Como transformar uma PME familiar em um império com três passos simples

Como transformar uma PME familiar em um império com três passos simples

O que empresas como Walmart, Volkswagen, Arcelor Mittal e Itaú têm em comum? São empresas familiares que começaram pequenas, com um sonho que virou império.

As pequenas e médias empresas familiares são hoje o coração da economia, não só na América Latina, mas no mundo. Boa parte delas é responsável por gerar milhares de oportunidades de emprego e por investimentos que mudam a vida de muitas pessoas.

Como a sua PME familiar está hoje? O que ela está trazendo de bom para você, sua família e para o país de uma forma geral?

Com certeza você gostaria de ver o sonho da sua família virando um império também. Pensando em te ajudar a crescer (e muito), vamos te apresentar neste artigo três passos simples para realizar o sonho de milhares de empresas.

Se você conhecer bem os segredos dos que já conseguiram será ainda mais fácil aplicar na sua realidade. Por isso, além de te ensinar o passo a passo, vamos te inspirar falando mais sobre quem já fez acontecer. Acompanhe a gente até o final e comece a ampliar a sua PME familiar hoje mesmo!

Aprendendo com quem sabe

Segundo dados do Sebrae, no Brasil, 52% das micro e pequenas empresas brasileiras são consideradas familiares por possuírem um sócio ou empregado que são parentes. Ainda de acordo com o Sebrae, quanto maior o porte, mais participação familiar.

O que isso quer dizer? Que esse é um tipo de empreendimento que tem tudo para dar certo e crescer cada vez mais no Brasil e no mundo.

De acordo com a publicação Familias empresarias y grandes empresas familiares en América Latina y España, Brasil e México, nessa ordem, são os países com maior número de empresas familiares multinacionais na América Latina. O que por si só já demonstra a importância desses países e dessa forma de comércio para a economia mundial.

Se você pensa que as empresas familiares estão fadadas ao fracasso por ter parentes envolvidos no processo ou pela complexidade de suas operações está muito enganado. Elas têm um potencial imenso e crescem justamente porque aplicam o plano de três passos que vamos te ensinar aqui.

Os três passos para criar um império

Antes de entrar em si nos três passos para o sucesso é importante entender que eles não estão aqui por acaso. Eles foram inspirados no ranking das 250 maiores empresas familiares multinacionais do mundo, elaborado pela Cátedra Santander de Empresa Familiar da Universidade de Sevilha, na Espanha, e engloba companhias de todos os continentes. Vamos nessa, então?

Inovação e internacionalização

Em um mercado cada vez mais concorrido inovação é uma palavra de ordem. A concorrência não para de crescer e os consumidores mandam cada vez mais no “pedaço”. É preciso ser competitivo e oferecer soluções diferenciadas para as “dores” dos clientes.

Quando falamos em inovação não nos referimos apenas às tecnológicas. Seja criando um diferencial, um novo produto ou serviço ou simplesmente fazendo algo que seu concorrente direto não faz. Você precisa conhecer muito bem o mercado e não “dormir no ponto”!

Inovar também inclui assumir riscos. Portanto, você fique de olhos abertos e leve em consideração fatores como verba disponível para investimento e retorno esperado. A tecnologia, é uma grande aliada, pois por ela você pode vender direto para os clientes, sem intermediários, através de um E-commerce, por exemplo. Isso reduz custos com mão de obra, repasses e distribuição.

Você pode contar com a ajuda de um freelancer para te ajudar a decidir em quais esforços de Marketing deve investir para divulgar o seu negócio! Clique aqui e encontre os melhores profissionais

A inovação e a internacionalização andam lado a lado. Expandir o seu negócio para outros países é uma realidade, desde que você leve em consideração fazer um bom planejamento e seja cauteloso nessa expansão. Tradicionalmente as empresas familiares tendem a usar recursos próprios ou financiamentos bancários para essas ações. Portanto, pense: é melhor você crescer gradualmente e de forma constante até ter seu império do que chegar lá de uma vez se arriscando demais. Não tenha medo de assumir riscos, mas seja equilibrado. Se arriscar muito pode destruir seus sonhos.

O Grupo Zanon, por exemplo, detentor de quatro marcas que juntas faturam mais de R$ 245 milhões, fez isso. Usou o momento certo para expandir o negócio e transformá-lo em franquia. Essa inovação fez com que a Seguralta Corretora de Seguros, uma das marcas, tenha mais de 800 unidades no Brasil e mais de 200 mil clientes atendidos.

Presença online e transformação digital

Hoje em dia a internet não é mais um diferencial. Ela é uma necessidade. Criar sua presença e reputação online é um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio. Ela não tem barreiras e pode te levar muito mais longe do que você imagina. Não deixe para amanhã o negócio online que você pode fazer hoje.

Esteja nas redes sociais, responda a todos os seus clientes (dúvidas e reclamações também), crie relacionamentos online duradouros e sinceros, tenha seu site, blog, reforce a sua marca, enfim, faça tudo que estiver ao seu alcance para estar o mais presente possível nas mídias digitais. Hoje elas são uma aliada poderosa das grandes marcas e das PMEs e serão determinantes para construir o seu império, independente do setor e do país onde está.

Na Workana você encontra centenas de profissionais especialistas em Redes Sociais que podem gerenciar as contas sociais da sua empresa e melhorar a sua reputação na internet!

Entre as estratégias online que você precisa adotar estão:

  • Assiduidade: quanto mais presente e pontual, mais você mostra responsabilidade e compromisso. Você precisa estar disponível em todos os momentos que o consumidor precisa de você e não apenas quando quer vender;
  • Cumpra suas promessas: nunca publique nenhum conteúdo ou faça uma promoção que prometa o que você não pode entregar. Esse é um grande tiro no pé;
  • Responda a tudo e a todos: interagir é a palavra-chave quando o assunto é presença online e um dos hábitos mais importantes é responder a todas as dúvidas e reclamações de seus seguidores;
  • Diga ao que veio: contar a sua história, mostrar seus bastidores, falar seus diferenciais e mostrar que se importa com as “dores” dos seus clientes são a melhor forma de criar confiança. Diga ao que veio para construir relacionamentos fortes e duradouros;
  • Não perca a compostura: diante de críticas é difícil não “soltar os cachorros”, mas nas mídias sociais qualquer atitude grosseira tende a ter uma péssima repercussão. Você precisa ser sereno e manter a educação e a honestidade mesmo nas adversidades.

Com mais de 40 anos de existência, a Seguralta Corretora de Seguros, uma das marcas mais importantes do Grupo Zanon, começou a se estabelecer muito antes da explosão da web. Porém, com o passar do tempo a empresa se adaptou a nova realidade de mercado e, além de criar novas marcas, usa sites e redes sociais como forma de divulgação.

Respeito com o cliente e diversificação

Respeito é bom e todo mundo gosta. Cada vez mais os clientes exigem transparência e respeito das empresas. Hoje, quem não segue essa premissa já está com meio caminho andado para o fracasso. É preciso estar conectado aos consumidores e perto deles. Saber suas necessidades e oferecer soluções reais para seus problemas são fundamentais. A comunicação é a chave para construir uma reputação boa junto aos seus clientes.

Uma prova disso foi uma pesquisa recente feita pela empresa SC Johnson que concluiu que 97% dos consumidores brasileiros acreditam que a transparência de ingredientes é importante. E, com certeza, isso não se aplica apenas aos produtos de limpeza. Hoje o cliente é participativo e toma suas decisões de compra levando em consideração questões como respeito e  honestidade.

A diversificação entra como um aliado importantíssimo quando o assunto é relacionamento com os clientes. Ela é o que os mantêm interessados na sua marca e faz com que eles se tornem clientes fiéis ao longo do tempo. Portanto, invista na criação de relacionamentos duradouros e honestos e fique muito atento às necessidades dos seus clientes.

Diversificação é quase o sobrenome do Grupo Zanon. Os R$ 245 milhões que a rede fatura não caíram do “céu”. No início, suas atividades eram focadas na área de seguros. Atualmente, a empresa conta com duas marcas de comida, uma mexicana e outra de pizzas, e uma marca de esmaltes. Todas com características distintas e de sucesso. Tudo isso só foi possível graças a muito planejamento e a experiência de seus gestores atuais: Reinaldo Barbosa Zanon e seu irmão Gustavo Zanon, ambos herdeiros desse império.

Precisa de profissionais que trabalhem com suporte para atender os seus clientes? Clique aqui e contrate os melhores freelancers do Brasil em poucos cliques!

Ponha em prática e bons negócios

É claro que existem diversos desafios para as empresas desse setor, como a constituição de um bom plano de passagem de direção entre gerações e a constante busca por melhorias na qualidade dos produtos e serviços. Para quem já está lá em cima, devido ao seu tamanho e a concorrência acirrada, os desafios tendem a ser tão grandes quanto as oportunidades.

Para você, que está criando o seu império, está na hora de colocar tudo que aprendeu aqui em prática e se preparar para o futuro. Não deixe para se planejar quando já for um rei.

Não esqueça, um dos pontos mais importantes crescer no mercado atual é a presença online. Na Workana você encontra tudo o que precisa para crescer nas mídias digitais:

Pense e planeje hoje, execute amanhã e aproveite o seu crescimento sempre! Bons negócios!