A importância do desenvolvimento de novos produtos para a sobrevivência das PMEs

A importância do desenvolvimento de novos produtos para a sobrevivência das PMEs

O desenvolvimento de novos produtos é crucial para que as PMEs possam fazer frente às grandes empresas. E hoje em dia você tem ao alcance da sua mão a solução que precisava: profissionais freelance altamente capacitados que podem  te ajudar a desenvolver modelos, protótipos e produtos.

novos_produtos

Sem dúvidas há muito o que absorver em sua própria equipe, mas também há muitas outras tarefas que você poderá delegar a profissionais especializados que podem acrescentar sua visão e talento. E isto vale para cada uma das etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos, sem importar se são físicos ou digitais.

Está pronto para fazer de suas ideias as inovações de amanhã? Te contamos um pouco mais sobre as diferentes fases que engloba o desenvolvimento de novos produtos, e o mais importante: como contar com a assessoria de profissionais freelance pode marcar a diferença em cada etapa.

Baseado na estratégia que a sua empresa segue, este é o passo número 1 para desenvolver o seu produto: definir o que você vai fazer. É importante que você tenha em claro qual é a necessidade do mercado que pretende cobrir e, sobretudo, qual problema dos seus usuários/clientes você solucionará. Compreenda qual é o perfil do seu público alvo, e por fim, quais características o seu produto deveria ter. O ideal é contemplar várias alternativas para depois escolher uma. Em seguida, estabelecer a viabilidade de cada uma, fazer a sua escolha final, e definir os materiais e as tecnologias que irá utilizar.

Quais profissionais podem te ajudar? Nesta etapa, a assessoria de especialistas em investigação de mercado, planejamento, análise comparativa de produto, e comercialização, pode ser a chave para poder avaliar qual caminho é o mais favorável.

Design e Teste

É o momento de definir formalmente o produto, as características que ele terá e as suas especificações técnicas. Determine de quais materiais precisará, como será o processo de produção, e as técnicas que você aplicará. Uma vez desenhado o produto, vem a fase de teste, para a qual os modelos, maquetes e protótipos costumam ser muito úteis. Assim, você poderá comprovar as características técnicas e de certa forma “validar” o seu produto, a um custo muito menor.

Quais profissionais podem te ajudar? Contratar, por exemplo, um designer especialista em modelo 3D e desenho técnico, pode ser essencial nesta etapa. O mais importante é que você possa verificar o design nas condições de uso mais realistas possíveis.

Produção

Aqui já entramos no desenvolvimento do projeto em si. É o momento de contemplar também como vai produzi-lo, com quais meios, e como vai distribui-lo. Também é importante considerar se é necessário adquirir mais recursos e ferramentas de produção.

Quais profissionais podem te ajudar?

Nesta etapa de desenvolvimento, pode ser útil contar com a assessoria de gerentes de projetos, engenheiros especializados ou desenvolvedores (no caso de projetos de TI), que possam te dar uma visão profissional para que possa otimizar o processo de produção de ponta a ponta.

Introdução no mercado

É momento de lançar o produto no mercado. Contempla também a distribuição, comercialização e ações de publicidade e promoção. Aqui você deverá colocar em prática as estratégias de marketing que ajudarão a promover o seu produto, e sempre monitorar o mercado para ir medindo como reage e se é necessário fazer alguns ajustes no produto ou no serviço oferecido.

Quais profissionais podem te ajudar? Nesta fase, pode ser útil optar pela assessoria de especialistas em Comunicação, Marketing, Publicidade, e inclusive Atenção ao Cliente.

Com a Workana é muito mais fácil desenvolver novos produtos, porque te apoiamos durante todas as etapas do processo com profissionais especializados, sem precisar que você amplie a sua estrutura fixa. Publique agora mesmo o seu projeto e em breve começará a receber propostas! É a sua grande oportunidade de impulsionar o seu negócio. 🙂

Autora: Jesica Mraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *