O que o seu negócio tem em comum com o Google, Apple, Netflix e Facebook?

O que o seu negócio tem em comum com o Google, Apple, Netflix e Facebook?

As maiores empresas do mundo estão todos os dias tentando descobrir como conquistar mais clientes e fidelizá-los. Neste artigo, contaremos o que elas já descobriram.

Todos conhecemos o Google, Netflix, Apple e Facebook, e apreciamos a qualidade de seus serviços e produtos. Quando paro para pensar no motivo do sucesso destas companhias, a primeira coisa que vem em minha mente é: inovação, ideias incríveis que revolucionaram o mercado.

Mas será mesmo que esse é o único motivo do sucesso delas?

Por incrível que pareça, essas grandes companhias vem enfrentando o mesmo desafio que empresas como a sua e como a Workana enfrentam: como conquistar clientes e fazer com que eles prefiram a nós em vez de a concorrência.

E o Google, Apple, Netflix e Facebook descobriram como fazer isso: transformando a vida de usuários através de uma experiência excelente com seus produtos e serviços, melhorando o seu Design de Produto.

Antes de falar sobre o que é design de produto e como aplicá-lo, vamos entender o que os usuários esperam de suas experiências com as marcas?

O ponto em comum entre Google, Apple, Netflix e Facebook: a melhor experiência para os usuários

De acordo com uma pesquisa feita pela Accenture Interactive, Google, Apple e Netflix são as empresas mais amadas pelos consumidores. Juntamente com o Facebook, estas empresas estão mudando a experiência dos usuários e tornando-os mais exigentes, fazendo assim com que as suas expectativas sejam muito altas quando se trata de interação com as marcas.

E como essas companhias conseguem oferecer uma experiência tão boa para os seus usuários?

Segundo outra pesquisa, desta vez da Fjord, algumas pessoas descrevem suas experiências positivas com marcas usando 5 características: divertido, relevante, engajador, social e útil. Além disso, também descobriu-se que as pessoas buscam relações com marcas que conseguem manter uma conexão emocional com os usuários, e mantê-las ao longo do tempo.

De maneira resumida, o que os usuários gostam é de usar um produto ou serviço útil que realmente funcione da maneira que é proposto, gerando interesse e, quando possível, que provoque emoções, sendo a principal delas a alegria.

Vamos analisar melhor cada uma das características citadas:

Divertido – Consiga a minha atenção divertindo-me

Relevante – Quero informações personalizadas e fornecidas com clareza, como e quando eu quiser

Engajador – Quero que o produto ou serviço relacione-se a mim e consiga se adaptar de alguma maneira às minhas expectativas

Social – Quero me conectar a outras pessoas

Útil Simplifique minhas tarefas e organize a medida do possível os aspectos da minha vida

Mas, o que é design de produto e como posso aplicá-lo ao meu negócio para melhorar a experiência dos meus usuários?

Basicamente, design de produto é o desenvolvimento de qualquer produto, plataforma, site e até mesmo serviço, pensado na experiência do usuário. No caso da Netflix, por exemplo, a sua plataforma é o principal produto, onde começa a experiência dos usuários; já no caso da Apple, seus aparelhos são o seu principal produto, mas também poderíamos dizer que o site e suas lojas físicas também são parte do seu produto, já que são o conjunto que oferece a experiência especial para os clientes (e que vem juntando fãs no mundo todo).

  • Você tem uma loja física? Então a sua loja é o seu produto, e toda a sua estrutura, organização e até mesmo os seus funcionários são parte do seu produto, pois fazem parte da experiência do seu cliente.
  • Você capta solicitações de orçamento de clientes para os seus serviços através de um site? Então o site é a primeira parte do seu produto, oferecendo a primeira experiência ao cliente antes de finalmente contratar o seu serviço (que é o seu principal produto).
  • Você tem um e-commerce e vende produtos na internet? Então o seu e-commerce é o seu produto principal juntamente com o que você vende.
  • Você tem uma plataforma online como a Workana? Então a plataforma é o seu produto.

Independente do produto que você ofereça, todas as empresas que trabalham bem o design do seu produto têm algo em comum, incluindo o seu negócio, a Workana, e também o Google, Netflix, Apple e Facebook: todo o design de produto é pensado especialmente na experiência do usuário, em suas preferências, seu comportamento, ou seja, o usuário é o foco de tudo isso.

Você pode encontrar na Workana freelancers de Marketing que te ajudem a criar uma estratégia para alcançar novos clientes. Clique aqui!

Veja como começar a pensar na experiência dos seus usuários:

  • Perceba o problema, a dor dos seus clientes, e pense em como solucioná-lo (não esqueça de ampliar a sua visão para que surpresas não te peguem totalmente desprevenido);
  • Observe o comportamento dos seus clientes e usuários em potencial, descubra como eles reagem frente ao problema que você está tentando solucionar. Entreviste pessoas, faça pesquisas, entenda como essas pessoas se sentem;
  • Junte as suas ideias com as informações que você colheu analisando os seus clientes e usuários em potencial, e também com as pesquisas ou entrevistas que fez (caso tenha feito), e pense se a sua ideia realmente é a solução para o problema dessas pessoas. Se isso realmente irá melhorar o seu produto ou serviço, ou se te ajudará a criar um produto melhor; Assim, a sua ideia ficará mais clara.

Uma vez que tenha passado por todas estas etapas, é o momento de começar a dar vida à sua ideia, seja redesenhando o seu produto segundo as suas novas ideias, ou criando um novo produto.

Criando ou melhorando o design do seu produto

Uma vez que você tem as suas ideias bem claras sobre como deseja que seja a experiência do usuário, é a hora de contar com um designer que as transforme em realidade. Para isso, é muito importante que você saiba transmitir ao profissional a experiência que você deseja oferecer aos clientes, e pedir a ele que crie modelos e esboços diferentes para que você possa escolher o que melhor se encaixa no que você deseja.

Você pode encontrar na Workana Designers especializados na experiência dos usuários. Basta clicar aqui!

Este é um momento de realizar testes, ver o que melhor funciona com os usuários, perguntar a algumas pessoas como elas se sentem experimentando o seu produto, enfim, tudo o que for necessário para saber se o design realmente está oferecendo uma boa experiência para os seus clientes.

Pontos importantes a transmitir ao designer:

  • O design do produto deve atender as necessidades dos clientes e se adaptar a cada um deles de maneira personalizada;

  • Deve ser fácil de usar e a navegação deve ser simples para que o usuário sempre consiga encontrar facilmente o que está procurando;

  • Toda a informação deve ser fornecida de maneira fácil e clara, para que o usuário não precise procurar por ela;

  • É importante que haja maneiras de os usuários interagirem entre si, seja com um botão de compartilhar em redes sociais, ou deixar comentários e avaliações, por exemplo.

Esta é só a ponta do iceberg

Quando se trata da experiência dos usuários, nada nunca é o suficiente. É por isso que até mesmo o Google, Netflix, Apple e Facebook continuam com este mesmo desafio, e sempre tentando melhorar e oferecer produtos com mais usabilidade.

Você pode encontrar na Workana freelancers especializados em Usabilidade que te ajudem a melhorar a navegação no seu site ou aplicativo, melhorando a experiência dos seus usuários. Clique aqui!

É por isso que, assim como estas grandes companhias, é importante que você sempre esteja atento ao seu produto e a experiência que oferece, e que sempre tente melhorá-lo, incrementá-lo, testá-lo com um público mais exigente, enfim, tome este como um dos maiores desafios do seu negócio, assim como estas empresas nascidas no Vale do Silício.

Só por saber tudo isso e começar a aplicar os conceitos, o seu negócio já estará entre os melhores

São relativamente poucas as PMEs que se preocupam com a experiência do usuário. Muitos podem pensar que esse é o tipo de coisa que só preocupa às grandes companhias, e se você é uma das pessoas que pensam assim, tenho algo para te dizer:

Todos nós estamos aprendendo – ou ainda vamos aprender – na prática que o consumidor está cada vez mais exigente, e não aceita qualquer coisa. Ainda mais quando esta “coisa” tomará o seu tempo e a sua atenção.

É pensando nos consumidores mais exigentes que algumas empresas já estão contratando designers especializados na experiência do usuário, como os UX designers (User Experience Designers), por exemplo. Não é atoa que esta é uma das áreas mais bem pagas aos freelancers!  

Clique aqui para contratar um freelancer especialista em UX Design

Concluindo…

São poucas as empresas que conseguem oferecer uma boa experiência para os seus clientes, e nós queremos te ajudar para que você seja uma delas, e que consiga levar o seu negócio ao nível dessas companhias como Google, Apple, NetFlix e Facebook – quem sabe! Com um bom design de produto, isso pode ser possível.

Para isso, recomendamos que você contrate profissionais das seguintes áreas para melhorar a experiência dos seus clientes:

Também recomendamos que você leia este artigo sobre design thinking, para te ajudar a focar bastante no resultado para o seu cliente.

Outros artigos interessantes que irão te ajudar:

Informação é o que não falta sobre como melhorar o seu produto, e há profissionais freelance disponíveis na Workana para que você possa começar a aplicar o que comentamos aqui neste post.

 

O que você está esperando para começar? Crie hoje mesmo o seu projeto na Workana e comece este novo projeto!