Como usar o WhatsApp para vender mais e duplicar seu faturamento

Hoje em dia todos usam o WhatsApp. O comunicador instantâneo é um dos preferidos do mundo (são mais de 1 bilhão de usuários) e é número 1 no Brasil, onde 120 milhões de pessoas fazem uso do aplicativo diariamente.

Também pudera: o WhatsApp é gratuito e de fácil uso, rapidamente conquistou muita gente, até quem não era adepto desse tipo de coisa. Mas isso não é tudo: você sabia que as PMEs também usam esse aplicativo para vender?

O que era antes uma maneira de realizar ligações, enviar recados, se reaproximar de amigos ou parentes, passou a ser visto também como um mecanismo de vendas e aproximação de clientes em potencial. Afinal, se todo mundo usa, por que sua empresa não usaria?

Muitas empresas têm investido no WhatsApp como ferramenta de trabalho e também de vendas, criando assim uma maior empatia com o consumidor e aumentando seus lucros.

Como usar o whatsapp para vender mais e duplicar seu faturamento / Workana

Hoje te ensinaremos a usar esse aplicativo da maneira correta e efetiva para incrementar seu faturamento.

A tecnologia e as vendas

Não é segredo para ninguém que a tecnologia tem vencido distâncias quando o assunto é compra e venda. Desde a prospecção até o fechamento, as tecnologias móveis e sociais afetam diretamente o faturamento atual.

A proliferação de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mudou muitos aspectos do processo de vendas para sempre. Para os clientes, a capacidade de pesquisar, avaliar e comprar produtos e serviços on-line usando essa tecnologia transformou totalmente a experiência de compra. E o WhatsApp tem sido visto com uma importante ferramenta de venda, graças a todo esse avanço da Internet e tecnologia.

A palestrante e influenciadora digital Ana Tex, por exemplo, utiliza o WhatsApp há bastante tempo e de forma tão eficaz, que transformou sua experiência num curso voltado para marketing e negócios utilizando o aplicativo.

Entre as principais vantagens de aderir aos negócios via WhatsApp podemos citar:

1) A grande aderência no Brasil e no mundo

Como dissemos anteriormente, mais da metade da população do Brasil faz uso do aplicativo, o que torna as chances de seu cliente utilizá-lo muito grandes.

2) É gratuito

Como o cliente não precisa pagar nada por suas mensagens e você também não precisará desembolsar taxas para o uso, vale muito a pena se considerarmos a economia que você fará.

3) É rápido

Muitas vezes, alguns clientes não possuem acesso a e-mails ou mesmo não os checam com frequência. Isso raramente acontece com o WhatsApp. Presente no celular, é quase instintivo que a pessoa cheque suas mensagens várias vezes ao dia. Essa rapidez no acesso torna tudo mais vantajoso. É quase certo que seu cliente sempre verá suas mensagens.

No entanto, o contrário também precisa acontecer. O profissional responsável pela comunicação via aplicativo terá de estar sempre a postos para responder as dúvidas e questionamentos do cliente. O ideal é que o consumidor não espere mais de cinco minutos. E na pior das hipóteses, sessenta.

4) Possui versão web

Outra ótima vantagem é a versão web do WhatsApp. Ela facilita muito a comunicação e também a digitação das mensagens. Assim, o profissional responsável por cuidar das mensagens poderá utilizar uma aba de seu navegador para cuidar do WhatsApp, sem que seja necessário ficar teclando em seu celular – o que é cansativo e passível de erros de digitação.

5) É ideal para PMEs

O WhatsApp é ideal para pequenas empresas porque é econômico e simples, e não demanda grandes investimentos, além de garantir um ótimo retorno em se tratando de comunicação com os clientes e com as vendas em geral. Para quem está começando, o aplicativo é uma ótima ferramenta!

Estratégias para vender via WhatsApp

Abaixo você confere algumas dicas ótimas de como começar a aumentar suas vendas utilizando o WhatsApp:

Concentre-se em um número apenas

O número que será usado para a comunicação entre empresa e cliente precisa ser exclusivo. É normal que você tenha celulares pessoais ou outros números de telefone, relacionados a sua empresa, mas o do relacionamento com o cliente precisa ser único.

Adicione todos os contatos nesse número e comece a administração de mensagens. Vale lembrar que nessa hora é importante contar com um profissional de social media e conteúdo.

