5 dicas para administrar o seu negócio com eficiência

5 dicas para administrar o seu negócio com eficiência

Você administra seu pequeno negócio e está sempre muito ocupado? Todos os dias você acorda com muitos planos, mas se distrai rapidamente com outras tarefas que não estavam previstas? Quando o dia acaba, você sente que não conseguiu fazer nada daquilo que queria e os serviços não renderam como deveriam?

Administrar um negócio não é tarefa fácil e são vários os desafios encontrados no dia a dia de trabalho. Saiba que esta mesma situação acontece com diversos empreendedores de pequenas e médias empresas e isso impede o crescimento de muitas delas. Você pode estar ocupado demais “apagando incêndios” e não sobra tempo para pensar, planejar e elaborar estratégias a longo prazo. Pare e analise que você pode estar trabalhando para seu negócio em vez de trabalhar nele! Confira agora, cinco dicas para administrar o seu negócio com eficiência e longevidade.

1. Analise o desempenho do seu negócio

Da mesma forma como você vai ao médico regularmente para verificar como anda seu estado de saúde, também precisa fazer um “check-up” dos seus negócios.

Manter um negócio saudável não é uma missão simples. Sem gestão de qualidade e planejamento, sua empresa pode perder competitividade, diminuir as vendas e até mesmo acabar fechando. Para isso não acontecer, existem algumas recomendações básicas, como manter o seu plano de negócios em constante atualização e investir sempre em inovação dos processos e procedimentos.

Reserve um tempo na sua agenda, envolvendo a todos os membros da sua empresa (vendedores, equipe administrativa, clientes e família), assim você não será interrompido e manterá o foco no desenvolvimento em seu negócio.

Quer deixar a administração da sua empresa ainda mais eficiente? Isso pode ser possível se você utilizar a Plataforma da Workana, nela você encontra uma enorme variedade de profissionais capacitados disponíveis para te ajudar.

negócio

Clique aqui para começar a contratar freelancers na Workana!

2. Seja estratégico

Dedique esse tempo para criar ou revisar metas e objetivos. Por exemplo: A informação da sua empresa está registrada em papel? As suas metas são SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis e relevantes em um prazo determinado de tempo)? Já criou um plano de negócios? Se você ainda não tem essas ferramentas prontas, está na hora de começar a elaborá-las. E se você já tem tudo isso, então não se esqueça de atualizá-las continuamente para saber como as coisas estão indo ou, inclusive, corrigir eventuais erros. Afinal não basta fazer um bom plano. É necessário rever e atualizar sempre.

3. Planeje mais e melhor!

Tenha um calendário anual e liste os principais eventos que acontecerão nos próximos meses, alinhe-os aos seus planos comerciais e de Marketing, assim como seus respectivos prazos. Crie iniciativas como previsão de vendas, controle de estoque, pesquisas de satisfação dos clientes, saúde fiscal, análise competitiva e mão de obra. Em seguida, trabalhe de acordo com esses prazos, estabelecendo a prioridade das tarefas e tempo de execução de cada uma delas.

É com esse controle e planejamento que você vai comprar corretamente, definir metas, ter previsão de vendas e sentir se está faltando dinheiro no bolso.

 4. Transfira responsabilidades

Para algumas pessoas, delegar é algo simples. Mas para outras, principalmente as centralizadoras, fica difícil terceirizar até mesmo as tarefas mais triviais.

Para que tudo corra da melhor maneira possível em seu negócio, é preciso contar com o apoio de profissionais capacitados e engajados. Para isso, você pode terceirizar esse trabalho contratando profissionais que te ajudem no aprimoramento e desenvolvimento do seu negócio.  Isso vai fazer uma grande diferença no se dia a dia, ficará mais fácil delegar tarefas e otimizar o seu tempo.

Na Workana, você encontra profissionais de diversas àreas de atuação com grande know how e que podem te ajudar a desenvolver o seu negócio rapidamente. O processo é rápido e simples!

negócio

Você terá mais tempo para focar na parte estratégica do seu negócio e uma equipe trabalhando sob demanda (ou seja, você só paga quando precisar dos serviços). O que você está esperando? Clique aqui e comece já!

5. Seja realista

Nos pequenos negócios, é comum o dono se achar insubstituível, mas é importante saber que você não consegue fazer tudo sozinho!

Contrate profissionais na Workana com certificação e qualificação na área do seu negócio. O resultado virá mais rápido, mais barato e com mais qualidade. Por exemplo, você pode contratar um assistente virtual, um especialista em Marketing ou um profissional jurídico freelance para desempenhar diversas tarefas.

negócio

Uma equipe bem formada e qualificada faz toda a diferença na hora de saber como gerenciar uma empresa. Equipes qualificadas rendem mais que as não qualificadas e isto traz retorno financeiro para a empresa, bem como melhor ambiente de trabalho e produtividade individual e coletiva.

Dominar a arte de empreender, assim como a sua empresa, irá ajudá-lo a tomar as rédeas do seu negócio e conseguir progressos reais rumo ao crescimento.

Gostou das dicas? Comece a praticá-las hoje mesmo! Clique aqui e publique hoje mesmo o seu projeto na Workana 🙂