Aprenda a usar o Instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Aprenda a usar o Instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Se seu objetivo é crescer mais a cada minuto e atingir milhares de possíveis clientes, invista seus esforços no Instagram. Essa é a rede social do momento e vem causando furor entre os proprietários de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Pensando em te ensinar mais sobre essa ferramenta poderosa e te ajudar a alavancar seus negócios, vamos te ensinar aqui um passo a passo infalível de como usar o Instagram para realizar vendas pela internet. Se você acompanhar o artigo até o final e aprender com a gente, poderá começar a vender mais hoje mesmo. Vamos começar?

O que é o Instagram?

        Em sua definição, o Instagram é um aplicativo social onde você pode tirar fotos, aplicar efeitos e compartilhar momentos com os seus amigos e conhecidos. Porém, muito mais do que um app de publicação e compartilhamento de fotos, ele é uma poderosa ferramenta de vendas. Quer provas? Então confira esses números:

  • Recentemente, a rede social alcançou a marca de 2 milhões de anunciantes ativos e mais de 800 milhões de usuários;
  • Segundo o próprio Instagram, estima-se que mais de 80% dessas pessoas sigam um perfil de negócios na rede social;
  • Em agosto, por exemplo, foram mais de 180 milhões de pessoas visitando um site, enviando e-mail ou mensagem, ou ligando para uma empresa para ter mais informações sobre o negócio que conheceu pelo Instagram;
  • Ela é a segunda rede social mais acessada do Brasil;
  • O nível de engajamento do Instagram é o maior entre as mídias sociais, ultrapassando inclusive o Facebook. Isso quer dizer que as pessoas curtem, compartilham e interagem mais por esse aplicativo.

Esses dados reforçam a necessidade e importância da sua PME estar no Instagram. Principalmente depois do lançamento do Stories – que você conhecerá melhor mais à frente -, que fez com que a rede social visse seu número de usuários diários crescer mais de 200 milhões e começar a desbancar o Facebook como meio de fazer promoções e vendas online.

Começando o guia: princípios básicos

Antes de entrar no mundo dos negócios efetivamente, vamos te passar algumas informações básicas sobre o Instagram. Começando por…

Criar a conta

Para ter a sua conta no Instagram é preciso baixar o aplicativo e criar o seu perfil. Você poderá usar o mesmo do Facebook, caso prefira. É preciso criar um nome e inserir uma foto que identifique seu perfil. No caso de uma empresa ou projeto, procure usar o mesmo nome em todas as redes sociais e usar a sua logo para criar uma identidade visual.

Tipos de postagens

O Instagram aceita diversos tipos de postagem como uma foto única, uma galeria com várias imagens onde o usuário pode navegar e vídeos, além da live e do Stories. Todas funcionam bem para todos os tipos de empresa e em qualquer país. Você ainda poderá aplicar filtros e efeitos nas suas fotos e publicações e compartilhá-las em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Aprenda a usar o instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Aprenda a usar o instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Aprenda a usar o instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Hashtags

As hashtags (#) são fundamentais para o sucesso do seu negócio no Instagram. É por elas que os usuários navegam em busca de informações e postagens que sejam do seu interesse. Crie hashtags exclusivas para o seu negócio, com o nome da empresa, por exemplo, e use as que têm afinidade com a sua PME para alcançar as pessoas certas.

Elas funcionam como palavras-chave e tornam a sua publicação visível para todos os usuários e não apenas para os seus seguidores. Preze pela qualidade e não pela quantidade.

Stories

Esse é um dos lançamentos mais recentes do Instagram. A ferramenta permite publicar vídeos e fotos e mantê-los visíveis durante 24 horas em uma área especial do perfil, despertando a curiosidade para que o usuário entre todos os dias a fim de ver as novidades disponibilizadas. Você pode aplicar filtros, escrever alguma coisa, colocar adesivos e marcar a sua localização. Funciona de maneira parecida com o Snapchat, mas faz muito mais sucesso. É uma ótima forma de criar engajamento e incentivar o acesso ao perfil.

Um profissional expert em Redes Sociais para te ajudar a criar posts e Stories no Instagram para cativar os seus seguidores. Clique aqui e comece hoje mesmo a falar com profissionais!

Aplicativos auxiliares

Existe uma série de aplicativos auxiliares ao Instagram que podem ser usados para aprimorar as publicações, como o Layout, onde você pode usar mais de uma foto para criar uma composição e aplicar molduras e filtros. Além dele, os negócios têm usado muito o InstaSave para fazer o download de fotos e vídeos e poder compartilhá-los em outras redes e plataformas.

Passo a passo para usar o Instagram para o seu negócio

Agora que você já está por dentro do Instagram e de suas principais funcionalidades chegou a hora de saber como aplicá-lo para o seu negócio. Acompanha até o final, pois a história de sucesso e o crescimento do seu negócio começam a mudar hoje!

Criando uma conta comercial

Apenas quando a sua conta do Instagram vira comercial é que você passa a ter acesso a estatísticas e a possibilidade de promover o seu perfil, suas publicações e fazer promoções.

Para isso, é preciso, após criar sua conta, acessar a área de configurações e alternar para o perfil comercial. Você poderá vincular seu perfil à sua fanpage do Facebook, de forma que passe a compartilhar publicações entre as contas.

Ao criar o perfil comercial você também poderá inserir botões de acesso ao seu site, ligações e colocar o endereço do seu negócio. Na descrição ou bio da sua empresa, procure usar emojis e um texto bem interessante que mostre aos usuários ao que veio e o que faz, destacando seus diferenciais.

O botão de “Saiba mais”

Quando você vincula seu perfil com uma conta do Facebook e o transforma em comercial você pode inserir um botão de “Saiba mais” nos seus anúncios pagos. Nesse botão, você pode direcionar o cliente, por exemplo, para o seu E-commerce, blog ou site, fornecendo mais informações e auxiliando na decisão de compra.

Uma campanha de anúncios pode ser um grande investimento com pouco retorno se não for bem planejada. Um profissional de Marketing Online poderá te fazer economizar e ter grandes resultados! Clique aqui!

Aba “Informações” ou “Insights”

Conforme sua conta for ganhando seguidores, é fundamental que você acompanhe os dados disponíveis nessa aba. Nela você encontra, por exemplo, a quantidade total de seguidores, número de novos seguidores dentro de uma semana, faixa etária do seu público, gênero, idade e localização. Tudo isso são dados importantíssimos para que você faça seus anúncios e promoções, pois é o perfil de público que tem mostrado mais interesse pelo seu negócio.

O aplicativo InstaFollow

Disponível para Android e iOS, esse app gratuito fornece informações importantes sobre os seguidores do seu perfil no Instagram. Embora tenha apenas a versão em inglês, ele te mostra quem são os seus fãs, seguidores frequentes, quem te segue de volta no Instagram e quem deixou de te seguir.

Criando anúncios

Criar anúncios no Instagram é muito fácil. Mas, antes de começar você precisa cadastrar uma forma de pagamento para anunciar, que pode ser boleto, Pay Pal e cartão de crédito.

Se você já tiver uma conta criada no Gerenciador de Negócios do Facebook e tiver vinculado sua fanpage ao perfil do Instagram tudo acontecerá automaticamente, basta clicar no botão de “Promover” que fica logo abaixo da imagem da publicação ao clicar nela. Se não tiver, basta ir na área de configurações do seu perfil e em “Configurações do Negócio” para se cadastrar. Nessa mesma área você poderá controlar seus pagamentos.

Dica: antes de começar a criar anúncios, dedique tempo e esforços para descobrir quem exatamente é o seu cliente. De acordo com o seu perfil, você poderá direcionar melhor os anúncios. Um profissional de Marketing pode ajudar! É só clicar aqui e começar 🙂 

 

Dicas para colocar tudo isso em prática

Você já está por dentro dos principais pontos que precisa ficar atento quando o assunto é usar o Instagram para o sucesso do seu negócio. Mas, antes de nos despedirmos queremos deixar aqui algumas dicas para você colocar tudo isso em prática:

1) Capriche nas postagens

Muita gente pensa que para vender nas redes sociais é preciso divulgar preços e fazer promoções imperdíveis. Isso realmente faz parte do processo, mas no Instagram você precisa se preocupar com a qualidade das imagens dos seus produtos ou serviços. Elas venderão por si só. As pessoas “compram” com os olhos nesse app social. Dá uma conferida no exemplo abaixo, da L´Óreal Make Up e que você pode aplicar facilmente no seu negócio:

Aprenda a usar o instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Com esse tipo de imagem você já está passando várias informações para os seus consumidores e criando o desejo de comprar. A descrição também é muito importante, pois ao se interessar pela foto ou vídeo o consumidor poderá ter mais informações ali.

2) Conheça bem seu público-alvo

A melhor forma de criar postagens que atinjam em cheio o “coração” dos seus clientes é conhecê-los bem e saber o que eles precisam. Você sabe quais são seus hábitos? Quais são suas “dores”? O que procuram em PMEs como a sua? Todas essas perguntas são fundamentais para definir os conteúdos que serão postados. No início é normal sentir dificuldade quanto ao que focar nas suas postagens, mas usando as dicas que te passamos aqui e analisando as estatísticas que o Instagram oferece você poderá saber ao certo o que está trazendo sucesso para o seu negócio nessa rede social. Veja o exemplo abaixo, de um perfil especializado em dietas e emagrecimento:

Aprenda a usar o instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Ao definir seu público e saber com quem está falando fica mais fácil decidir como serão suas postagens. Nesse exemplo de dietas e emagrecimento, você pode mostrar os resultados dos seus clientes com fotos de antes e depois, divulgar dicas de receitas saudáveis, melhores alimentos, prática de exercícios, entre outros.

3) Tenha uma voz própria

Trabalhando bem as imagens e conhecendo bem o seu público falta agora você saber a maneira certa de falar com ele. A sua empresa precisa ter uma voz e uma personalidade própria no Instagram. Dessa forma é que você criará o seu diferencial. Para defini-la, além de conhecer bem o perfil dos seus seguidores é preciso saber a imagem que quer passar. É jovem? Descolada? Preocupada socialmente? Engajada? Confira o exemplo abaixo, da Coca-Cola Brasil, e veja como até nas imagens ela passa sua personalidade:

Aprenda a usar o instagram para conseguir novos clientes e aumentar o seu faturamento

Esse é um bom exemplo de como se conectar com as pessoas e criar empatia nelas. Você precisa se ver como o consumidor e adequar sua voz, personalidade e postagens a ele. Com isso, a venda é garantida!

Um freelancer poderá te ajudar a criar a personalidade da sua marca para interagir com os usuários nas redes sociais. Clique aqui e encontre o profissional ideal para te ajudar!

Agora é com você

Com base em tudo o que viu até aqui, temos a certeza de que você se convenceu da importância de o seu negócio estar no Instagram. É uma ferramenta simples, fácil de usar, que se aplica a qualquer setor e país e que não para de crescer. Se o seu objetivo é ampliar os seus negócios e conseguir novos clientes, comece hoje mesmo a aplicar o passo a passo que te ensinamos aqui.

Se precisar de ajuda para criar as suas artes e gerenciar o seu perfil ou fanpage, ou de um especialista para auxiliar na elaboração de suas estratégias de Marketing, conte com a Workana. Na plataforma, você encontra profissionais freelance de diversas áreas e especialidades que podem fazer tudo por você e para o sucesso do seu negócio.

Boa sorte!!