Assistente 3.0

Assistente 3.0

Há pouco mais de um ano tomei uma decisão ao me tornar independente de um trabalho estável.

Um tanto arriscada, talvez, considerando a situação política e econômica do meu país… Ao princípio, foram muitas as críticas que recebi, mas foi maior ainda o apoio, e foi graças a isso que dediquei grande parte do meu tempo a investigar o mercado de trabalho no meu país e avaliar em que área poderia me especializar. Frequentemente, na maioria das empresas médias, chega um ponto onde nós conseguimos estabilidade em nosso desenvolvimento e nos esquecemos de que o universo é infinito.

Estamos a um clique de distância de ter infinitas oportunidades para crescer e aprender profissional e pessoalmente.

Com o passar das semanas, notei que muitas empresas precisam de pessoal para uma atividade específica que pode ser realizada de maneira remota com um profissional que ofereça suporte administrativo, e foi assim que conheci plataformas como a Workana, onde mediante um vínculo com o meu perfil no LinkedIn comecei a dar a conhecer o meu trabalho não só a nível local, mas também a nível internacional.

Entre buscar e buscar projetos para realizar, observei que a maioria são relacionados com marketing digital (algo que captou tanto a minha atenção que estou me disciplinando e refrescando os meus conhecimentos graças a novas tecnologias), por isso me dediquei a reinventar o conceito de suporte administrativo que oferecia: não só realizar atividades administrativas, mas também de outra índole que possa executar de maneira virtual e satisfazer os meus clientes.

Sou Assistente 3.0.

Trata-se de um processo de aprendizagem contínuo no qual devemos estar sempre informados sobre as mudanças que ocorrem no âmbito em que estamos nos desenvolvendo a fim de poder oferecer um serviço de qualidade para os nossos clientes.

E por que 3.0? Simples. Assim como tudo no universo, a tecnologia evolui e nós vimos nos últimos anos a mudança que ocorreu na internet e seu impacto no âmbito profissional. Essa mudança nos permitiu trabalhar a partir de qualquer lugar, contando apenas com um notebook, PC ou Smartphone, e acesso a internet.

Como tudo, tem as suas vantagens e desvantagens. Para o cliente representa uma economia de tempo, pois contrata diretamente um profissional qualificado para o trabalho e elimina a burocracia administrativa que representa o processo de contratação, o qual as vezes limita o início imediato de alguns projetos que são mais urgentes.

Para nós, como profissionais, nos dá a liberdade de definir o tempo que dedicaremos a cada projeto de acordo com o que o cliente requer e isto nos permite dedicar mais tempo às nossas atividades pessoais (algo que muitas vezes descuidamos quando estamos em um trabalho fixo onde sabemos a hora que entramos, mas não a hora que saímos, como era o meu caso).

A principal desvantagem e por sua vez uma vantagem, é a segurança e garantia, tanto para o cliente quanto para o profissional. Segurança em receber o trabalho esperado, proteção e confidencialidade dos dados do trabalho, garantia de receber o pagamento pelo trabalho que foi realizado, entre outras. Para isso, as plataformas de trabalho remoto criam os seus sistemas de suporte ao usuário, onde constantemente estão realizando seguimento de cada caso e se encarregam de oferecer a segurança que tanto precisamos. Ai está a importância de que toda a comunicação ocorra dentro da plataforma, porque é a nossa garantia diante de algum inconveniente.

O dinheiro não compra a felicidade.

Está claro, existem outras vantagens relacionadas a liberdade financeira, mas como diz o ditado “o dinheiro não compra a felicidade”. É algo necessário para poder suportar gastos, mas é secundário: para poder viver, primeiro temos que nos sentir tranquilos, felizes, a vontade com o que fazemos, pois de nada serve ganhar milhões se não nos sentimos satisfeitos com o que estamos fazendo.

Por tudo isso, me apaixonei por esta nova etapa da minha vida e estou me dedicando ao máximo para ser uma Assistente Virtual. Realizo distintas atividades como telemarketing, e-mail marketing, busca de informações na internet, redação de planejamentos de trabalho, elaboração de bases de dados, data entry, design de imagens para catálogo de vendas, entre muitas outras.

É o trabalho do “futuro”, mas e quando será o futuro?

É neste instante, enquanto lemos estas linhas. O mundo avança a um ritmo bem acelerado, e precisamos estar atualizados quanto a novas tecnologias, e não podemos ficar para trás, a cada dia são mais as empresas que geram trabalhos mediante a terceirização de serviços online. Por isso, é importante que nós como profissionais sejamos organizados e proativos.

Enquanto escrevo estas palavras sorrio, pois me vem em mente a minha carreira, Administração, e os seus pilares: Planejar + Organizar + Dirigir + Executar + Retroalimentar, e o que representam estas siglas: P.O.D.E.R.

Ter o PODER de decidir e escolher trabalhar no que nos apaixona, o PODER de por todo o nosso potencial em nosso trabalho para que seja excelente a cada dia, o PODER de deixar fluir os nossos neurônios e deixar a criatividade voar.

Para fazer tudo o que faço, tenho que estar atualizada com as ferramentas que a tecnologia nos oferece. Para mim, é primordial que o meu cliente conte com um e-mail do Gmail ou uma conta no Dropbox com a qual possamos compartilhar os documentos com os quais estamos trabalhando e possa ver os avanços online. A minha segunda ferramenta é o Evernote, na qual estou escrevendo este blog post através do meu celular, por exemplo, e sempre posso usá-la para escrever quando tenho ideias enquanto trabalho em outro projeto (e assim não esquecer mais tarde). Outras que fui conhecendo com o passar do tempo são: Trello, Asana e Basecamp para organizar e compartilhar com quem trabalho, e muitas outras.

Como freelancer, aprendi que pouco a pouco, com o nosso trabalho, vamos criando uma marca, a nossa marca pessoal, nossa reputação, influência nas redes sociais e rede de contatos com os quais nos apoiaremos para continuar crescendo. Sempre estamos em um processo de aprendizagem contínuo e é assim como, com o passar do tempo, vamos gerando confiança em nossos clientes e seguidores, pois o trabalho 3.0 chegou para ficar e nos oferece excelentes experiências todos os dias.

Bárbara Elena Ramírez é Assistente Virtual destacada na Workana, Conheça o seu perfil!

Anime-se a começar o seu empreendimento criando um projeto na Workana, seja com a ajuda de outros freelancers experts em diferentes áreas ou também lançando-se como profissional independente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *