8 segredos para ter um blog de sucesso

Iniciar um negócio é algo desafiador, especialmente quando você pensa em tudo o que precisa fazer no início para que seu plano saia do papel. E uma tarefa super importante quando falamos em deixar sua marca na internet é blogar!

Um blog comercial passa confiança e fideliza visitantes. Isso lhe dá credibilidade e autoridade, mostrando que você é um especialista em seu nicho, podendo influenciar até mesmo as decisões de compra do consumidor.

Você já deve ter reparado, por exemplo, que grandes lojas de roupas e calçados possuem seus próprios blogs que informam sobre tendências de moda. Ou empresas de tecnologia cujos blogs dão ótimas dicas para quem ama inovação e internet. Saber levar até seu cliente informações úteis em formatos de posts de blog é um jeito interessante de se aproximar dele.

Para entender melhor como fazer isso de forma eficiente, confira a seguir oito elementos para ter um blog de sucesso!

1. Foque na boa experiência do usuário

A experiência do usuário é importante no reino dos blogs. Facilite o máximo possível, para informar a seus clientes o que eles estão procurando de forma rápida. Ele precisa se sentir acolhido e conectado de verdade com o blog de sua marca, de maneira que queira conhecer os outros posts.

Também vale a pena lembrar que um blog precisa ser clean, com um caminho de navegação claro e preciso, para que seus visitantes consigam encontrar o que desejam em no máximo três cliques.

Além disso, certifique-se de que o design é compatível com dispositivos móveis, já que mais de metade das visitas de todos os sites provêm de um dispositivo móvel.

Para isso, contrate um especialista na área de design.

blog

Na Workana, você pode escolher entre milhares de profissionais diferentes, capazes de fazer o design do seu site ficar perfeito para otimizar a experiência do seu visitante.

2. O conteúdo precisa ser nota 10!

Conteúdo de alta qualidade é primordial para um bom blog. Mantenha as técnicas de escrita – e a gramática! – sempre em dia. Além disso, seu post precisa oferecer uma perspectiva única e ligada à sua área de atuação. As informações precisam ser relevantes e reais, para que seu visitante volte mais vezes e queira comprar seu produto.

Qualidade e quantidade também são complementares em blogs. O guru do marketing Neil Patel descobriu que a maioria dos dez melhores resultados de pesquisa do Google para qualquer consulta tem pelo menos 2.000 palavras. Ele também determinou que posts longos que excedam 1.500 palavras possuem mais envolvimento em redes sociais e links em outros sites.

São esses números que auxiliam no alcance orgânico dos posts de seu blog. Mas é bem provável que você não tenha expertise ou mesmo as habilidades essenciais de um redator para produzir esse tipo de conteúdo.

É aí que entra o profissional freela capaz de te auxiliar nessa empreitada. Na Workana você contrata um expert em redação para a web, que conhece as técnicas essenciais de SEO e sabe produzir os textos de acordo com a clientela que você deseja atrair.

blog

Acesse agora mesmo a plataforma da Workana para contratar um especialista em conteúdo! É fácil e seguro!

3. O título perfeito

Seu blog vai alcançar o sucesso e aumentar consideravelmente seu tráfego se os seus posts tiverem títulos realmente chamativos e instigantes.

Só para você ter uma ideia, oito em cada dez pessoas clicam para ler um conteúdo se o título o interessar de verdade.

Essa tarefa também é uma parte importante que o profissional de conteúdo poderá produzir para seu blog.

4. Menos é mais

Parece uma ideia batida, mas a realidade é essa. Os parágrafos precisam ser curtos, fáceis de ler, conter tópicos e marcadores; além de títulos e subtítulos para organizar as informações. Imagens também são importantes, por isso sempre capriche na resolução delas.

No entanto, evite parágrafos muito longos ou muitas informações em pouco texto. Saiba dosar para que seus textos sejam simples e atrativos. Assim, seu leitor vai querer consumir outros posts e se interessar por sua marca.

5. Não “suma”

Não há regras definidas quando se trata de frequência de publicação, então apenas certifique-se de ter uma regularidade. Se você postar uma vez por semana ou uma vez por dia, tenha em mente que um cronograma de postagem consistente é essencial.

Se você quer ter uma ideia de números mais exatos, de acordo com a Hubspot, as marcas que publicam mais de 16 postagens mensais em seus blogs tiveram 3,5 vezes mais tráfego que as que publicaram de 0 a 4 posts.

É normal que você tenha de se dedicar a outras coisas, então lembre-se de manter um profissional de conteúdo responsável pelas postagens e pela frequência delas também.

Clique aqui e contrate agora mesmo os melhores profissionais freelancers especialistas em conteúdo.

6. Marque presença

A maioria dos visitantes não vai comprar nada em sua primeira visita. Isso é perfeitamente normal e até esperado. É necessária uma exposição repetida à sua marca para fazer com que as pessoas considerem comprar o produto ou serviço.

Além disso, divulgar e espalhar os posts do seu blog é mega importante. Disponibilize formulários para comentários e também botões de compartilhamentos em redes sociais para que mais gente conheça o seu produto.

Se o conteúdo do post for legal e interessante de verdade, é muito provável que, mesmo que seu visitante não compre nada à primeira vista, ele ao menos irá compartilhar aquela informação com outras pessoas.

7. Invista no trabalho freela

Para decolar, seu blog precisa de alguém especialista em SEO tomando conta da situação. Os elementos SEO otimizam suas postagens e são capazes de manter as informações do seu blog em primeiro lugar em se tratando de buscas.

Elementos de texto e imagem são apenas uma parcela do trabalho. Há diversos outros meios de fazer com que seus textos “brilhem” na internet.

Como dissemos anteriormente, na Workana você encontra o profissional ideal para realizar o trabalho de conteúdo e manutenção das postagens, sua frequência e também cuidará das redes sociais de sua marca.

Contratar um freela é um investimento seguro, rápido e econômico, já que você não precisará bancar taxas extras nem mergulhar em burocracias diversas.

8. Promova!

O trabalho não termina após a publicação. Pelo contrário: uma vez que seu post já esteja no ar, é hora de promovê-lo. É assim também que você vai promover sua marca online.

Publique o link nas redes sociais usando hashtags e imagens (thumbnails) atraentes. Envie por e-mail para seus assinantes e dê uma prévia do que ele lerá ao visitar seu blog, utilizando linguagem e fotos atrativas.

Lembre-se que promover bom conteúdo é a melhor maneira de aumentar o tráfego do seu blog e atrair clientes que realmente valem a pena.

blog

E conte com a plataforma da Workana para contratar os freelancers número 1 da América Latina e do mundo para te ajudar em seu projeto 😉

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado