5 dicas para criar conteúdo valioso e fidelizar a sua audiência

5 dicas para criar conteúdo valioso e fidelizar a sua audiência

Gerar conteúdo valioso é essencial para atrair e fidelizar a sua audiência: a maioria dos usuários está saturada de informação; eles estão cada vez mais exigentes, e o conteúdo de qualidade assegura que o seu público alvo se envolva mais, interaja mais e compartilhe mais. Compilamos aqui 5 dicas que vão te ajudar a gerar conteúdo super interessante, que te faça subir um degrau acima dos seus concorrentes.

conteúdo_valor

Identifique a sua audiência

É fundamental que você conheça a sua audiência, e a quem pode facilitar que você chegue mais rápido a ela. É para todos eles que você precisa se direcionar ao gerar conteúdo criativo. E, como sempre falamos de pessoas, é importante que você identifique as suas problemáticas e necessidades.

Personalize os conteúdos

Uma vez identificada a sua audiência, se você conseguir personalizar as suas mensagens com base nos subgrupos para os quais está falando, já terá meio caminho andado. A verdade é que hoje em dia você conta com muitas ferramentas automatizadas para poder consegui-lo 😉 Crie conteúdos específicos utilizando títulos diferentes, informações e call to action, com base nas necessidades do seu público e o “estado de compra ou interação” no qual se encontram.

Interatividade e engagement em primeiro lugar

Para melhorar e enriquecer a experiência do seu consumidor, você deve poder dar um passo mais além: o objetivo já não é gerar mais e mais leads, mas sim desenvolver engagement e interatividade GENUINOS. Se você optar por conteúdo que envolva os seus usuários pelo lado emocional, e de forma interativa, eles conseguirão reter muito melhor a informação. Somado a isto, a informação se torna muito mais relevante, interessante e útil.

Feedback… ida e volta

Se você conseguiu gerar interatividade, já existe um diálogo, uma ida e volta, uma experiência personalizada e muito mais efetiva. Grande passo (compare, por exemplo, com ver um vídeo ou jogar um vídeo game). Você estará contando a história da sua marca ou produto de uma forma mais contundente. Mas, atenção: o fato de ser online não significa que seja interativo. Interativo é quando existe esta retroalimentação permanente de um lado e do outro, seja aplicativo, rede social, ou outro meio.

Reutilize conteúdos

Em um relatório recente da Forbes foi citado que 69% dos CEOs acreditam que as suas companhias gastam dinheiro em atividades de marketing redundantes. E é provável que os marketeiros estejam de acordo 😀 Em uma enquete do MarketingProfs, foi descoberto que 86% dos CMOs também estavam buscando formas de readaptar o conteúdo a diferentes plataformas dentro dos próximos 12 meses, sem precisar recriá-lo ou dar um novo formato. Conselho? Reutilize e readapte o mesmo conteúdo de marketing para diferentes suportes, dispositivos ou canais (smartphones, tablets, sites, telas touch, etc), e para diferentes circunstâncias (reuniões de vendas, sessões de treinamento, apresentações corporativas, etc). Resultado? Custos controlados e a mesma mensagem unificada e muito mais efetiva.

E para encerrar, não se esqueça que combinar textos e imagens é um método super efetivo (ao envolver múltiplos sentidos, aumenta o nível de retenção da informação). Um recurso amplamente utilizado são as infografias, por exemplo. Então, combine uma imagem atrativa, bem visual, com um texto complementar que reforce a mensagem, e assim você irá gerar muito mais impacto em seu leitor.

Cinco ideias simples e efetivas para gerar conteúdo valioso e melhorar a experiência do usuário.

Você precisa contratar um expert em Marketing de Conteúdo? Não deixe de consultar a lista de profissionais especializados que temos na Workana. Publique o seu projeto! De forma simples e rápida um profissional qualificado poderá te ajudar a aumentar o seu número de usuários, gerar engagement e fidelizá-los. 😉 Muitas empresas conseguiram através da Workana!

Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *