Como sua empresa pode crescer com o trabalho de freelancers

Levantamento da Workana aponta crescimento de 70% da atividade na América Latina, saiba como trabalhar com esses profissionais

São Paulo, fevereiro de 2018 – O mercado de trabalho vem mudando, e com isso, trazendo novas oportunidades tanto para os profissionais quanto para as empresas. Acompanhando essas mudanças, em 2017 a atividade freelance cresceu 70% na América Latina, de acordo com um levantamento realizado pela Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina. Mas como as empresas podem trabalhar com esses profissionais e agregá-los à sua rotina?

Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, conta que desde pequenas até grandes empresas já vêm optando por incorporar este tipo de mão de obra. “O benefício é duplo: por um lado, os freelancers conseguem obter melhores contratações e fontes de renda lucrativas, além de desenvolver mais ainda suas habilidades. Por outro lado, os empregadores encontram profissionais adequados às necessidades de cada um de seus projetos”, aponta Bracciaforte.

O executivo destaca também que a modalidade possui benefícios que vão além de uma simples facilidade de contratação, mas também permitem às empresas que encontrem pessoas que possam trazer inovação e ideias criativas, além de trabalharem com agilidade e sob demanda.

Para ajudar as empresas que buscam trabalhar com profissionais freelancers, Guillermo Bracciaforte revela as principais estratégias:

#1. Buscar freelancers para soluções criativas

Muitas vezes as empresas têm dificuldade para realizar projetos inovadores ou encontrar soluções para antigos problemas. Os profissionais que trabalham como freelancers contam com uma boa experiência por ter trabalhado com uma grande diversidade de projetos e empresas.

Normalmente, são especialistas em sua área e, às vezes, também possuem habilidades que lhes permitem destacar-se em outros setores, o que pode ajudar a encontrar uma solução criativa para o seu negócio. Por isso, uma boa estratégia é conversar com o freelancer e entender as diferentes possibilidades de execução para um mesmo projeto.

#2. Dar-se a oportunidade de experimentar

Todos os projetos de uma empresa podem ser aperfeiçoados. Estar predisposto a experimentar, aprender, idealizar e encontrar soluções é uma excelente estratégia para conquistar melhores resultados. Com isso, além de realizar as tarefas solicitadas, esses profissionais podem oferecer ideias inovadoras para processos já estabelecidos.

Se o profissional fizer uma proposta que foge do escopo tradicional da empresa, pode ser interessante aceitá-la e entender, na prática, se funciona. Os riscos são pequenos, mas as chances de inovar são grandes.

#3; Encontrar talentos tem seus custos

Como tudo nesta vida, se leva o que se paga: muitas vezes, escolher um profissional apenas pela tarifa mais barata pode trazer consequências negativas à qualidade do produto final. A relação qualidade-preço pode ser um aspecto negociável; porém, é importante considerar que um profissional com melhores ingressos econômicos pode ter acesso a uma melhor qualidade de vida e conseguir melhores resultados na realização dos trabalhos solicitados. Conversar bastante, avaliar o portfólio e conhecer bem o profissional, independente do valor cobrado, permite que seja feita uma escolha mais assertiva de acordo com o perfil da empresa.

#4. Conversar com o freelance para coordenar o projeto

Uma boa comunicação é peça-chave para o sucesso de todo trabalho. Manter um diálogo agradável e focado no projeto é de grande importância para realizar o projeto da maneira desejada.  Antes de contratar a pessoa que irá realizar o trabalho, é importante assegurar-se de comentar as ideias que precisam ser concretizadas no resultado final.

A empresa também deve perguntar se o profissional possui disponibilidade, se conta com as habilidades necessárias e o tempo adequado para realizar o trabalho. Assim é possível evitar escolher alguém que não poderá cumprir com o acordado. É essencial investir este tempo, dinheiro e esforço em um profissional que consiga concluir, em tempo e forma, o trabalho solicitado.

Na Workana é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de TI e programação, design e multimídia, tradução e conteúdos, marketing e vendas, suporte administrativo, jurídico, finanças e administração e engenharia e manufatura. Para encontrar, basta acessar o site www.workana.com.

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com quatro anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de 230 mil projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de um milhão de freelancers cadastrados.

 

 

 

Mais Informações para a Imprensa

NR-7 Comunicação

Julyana Castro (julyana.castro@nr-7comunicacao.com.br)

Emeline Domingues (emeline.domingues@nr-7comunicacao.com.br)

Tel.: (11) 2344-9100

Faço parte da equipe de Content e PR da Workana. Redatora, tradutora, web designer, apaixonada por aprender, empreender e viver.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated