar com um expert em sua área é muito maior quando se contrata um freela do que quando a contração é fixa.

Quando se trata de trabalho remoto, você pode contar com a colaboração de um profissional que mora em outra cidade ou estado, ou mesmo em outro país. Na Workana, por exemplo, você encontra profissionais de toda a América Latina. Legal, né? O mesmo não aconteceria se ele tivesse de se deslocar até sua sede para realizar o trabalho. Além dos custos para manter tudo isso, a burocracia é muito grande!

Já conhece a plataforma da Workana? Clique aqui para contratar o melhor profissional para o seu projeto!

Mas muita gente ainda tem dúvidas de como trabalhar com freelancers de forma efetiva e que valha a pena. Por isso, separamos abaixo cinco ótimas dicas para manter a parceria do seu negócio com um profissional freelancer um verdadeiro sucesso.

1. Publicação de Projeto: informações iniciais

Fornecer o máximo de informações preliminares – ou seja, antes mesmo que vocês comecem a trabalhar em sua parceria – é o primeiro passo para uma colaboração bem-sucedida. Muitos clientes mantêm certos detalhes do projeto em segredo e revelam informações importantes e necessárias somente depois de fecharem com o profissional. Isso faz com que eles fiquem mais propensos a contratar profissionais inexperientes. Ou mesmo que contratem a pessoa ideal, a falta de informações pode atrapalhar o bom andamento do projeto, fazendo com que os prazos de entrega fiquem comprometidos.

Para garantir que você contratará o freelancer certo para seu projeto, certifique-se de fornecer todas as informações prévias necessárias. E tenha em vista que você, sendo o cliente, deverá ter as respostas para todas as perguntas que os freelancers possam lhe fazer. Os bons profissionais sempre procuram entender melhor suas necessidades de negócios, qual será o seu papel no projeto, seus requisitos e cronograma, para lhe dar cotação e prazo justos.

2. Espaço e Liberdade

Ao contratar um freelancer, tenha em vista que você precisará dar a ele o espaço necessário para o trabalho. Com um colaborador que não está “perto” de você, é normal que você fique apreensivo se esta for sua primeira contratação. No entanto, lembre-se que a liberdade é o veículo para o sucesso do seu projeto.

Se após a comunicação inicial e ajustes de valores e cronogramas, você se decidiu por um certo profissional e o contratou para seu projeto, agora é hora de deixá-lo conduzir sua parte no trabalho.

Na Workana, a comunicação entre cliente e profissional se dá em ambiente totalmente seguro, e você poderá controlar de forma eficaz os relatórios de horas de trabalho e entregas e o progresso do trabalho. Dúvidas, críticas e comentários também podem ser feitas via plataforma.

Clique aqui e publique seu projeto agora na Workana!

Lembre-se que você recrutou aquele profissional por causa de suas habilidades e experiência. Deixe-o fazer seu trabalho para que possa completar o projeto a tempo, dentro do orçamento e com a qualidade acordada.

3. Feedbacks são (sempre) importantes!

Muitos clientes, ao contratar um freelancer, se esquecem que eles também precisam de feedback. Como um cliente, é seu “trabalho” dar feedback e responder perguntas em andamento, não importa se o trabalho do profissional seja escrever um texto curto ou mesmo projetar o logotipo da sua marca.

Se você não fornecer feedback quando necessário, seus freelancers ficarão em dúvida se estão trabalhando na direção certa. O bom profissional quer sempre produzir um ótimo trabalho, porque sabe o quanto isso é importante. E essa preocupação é ainda maior para o profissional freela, que sabe o quanto seu sucesso e renda dependem de seu bom desempenho.

E tem mais: a falta de feedback ou até mesmo atrasando isso leva a atrasos em seu projeto também. Além disso, demonstra falta de consideração aos esforços e ao tempo de seu freelancer.
A qualidade dos seus comentários também é importante. Evite os comentários como “não sei qual é o problema, mas não gosto disso; faça de novo!”. Esse feedback não dá nenhuma informação ao seu freelancer, nem o ajuda na direção certa. No decorrer de discussões com o freelancer, em conjunto, você pode até chegar a uma decisão de como algo deve ser alterado para se adequar à sua cultura e necessidades da empresa.

4. Bom compromisso com o freelancer

Ao trabalhar com freelancers, é fundamental manter o foco, cumprindo a sua palavra e os termos acordados entre vocês. Alguns clientes às vezes esperam mais do que o que foi acertado, mas lembre-se que isso não é correto.

Por exemplo: ao contratar um escritor freelancer para escrever um artigo de 500 palavras por determinado valor, com 2 pedidos de edição incluídos no preço, não espere que ele escreva 2 artigos pela mesma quantia somente porque você não teve nenhum pedido de edição no primeiro.

A boa comunicação é sempre a palavra-chave num bom relacionamento entre seu negócio e o freelancer, portanto seja transparente e siga o combinado entre vocês.

5. A Workana é o melhor caminho!

Na plataforma da Workana você encontra o ambiente ideal para a contratação de profissionais freelancers realmente dispostos a trabalhar em sua ideia. Além da facilidade de comunicação com os profissionais em canal seguro, você também pode optar entre diversas propostas de candidatos experientes em suas áreas e escolher entre as várias formas de pagamento disponíveis, como cartão de crédito ou boleto bancário.

Para se sentir seguro, você pode checar o perfil do profissional, suas experiências anteriores e também as classificações e comentários deixados por ex-clientes. Tudo isso deixa o processo de contratação muito mais fácil e eficiente.

Você também pode optar por contratar um pacote de serviços na Workana Store, em que os profissionais oferecem pacotes prontos de forma rápida, descrevendo o que está incluso no projeto e o prazo para a entrega do serviço.

Viu só? A Workana é a plataforma ideal para unir sua ideia ao profissional perfeito pra ela. Publique seu projeto agora na Workana e escolha entre os diversos profissionais disponíveis a melhor proposta para o que você espera! Clique aqui.