Como lidar com os diferentes comportamentos de cada perfil profissional

Muitas organizações subestimam o valor de conhecer o perfil profissional de cada indivíduo em suas equipes.

Identificar os traços comportamentais, os hábitos e as habilidades das pessoas que atuam nos diferentes times dentro da empresa pode gerar benefícios que vão desde a melhoria da comunicação interna até o aprimoramento das estratégias de negócio. Afinal, quando se está claro exatamente onde e como cada um pode contribuir para um crescimento em conjunto, é possível ser muito mais assertivo na implementação de ideias. É importante perceber que as aptidões dos funcionários são as ferramentas mais valiosas no esforço pelo alcance de metas.

Existem vários meios de identificar os perfis comportamentais presentes em uma equipe. Algumas empresas criam dinâmicas próprias que geram dados qualitativos sobre seus funcionários. Outras utilizam pesquisas e estudos de análise comportamental que identificam perfis a partir de fatores específicos. O estudo da dominância cerebral utilizado neste artigo, por exemplo, examina comportamentos de acordo com as regiões dominantes dos cérebros de cada pessoa. Isso significa que todos reúnem características de todos os perfis, mas certos atributos se destacam em cada indivíduo, o que permite que sejamos enquadrados em perfis específicos.

Sabe em qual perfil você se encaixa? E os seus colegas de trabalho? Consegue pensar em alguém que seja um entusiasta ou tenha um pensamento mais analítico?

A complementaridade entre os perfis é muito valiosa para a estruturação de uma equipe sólida e eficiente, porque possibilita o encontro de competências distintas. Conheça melhor os perfis e descubra as práticas mais eficazes para lidar com cada um deles:

Entusiastas (Experimentais)

perfil profissional

Características: perfil que reúne pessoas criativas, inquietas, que preferem um ambiente de trabalho em constante transformação, onde muita coisa acontece e os projetos são variados. Profissionais entusiastas estão sempre à procura de novos conhecimentos e soluções originais para o trabalho que realizam, por isso, costumam estar envolvidos com projetos voltados para a inovação.

Como lidar com este perfil: trabalhar com esse perfil exige apresentação constante de novidades. Com entusiastas, discuta sobre ideias e tendências, principalmente sobre como criar novas.

Não são aliados da rotina, portanto, necessitam de motivação para manter o foco em tarefas repetitivas e mesmo finalizar projetos existentes, já que estão sempre de olho na “próxima grande ideia”.

Uma outra característica importante desse perfil é que se envolvem devotamente com o processo de concepção e execução de um projeto, mas não costumam dar muita importância à análise de seus resultados. Uma forma de chamar a atenção deles para essa etapa é requisitar relatórios periódicos sobre o progresso do projeto.

Controladores(as)

perfil profissional

Características: independentes e dinâmicos, concentram-se nas formas mais eficazes e rápidas de implementar projetos, priorizando tempo e resultado. Por esse motivo, costumam não lidar bem com atrasos e qualquer burocracia que afeta o andamento de seu trabalho. Por possuírem um processo lógico bastante próprio, tendem a trabalhar melhor de forma individual.

Como lidar com este perfil: é preciso haver muita comunicação para evitar que um profissional controlador acabe gerando atritos na equipe devido ao senso de comando que os caracteriza. Sempre mencione a importância de considerar as ideias de todos e da sintonia da equipe para um(a) Controlador(a).

A palavra-chave para se ter em mente ao trabalhar com esse perfil é equilíbrio. Faça-o(a) se sentir relevante para o time, pergunte sua opinião; ele precisa perceber que suas ideias são valiosas para o projeto, já que costuma se esforçar para participar ativamente do mesmo e atingir resultados, afinal, um(a) controlador(a) dá muito valor a ser capaz de dizer que seu projeto alcançou uma resolução bem sucedida.

Relacionais

perfil profissional

Características: interação e comunicação são termos essenciais para descrever este perfil, que valoriza todas as relações que constrói com os grupos dos quais faz parte. Por isso, trabalham muito bem em equipe. Expressar opiniões para indivíduos Relacionais torna-se atividade fácil, porque eles são capazes de fazer seus colegas se sentirem muito confortáveis para contribuir com o grupo.

Como lidar com este perfil: por valorizarem a comunicação, estão sempre à espera de algum feedback em relação ao seu trabalho. Portanto, mantenha-os atualizados sobre sua contribuição para a empresa.

Além disso, os significados por trás dos projetos, ou seja, o motivo essencial pelo qual estão trabalhando é muito importante para motivá-los, por isso, defina objetivos claros e propósitos mais claros ainda!


Analíticos

perfil profissional

Características: o perfil Analítico reúne pessoas com uma mentalidade voltada para o raciocínio lógico, com foco em dados e números. Agem de acordo com planejamentos bem definidos, baseados em estudo e comparações com resultados prévios. São indivíduos que não acreditam no subjetivo, mas em fatos, por isso, têm certa dificuldade de lidar com mudanças repentinas e procedimentos diferentes dos quais estão acostumados.  

Como lidar com este perfil: sempre apresente argumentos baseados em fatos e cálculos e tenha certeza de que os colegas desse perfil percebam que você está agindo de acordo com o regulamento interno, pois valorizam especificações e regras que constataram funcionar.  

Por se tratar de pessoas mais racionais, tendem a fechar-se a processos novos ou que não tenham sido previamente analisados. Preferem a estabilidade e a certeza. Contudo, é possível transformá-los em profissionais mais receptivos a novas ideias: sempre apresente seus argumentos de forma racional, prepare relatórios que preveem resultados mensuráveis, estruture o projeto de forma que os Analíticos consigam sempre enxergar claramente os métodos utilizados para chegar em todo resultado. E lembre-se: eles confiam nos números!

Para mais dicas sobre carreira e mercado de trabalho, acesse o Blog da Adzuna, e aproveite para utilizar nossa ferramenta de busca no topo da página e pesquisar as mais de 300 mil vagas de emprego. Boa sorte!

(Créditos das imagens: Freepik.com)

A Adzuna é uma ferramenta de pesquisa que mostra todas as vagas de emprego do Brasil.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado