Como se tornar um freelancer de destaque em 2019

Especialista da Workana aponta que desenvolver suas habilidades e “sair da caixa” são alguns dos principais pontos para ir além do básico

São Paulo, fevereiro de 2019 – Com a virada do ano, as pessoas renovam as energias e esperanças, assim como fazem promessas para o ano que está vindo. Muitas dessas promessas estão relacionadas à mudança de vida por meio de um trabalho novo ou desenvolvimento profissional, e um reflexo disso é o crescimento da atividade freelance: em 2018, a modalidade cresceu 80%, de acordo com dados da Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina.

Um levantamento realizado pela plataforma aponta, ainda, que profissionais das áreas de suporte administrativo e ao cliente, TI e programação, design, multimídia e marketing, são os mais procurados. E sendo o início do ano um bom momento para quem busca mudar de área, ou se aprofundar, Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, levantou dicas de passo a passo para começar 2019 com uma nova carreira, de forma diferenciada.

1. Conheça e defina as suas habilidades profissionais, além de desenvolver e atualizá-las

Cada profissional freelancer possui suas próprias habilidades. Para se aperfeiçoar, independente da área de trabalho, primeiramente é necessário que o profissional conheça seus pontos fortes, pois autoconhecimento resulta em um desempenho melhor. Depois, o mais importante a fazer é desenvolver e atualizar suas habilidades, para se manter sempre antenado às tendências, e expandir as possibilidades de trabalho. Para isso é necessário se comprometer a estudar, ficar por dentro das tendências do mercado e nunca se acomodar.

2. Pense “fora da caixa” e vá além no que você faz

Para o profissional freelancer crescer, uma boa opção é ir agregando outras práticas complementares aos serviços que já oferece. Um exemplo disso seria algo como um profissional de Marketing aprender Data Analytics ou Big Data. E dessa forma, se mostrar mais completo para o que as empresas estão precisando no momento.

3. Monte o seu portfólio, divulgue o seu trabalho e faça networking

Alimentar o portfólio de forma mais completa, detalhada e sem falsos conhecimentos é a forma mais profissional possível. Usar mídias sociais como Instagram, Linkedin são excelentes meios para divulgar trabalhos, conteúdos, ver e ser visto. Mas além das redes sociais, também vale a pena participar de associações, conferências, feiras e eventos, para também se mostrar presente no “mundo offline”.

4. Defina o valor do seu trabalho

Esta é uma tarefa complexa. É muito comum se auto desvalorizar, com medo de perder aquele job legal. Ele acaba sendo uma combinação de aspectos como a exigência do projeto, com o grau de dificuldade do serviço e, é claro, com o budget do cliente. Na Workana, é possível contar com uma alternativa muito funcional que é a Calculadora Freela, uma ferramenta simples para que o frelancer saiba quanto cobrar. No final, ela mostra qual a média de valor cobrado em sua categoria de trabalho, o que facilita bastante quando o profissional ainda não sabe estipular valores. Outra forma é analisar os concorrentes, ver perfis semelhantes e fazer uma pesquisa do valor cobrado por eles.

5. Formar uma equipe de trabalho

Outro passo em direção ao crescimento profissional é a formação de uma equipe de trabalho freelance. Com isso, é possível desenvolver mais projetos, e de maiores proporções, além de oferecer mais opções de serviços aos clientes.

6. Empreender

Após o profissional formar uma equipe, pode ter chegado o momento de abrir a sua própria empresa. Trazendo novas pessoas para formar uma equipe, é natural que o profissional busque crescer e se profissionalizar como empresa.

Na Workana é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de TI e programação, design e multimídia, tradução e conteúdos, marketing e vendas, suporte administrativo, jurídico, finanças e administração e engenharia e manufatura. Para encontrar, basta acessar o site www.workana.com.

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 250 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 1 milhão de freelancers cadastrados.

 

 

 

Mais informações para a Imprensa

NR-7 Comunicação

Nelson Rodrigues (nelson@nr-7comunicacao.com.br)

Julyana Castro (julyana.castro@nr-7comunicacao.com.br)

Bruno Galo (bruno@nr-7comunicacao.com.br)

Emeline Domingues (emeline.domingues@nr-7comunicacao.com.br)

Flávia Schott (flavia@nr-7comunicacao.com.br)

Tel.: (11) 2344-9100

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated