Truques psicológicos: 5 dicas para melhorar sua comunicação por e-mail e conseguir ações concretas

comunicação por e-mail

A comunicação é essencial para você conseguir crescer. Na Workana sabemos disso e é por isso que incentivamos a comunicação por e-mail, tanto entre os membros da nossa equipe quanto com nossos usuários.

Por que fazemos isso?

Porque foi comprovado que uma boa comunicação é extremamente importante para poder crescer e transcender ao longo dos anos.

Encontre aqui alguns dos nossos segredos para crescer e se tornar a plataforma número 1 da América Latina <<

O “pai da persuasão”, o sr. Robert Cialdini descreveu esta cena em seu renomado livro: Influence: The Psychology of Persuasion:

“Os voluntários do Movimento Hare Krishna deram flores e livros para algumas pessoas que estavam nas ruas e no aeroporto.” Muitas dessas pessoas tentaram devolver as flores e os livros, mas depois que os recebiam, elas eram obrigadas a doá-los. A psicologia da reciprocidade treinou voluntários para persuadir as pessoas a fazer o que queriam fazer.”

O e-mail é uma ferramenta potente com a qual você tem a oportunidade de estabelecer uma comunicação altamente persuasiva.

Atualmente, o e-mail tem grande representatividade quando comparado aos diversos meios de comunicação.

comunicação por e-mail

É por isso que ele é considerado com um bom meio de comunicação que tem a capacidade de influenciar e persuadir as mentes das pessoas para realizar uma ação ou adquirir um novo ponto de vista.

Como isso poderia ajudá-lo a conhecer melhor esses truques psicológicos para influenciar as pessoas através da sua comunicação por e-mail?

Se você está liderando uma equipe e sente que há falta de compromisso por parte de seus membros, siga o exemplo de Hare Krishna e encontre uma maneira para que eles se sintam parte do projeto que estão trabalhando.

O mesmo acontece com seus clientes…

…Se você realmente quer que eles comprem o seu produto, então terá que exercer uma forte influência para manter uma comunicação 100% eficaz através do e-mail.

Clique aqui e descubra como a Workana poderia ajudá-lo na contratação de verdadeiros especialistas na arte de influenciar pessoas através da comunicação por e-mail <<

Muitos donos de negócios e empresas optam pela plataforma da Workana para contratar profissionais independentes que dominam a arte de influenciar pessoas através do email marketing.

Vamos compartilhar neste artigo alguns dos melhores truques (hacks) descobertos no estudo da psicologia humana para que você possa influenciar de forma eficaz, despertar o sentimento de reciprocidade e levar as pessoas que receberam seu e-mail a realizar determinadas ações.

Você quer saber de um fato curioso?

Esses truques sempre foram usados para influenciar e persuadir pessoas para que elas realizassem uma ação específica. Hoje esses truques se tornaram uma “carta na manga” para os profissionais que se dedicam a criar campanhas de email marketing altamente persuasivas com altas taxas de conversão.

Por que decidimos compartilhar estes truques com você?

Porque na Workana valorizamos a excelência, a paixão e o comprometimento para se superar a cada dia. A verdade é que nós fazemos isso! E, isso nos motiva a sempre oferecer as últimas tendências no mundo da tecnologia e ensinar como você pode implementá-las para expandir seus negócios.

Para acompanhar as últimas notícias e ter acesso aos especialistas que podem ajudá-lo a expandir seu negócio, participe da nossa comunidade clicando aqui.

comunicação por e-mail

Nesta seção, falaremos sobre os cinco truques psicológicos para melhorar a eficiência da sua comunicação por e-mail:

1. Sempre se comunique com clareza

Quando conseguimos transmitir segurança naquilo que estamos falando, a comunicação é levada mais a sério. A Hipótese da Amplificação afirma que uma determinada atitude expressada com assertividade será muito resistente à persuasão. Contudo, é suavizada se expressada com incerteza.

A atitude de saber sobre o que você está falando influencia muito nas percepções da equipe e dos seus clientes. Isso se aplica em ambos sentidos: quando você dá instruções e também quando responde às perguntas de um membro.

Ao destacar os objetivos do projeto de maneira clara, os membros da equipe compreenderão a seriedade de cada projeto. Ao mesmo tempo, se você puder esclarecer as dúvidas da equipe com confiança, haverá mais clareza quanto ao papel de cada membro no projeto.

Vamos ver um exemplo…

O que você acha se em vez de dizer…

“Eu acho que temos que renovar a nossa estratégia. Provavelmente estamos atrasando nossos prazos. Acho que devemos fazer uma reunião para ver o que podemos fazer com essa situação. Avisem-me se está bem para todos.”

…É melhor dizer isso?

“Claramente precisamos renovar nossa estratégia. Estamos atrasados com nossos prazos. Para ter uma ideia detalhada da situação, vamos marcar uma reunião. Estou certo de que juntos podemos encontrar uma solução para esse problema.”

Clique aqui e encontre os melhores especialistas em email marketing que podem ajudá-lo a conseguir uma comunicação altamente persuasiva.

2. Persuadir com palavras de poder 

Embora o e-mail seja uma das ferramentas de comunicação empresarial mais populares, 64% dos profissionais o citaram como fonte de tensão, confusão e outras consequências negativas.

O que desencadeou essa imagem negativa em relação à comunicação por e-mail?

É muito simples!

Grande parte desse caos é devido aos e-mails mal escritos. Isto é, por pessoas NÃO profissionais que desconhecem o impacto das palavras.

As palavras têm o poder de inspirar e destruir sua comunicação por e-mail. É saber qual palavra usar e quando usá-la.

Para que você não cometa o erro de escrever e-mails mal redigidos, clique aqui e descubra os verdadeiros especialistas em comunicação por e-mail.

comunicação por e-mail

Existe um equívoco popular ao pensar que todas as palavras são iguais. Embora isso possa ser verdade, há algumas palavras que são mais potentes do que outras. São palavras poderosas que podem impulsionar sua comunicação por e-mail, resultando na grande cooperação da equipe. Estas são algumas das “palavras poderosas” que você deve usar em sua comunicação por e-mail:

  • Você – É a palavra mais utilizada por nós como indivíduo. Pode soar como música agradável aos ouvidos. A verdade é que essa palavra permite ao leitor desfrutar da própria percepção de si mesmo. Isso torna sua comunicação por e-mail mais relevante, já que está direcionada a essa pessoa em particular.
  • Porque – Dê esclarecimentos sobre o objetivo do projeto. Os membros da equipe geralmente ficam confusos sobre o significado de uma determinada tarefa. Tudo fica mais claro ao explicar o motivo de fazer cada tarefa.

Saber o por quê é uma maneira de fundamentar e argumentar as ordens que você está dando. E, é a primeira pergunta que a pessoa faz quando recebe seu e-mail. É por isso que é tão importante incluir o motivo do seu contato por e-mail.

  • Aumento: Se você quiser dar um destaque especial à sua comunicação por e-mail, deve usar essa palavra. Ficou provado que ela chama a atenção do leitor, no entanto o resultado pode ser extremamente positivo ou negativo, por isso é uma experiência assustadora. Ambos: o aumento das vendas e o aumento das despesas podem gerar ansiedade.

É hora de descobrir como usar os e-mails para fazer as pessoas se sentirem motivadas, atraídas e inspiradas para agir.

3. Coloque em prática a escuta ativa

Para tornar a comunicação por e-mail mais perceptiva, você precisa recorrer ao uso e ao poder da escuta ativa. Por exemplo, envie e-mails que ofereçam ajuda aos membros da equipe quando estiverem passando por uma fase difícil ou aos seus clientes para saber se eles precisam de algum tipo de orientação em relação ao seu produto ou serviço.

Pergunte como você pode ajudá-los para que te entreguem informações que, de outra forma, teriam ocultado. Quando você faz um esforço para ouvir os membros da sua equipe e também seus clientes, você está ganhando sua confiança e respeito.

Além do mais… 

Ao ouvir e ser empático, você tem a vantagem de lidar com os conflitos sem aumentá-los ainda mais. Você deve ter em mente que a comunicação por e-mail pode resolver conflitos muito mais rápido do que o normal, já que a ausência da presença física diminui a tensão entre as pessoas envolvidas.

Mas…

…você deve tomar algumas precauções para que o e-mail seja realmente eficaz.

Como por exemplo:

  • Expresse sua opinião somente no final. O fato é que, se você manifestar seu pensamento ou opinião no início do e-mail é muito provável que isso gere uma atitude defensiva, raiva e frustração por parte do destinatário.

É melhor começar seu e-mail pedindo sua opinião sobre um determinado tópico. Isso ajuda a identificar as diferenças e procurar pontos em comum que permitam uma situação ganha-ganha.

Ao clicar aqui, você encontrará os verdadeiros profissionais que podem criar uma estratégia de comunicação eficaz por meio dos e-mails.

Você só consegue medir os sentimentos das outras pessoas quando tem o controle das suas próprias emoções.  Ao encorajar conversas emocionalmente inteligentes, você pode forjar uma sensação empática.

Quando uma pessoa demonstra empatia, ela contagia a outras pessoas e se torna parte da sua personalidade. Isso cria uma reação em cadeia que se propaga para todos os integrantes da equipe até chegar aos usuários finais.

Esse mesmo truque utilizamos na Workana

Foi assim que aprendemos a gerar essa empatia entre todos os membros da equipe. Agora cada um deles está mais propenso a dar o mesmo nível de liberdade e conforto que experimentam para os usuários finais.

Esse mesmo truque, por sua vez, ajuda os profissionais de Marketing a criar relacionamentos significativos com os usuários finais que transcendem a lealdade.

E, finalmente, a empatia evita o desgaste da equipe, bem como a rotatividade constante de clientes.

4. A psicologia reversa para fazer o trabalho

Às vezes só basta dizer: “Não! Você não pode fazer isso… “

Com um tom levemente condescendente, você pode motivar os membros de sua equipe a realizar “a tarefa”. Com a ambição de provar que você está errado, eles terão toda a motivação necessária para concluir suas pendências.

É assim que a psicologia reversa funciona e pode ajudá-lo a comunicar mensagens que resultam na conclusão efetiva das tarefas.

Mas, eu tenho que fazer uma ADVERTÊNCIA:

Isso se aplica a pessoas que são rebeldes por natureza. Usar esse truque com pessoas ingênuas pode não levar aos resultados desejados. Quando você tenta dizer às pessoas que elas são resistentes ou que não podem fazer algo, você está incitando um senso de perigo à sua liberdade. Por causa disso, eles vão reagir da maneira que você queria inicialmente.

Porém…

Você tem que ter certeza de que sua equipe não descobrirá que está sendo “enganada” com o único propósito de cumprir com o trabalho. Assim como seus clientes não devem suspeitar que você está usando a psicologia reversa para fazê-los comprar. Porque em ambos os casos, você provocará um efeito totalmente oposto ao esperado.

Clique aqui e descubra 6 dicas importantes para suas ações de email marketing

É muito importante levar o processo de forma sutil para que nenhum membro da equipe consiga identificar a verdadeira razão pela qual você está fazendo isso. A psicologia reversa é complicada, mas se você jogar bem suas cartas poderá obter enormes benefícios.

5. Faça sua equipe se sentir especial

Se você prestou atenção ao ler este artigo, notará que em nenhum momento mencionamos a palavra “chefe”. É uma palavra que mostra a superioridade de um indivíduo e a inferioridade de outro em uma dada situação.

Com este “jogo” você cria insegurança e ressentimento entre os membros da equipe. Para uma comunicação eficaz tanto com sua equipe quanto com seus clientes, seus e-mails devem fazer com que todos se sintam especiais e é absolutamente necessário provar que você se importa com eles.

Clique aqui e encontre os especialistas em email marketing que podem ajudá-lo. 

Se uma pessoa enviar e-mails abusivos, você precisa dar apoio à sua equipe. Você deve mostrar aos seus clientes e membros da equipe que considera a dignidade deles acima do dinheiro.

Esses atos incentivam os membros a trabalhar mais e, durante o processo, obtêm retornos mais altos dos seus clientes.

É muito importante usar sua conta de e-mail profissional para construir relacionamentos pessoais com os membros da equipe.

Envie e-mails sobre tópicos que possam ser de interesse pessoal para os membros da equipe ou para os seus clientes. São pequenos gestos como este que fazem com que se sintam mais a vontade para entrar em contato com você e sejam totalmente transparentes quando se trata de demonstrar seus medos, dúvidas e sugestões.

Conclusão

Esses poderosos truques (hacks) psicológicos não só ajudam a melhorar a eficiência da comunicação por e-mail, mas também aumentam a produtividade dos membros da sua equipe e podem triplicar suas vendas.

Esses truques mentais são simples, mas altamente poderosos e tornam sua comunicação por e-mail 100% eficaz. E você conseguirá porque será:

*  Mais humanizado.

* Incentiva a construção de confiança e um vínculo forte.

* Cuida dos relacionamentos e faz a outra pessoa se sentir especial e importante.

Esses aspectos são essenciais para exercer uma influência positiva sobre as demais pessoas e levá-las a realizar uma ação específica.

Para saber mais sobre como criar esse tipo de comunicação por e-mail e obter o alto desempenho da sua equipe, bem como uma alta porcentagem de clientes fiéis.

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Inscreva-se à newsletter da Workana e mantenha-se atualizado