Na Workana, você pode encontrar a pessoa ideal que vai saber administrar o tempo e as respostas naturalmente.

Funil de Vendas

É importante começar um “funil de vendas”. Aproveite suas redes sociais e cartões de visita para espalhar a novidade: vocês agora também possuem um contato de WhatsApp. Adicione o máximo de interessados.

Vale lembrar que nem sempre você vai conseguir números grandes e expressivos com todos que adicionar, e é por isso que chamamos essa técnica de “funil”, porque vai se estreitando até que você fidelize determinada quantidade de clientes. Mas claro, você deverá sempre divulgar o canal para que mais interessados façam parte de seus contatos.

Um exemplo criativo de captação de contatos é o que a empresa Colgate fez na Índia. Eles pediram aos consumidores que enviassem selfies suas, sorrindo, para um determinado número de WhatsApp, presente na embalagem do creme dental. O consumidor que enviou a melhor foto pode conhecer a atriz Sonam Kapoor e ainda ganhou uma mudança de visual. E a empresa  ganhou milhares de novos contatos.

Como usar o whatsapp para vender mais e duplicar seu faturamento / Workana

Envie fotos e vídeos do produto

As imagens precisam ser claras e acompanhadas de ótima descrição. Se for do ramo alimentar, por exemplo, envie imagens do cardápio, certificando-se que são de fácil leitura e o cliente vai conseguir visualizar tudo corretamente. Fique disponível para discutir questões relacionadas e tirar as dúvidas que o cliente possa ter. Se enviar vídeos, lembre-se que eles não podem ser muito longos, para que o arquivo não “pese” no celular de seu cliente.

Um designer freelance pode criar imagens e vídeos promovendo os seus produtos ou serviços. Clique aqui encontre milhares de profissionais prontos para te ajudar! 

Tenha cartas na manga, como pequenos textos prontos relacionados à características do produto, por exemplo, para não ter de digitar o texto todas as vezes.

Use linguagem adequada

Esta é, sem dúvida, uma das principais questões em se tratando de comunicadores instantâneos. Você precisa adequar sua linguagem escrita de maneira que transmita a identidade de sua marca (mesmo que ela seja voltada para situações informais), mas de maneira educada e sem erros.

A mesma “voz” que fala com os clientes precisa ser aquela que ele imagina enquanto lê uma mensagem via WhatsApp. Consumidores em geral gostam de perceber as características de cada empresa.

Erros em geral podem depor contra sua empresa e sua marca, e acabar com a vontade do cliente a respeito de seu produto, portanto, muita atenção!

Não faça spam

Não envie mensagens e imagens em exagero, seja sempre moderado. Utilize também estratégias adequadas para cada cliente e produto. Se um determinado cliente comprou um modelo X, e agora você tem disponível um modelo novo, com novas cores ou funcionalidades, lembre-se de oferecê-lo a ele também.

Você pode contar com a ajuda de um profissional especializado em redes sociais para fazer uma pesquisa de público e opinião; com os resultados em mãos, será possível enviar mensagens certeiras e não incomodar seu consumidor.

Imagine receber várias imagens de produtos para cachorros de uma empresa voltada para assuntos PET, mas você só tem um gato. É por isso que as informações prévias de cada clientes são importantes.

Administrador de redes sociais

É claro que você mesmo pode cuidar de seus contatos e mensagens diárias, mas isso não é uma boa ideia em se tratando de otimização de tempo. O WhatsApp precisa trabalhar em conjunto com as redes sociais, blog, site e outros canais de comunicação online. Como dissemos antes, a identidade da marca está diretamente ligada à maneira como o consumidor te enxerga.

Para economizar seu tempo e não deixar ninguém sem resposta, você pode contratar um especialista em conteúdo para redes sociais.

Na Workana você pode analisar a experiência e trabalhos prévios, para escolher de forma segura o profissional ideal que vai cuidar dessa comunicação efetiva para você, sem erros e da melhor forma, representando sua empresa perante o consumidor, do outro lado da tela do celular.

Gostou das dicas? Então, o que está esperando! Comece hoje mesmo a vender seus produtos e serviços por Whatsapp, e desenvolva um relacionamento com os seus clientes!

E se precisar de ajuda, não esqueça que há milhares de profissionais freelance na Workana esperando para trabalhar em seu projeto.

Boa sorte!