Como criar uma loja virtual para que atraia 50% mais clientes

Como criar uma loja virtual para que atraia 50% mais clientes

A internet e o comércio eletrônico estão crescendo a passos gigantes. É praticamente impossível imaginar uma marca que não tenha presença online porque é nesse ambiente que acontecem a maioria das negociações atuais; e é assim que a maioria de seus clientes vai buscar seus serviços.

Com esse avanço, no entanto, é preciso lembrar que não adianta apenas que exista uma loja virtual para seu negócio. Assim como no comércio físico, onde uma loja que não se adapta a mudanças ou não apresenta novidades é facilmente ultrapassada pela concorrência – maior, mais bonita, com mais promoções, etc. – na internet isso também acontece.

Você precisa criar uma loja virtual que trabalhe para você e que aumente seus lucros de forma efetiva. Ela precisa funcionar de uma forma que dê resultados, com um design realmente atrativo para seu consumidor. E é aí que você vai precisar mostrar todo o seu diferencial e profissionalismo.

Mesmo que sua empresa seja pequena ou ainda esteja começando, é fundamental que haja presença online. Uma loja virtual é a solução para aumentar o faturamento em pouco tempo e dar a você e sua marca uma visibilidade muito maior!

Os números são (muito) favoráveis!

Em se tratando de e-commerce, as coisas vão muito bem, obrigado. Na América Latina, por exemplo, os números de 2016 são interessantes: mesmo com as incertezas financeiras da Argentina e as recentes mudanças políticas no Brasil, o mercado online vai movimentar US$ 30,9 bilhões até 2020.

A pesquisa, realizada pela Forrester Research, de Massachusetts, aponta que isso vai ocorrer principalmente no Brasil, na Argentina e no México.

E em se tratando de Brasil, o país segue líder desse mercado na região, o que faz dele uma importante parte do share global; seguido pelo México que está indo de vento em popa no e-commerce também.

O grande potencial da América Latina é nítido, e é por isso que sua empresa e seu negócio não podem ficar de fora. Estar online é a melhor maneira de vender mais e crescer. A seguir você confere os principais benefícios do E-Commerce e também vai conferir dicas de como criar sua própria loja virtual para fazer parte desses ótimos números de rendimentos.

Principais Benefícios do E-Commerce

Apesar de ter sido visto com muita desconfiança lá no início, principalmente porque os consumidores tinham medo de apostar nesse tipo de transação, o E-Commerce veio para ficar. Os benefícios são inúmeros, tanto para quem compra como para quem vende, o que movimenta dinheiro e faz os negócios andarem de verdade.

1. Quebra as barreiras geográficas

Com uma loja virtual você alcança clientes de vários pontos do país e permite que pessoas que moram longe de sua localização possam realizar a compra de seus produtos ou serviços de qualquer forma. Isso fideliza o cliente e o faz indicar sua loja para mais pessoas.

2. Ideal para PMEs e pequenas empresas

Em se tratando de empresas menores, o comércio eletrônico é essencial para fortalecê-las. Estar presente online já no início de suas atividades é disponibilizar sua marca para o mercado e se fazer presente entre as lojas que já existem, solidificando seu negócio.

Não perca tempo! Clique aqui e contrate um profissional de Marketing para ajudar a sua pequena empresa a crescer!

3. Custos mais baixos

Uma das principais vantagens do E-Commerce é, sem dúvida, o fato de que você gasta menos com a montagem e manutenção da sua loja, se comparado a uma loja física. Isso inclui as despesas com funcionários, impostos e outros profissionais.

Isso também reflete no que você oferece para o seu consumidor: com um lucro maior, você tem mais possibilidade de repassar promoções e descontos para quem utiliza seus serviços. E, de novo, fideliza muita gente!

4. Novos Clientes através de mecanismos de busca

Você pode conseguir novos clientes através da internet mesmo que não esteja necessariamente trabalhando em alguma promoção de marketing no momento. Estar presente online e visível para mecanismos de buscas pode fazer os clientes aparecerem simplesmente porque eles o encontraram na internet.

5. Economia de tempo

Cada vez mais conectado, o consumidor prefere mil vezes visitar uma loja virtualmente do que sair de casa e enfrentar trânsito, chuva ou imprevistos do gênero. Se ele pode checar preços e conferir o produto através de seu computador, é isso que ele vai fazer. Ainda mais porque ali ele pode fazer isso em qualquer hora do dia. E sua empresa precisa oferecer uma loja tão agradável virtualmente que ele não consiga dizer não para o seu produto.

Falando em economizar tempo, você também poderá poupar o seu tempo contratando um assistente virtual freelance para se encarregar das tarefas administrativas do seu negócio para que você possa se focar apenas no que realmente interessa. Clique aqui!

6. Oferecer Serviços personalizados

A internet permite que você consiga ter uma boa ideia dos hábitos de seus consumidores através de seus mecanismos, e assim personalizar seus serviços. Dessa forma, seu cliente receberá promoções apenas de produtos que realmente o interessam, por exemplo, e a chance de ele comprar é muito maior.  Novamente: mais lucro para sua marca.

O design ideal: uma loja que encante seus clientes e gere lucro

Como vimos anteriormente, a presença online maciça de diversas lojas é cada vez maior, e isso gera forte concorrência mesmo em se tratando de um ambiente virtual. É aí que você precisa mostrar o poder de sua marca e uma loja realmente atraente.

E a boa notícia é que qualquer PME hoje em dia pode marcar presença na internet e conseguir números cada vez mais altos em acessos e lucro.

E para conseguir o design ideal para o seu projeto você pode contar com profissionais de design que são especialistas nessa área. Na Workana você encontra pessoas capacitadas para fazer sua loja decolar e evitar os erros mais comuns em se tratando de usabilidade. Uma loja virtual que não tenha sido planejada e não tenha o design ideal simplesmente não vende, e com certeza não é isso o que você deseja, certo?

A seguir você confere as principais características que o design de uma loja virtual deve ter:

1. Fácil navegação

Uma loja virtual precisa apresentar fácil navegação. O usuário precisa se sentir motivado e feliz enquanto realiza suas compras e não achar “tudo complicado” ou encontrar erros no site. A experiência precisa ser sempre ágil já que, afinal de contas, ele escolheu esse tipo de comércio justamente para poupar seu tempo.

Quanto mais simples e prazerosa a navegação, maiores as chances de ele fechar negócio rapidamente. Oferecer opções de compra rápida para os que já são clientes também é uma boa forma de cativar os consumidores.

2. Design Limpo

Vamos ser sinceros: nada pior do que uma loja confusa e que não é agradável aos olhos. O design precisa ser clean o suficiente para que o usuário virtual se sinta confortável enquanto escolhe seus produtos. As imagens precisam ser claras e mostrar todo os detalhes importantes, as seções precisam ter cores que combinem entre si e a aparência precisa ser acolhedora, como um todo.

Você não precisa necessariamente ser adepto ao minimalismo se não quiser, mas lembre-se de deixar tudo o mais “limpo” possível.

3. Pagamento rápido

Fazer com que o consumidor tenha que navegar por mais de quatro páginas até que finalmente alcance seu carrinho de compras e consiga realizar o pagamento é muito frustrante e ele pode desistir da compra em sua loja da próxima vez que considerar uma nova aquisição.

Algumas lojas virtuais colocam o check-out em no máximo três passos. E há também aquelas que salvam os dados do usuário para que ele não precise digitar tudo novamente quando retornar à loja para uma próxima compra.

4. Imagens e descrições detalhadas

A experiência de compra em casa precisa ser a mesma que o consumidor teria se adquirisse o produto de maneira presencial, numa loja física. Sua loja virtual precisa oferecer o maior número possível de informações sobre cada produto, de maneira clara, objetiva e, mais importante, realista. As descrições precisam coincidir totalmente com o produto na “vida real” ou seu cliente poderá ficar bem frustrado.

Capriche nas imagens, com fotos que valorizam as características do produto e não deixam qualquer dúvida antes de comprar.

Profissionais de Design

Como você pode comprovar, o design de sua loja é muito importante para fazer com que seus clientes realizem suas compras de maneira rápida e segura. E se eles se sentirem confortáveis durante o processo de compra e gostarem muito do que verem, com certeza retornarão mais vezes para comprar novamente.

Em se tratando de construir sua loja e colocá-la no ar, vale muito a pena contratar um profissional de design que seja especialista na área. Na Workana, você pode publicar seu projeto e avaliar propostas de diversos profissionais capazes de deixar sua loja com todas as características que você precisa: desde a identidade visual de sua marca até a usabilidade do site. Aí é só escolher o que melhor se encaixa naquilo que você precisa.

Clique aqui e receba propostas dos melhores designers freelance do Brasil para trabalhar em seu negócio!

Existem várias plataformas por aí que oferecem criação de sites e lojas virtuais a um preço bem baixo. O problema é que ao montar sua loja sozinho, você não conta com a ajuda e o olhar especializado de um profissional. Ele é capaz de indicar o que é mais viável em se tratando de lojas online, apontar o que pode ser feito e acima de tudo, evitar os erros que afastam o cliente de seu produto.

Recorrer a profissionais é o melhor que você pode fazer por sua loja virtual e, por consequência, para suas vendas também.

Falando nisso…

Algumas sugestões! Na Workana você pode:

  • Contratar profissionais de Marketing para ajudar a criar uma estratégia para o seu negócio
  • Contratar designers para melhorar a imagem e a navegação da sua loja virtual
  • Contratar programadores para criar o seu e-commerce ou realizar manutenções quando você precisar

 

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário contando a sua experiência com a sua loja virtual! E não esqueça de compartilhar o post com os seus amigos 🙂