Projeto por horas: Como funciona e quais são as suas vantagens?

Projeto por horas: Como funciona e quais são as suas vantagens?

Na hora de publicar ou escolher um projeto, o tipo de contrato é um dos pontos que mais gera dúvidas. Qual é a melhor opção?

Aqui te mostraremos os detalhes mais importantes dos projetos por horas, quando defini-los, quais são os pontos que devemos levar em conta e o que fazer para poder realizá-los de maneira satisfatória.

Quando é melhor optar por um contrato por horas?

Quando as tarefas e o trabalho a ser realizado é algo concreto e já definido, o melhor é optar por um projeto por preço fixo. Desta maneira, é possível fixar o trabalho a ser executado, o prazo e o valor antes de iniciar o projeto, e liberar os fundos somente depois de receber o trabalho.

Agora, quando o projeto tem uma duração mais longa, quando as tarefas a desenvolver podem mudar conforme o avanço do trabalho, o ideal é optar por um projeto por horas. Nestes projetos, um valor/hora é combinado com o profissional e as tarefas vão sendo passadas a medida que se fazem necessárias.

Como funciona um projeto por horas?

  • As tarefas a realizar são estabelecidas
  • O profissional realiza as tarefas e registra as horas no diário de trabalho junto com a descrição do que foi feito.
  • O cliente revisa o trabalho e as horas registradas pelo profissional e aprova as horas.
  • O valor é debitado do método de pagamento estabelecido pelo cliente e os fundos correspondentes são enviados para o perfil do usuário.

Estes projetos não têm uma data final e são especialmente indicados para facilitar o processo em projetos que podem ir mudando ou que tem uma longa duração.

Quais são os benefícios deste tipo de projetos?

Como eu disse antes, os benefícios deste tipo de projetos são muitos:

  • Não tem uma data de encerramento, por isso a sua relação de trabalho pode ser estendida pelo tempo que for necessário
  • Como o pagamento é feito de acordo com o valor/hora fixado pelo profissional, qualquer atividade ou tarefa pode ser conversada com o cliente e adicionada sem problemas e sem a necessidade de abrir um novo projeto ou efetuar um pagamento direto.
  • Utilizando o Workana Time Report ambas as partes podem trabalhar com a segurança da nossa garantia. Este programa, além de oferecer tranquilidade ao cliente mostrando o trabalho que o profissional realizou durante as horas registradas, também oferece tranquilidade ao profissional, que pode registrar o que acontece de maneira automática.
  • Fortalece a relação de trabalho. Se o projeto é realizado de maneira satisfatória, o mesmo pode ser prolongado, mantendo uma estabilidade de trabalho para o profissional e evitando que o cliente tenha que realizar uma nova busca para cada tarefa que o seu negócio necessite.

O que é preciso levar em conta para poder transcorrer e finalizar satisfatoriamente um projeto por horas?

Nos projetos por horas, não é necessário estabelecer de antemão tudo o que será realizado, mas é necessário definir algumas coisas:

  • Dentro de qual área o projeto será realizado (por exemplo: um assistente virtual para coordenar agenda/planilhas de excel contábeis/reserva de passagens, etc., ou um community manager para administrar as redes sociais do cliente e promover campanhas para posicionar a empresa, etc). Assim, o cliente pode selecionar o profissional que possa atender pedidos relacionados e não se encontrar na metade do caminho com tarefas que não tenham a ver com a área do profissional escolhido.
  • Estabelecer um valor/hora do profissional. Durante a negociação, é importante que o profissional estabeleça alguns valores aproximados para cada tarefa. Isso ajudará também a fazer com que o cliente possa avançar com os pedidos de trabalho tendo uma ideia do que custará. Por exemplo: se é um projeto de redação e o cliente vai pedir 10 artigos de 500 palavras, sabe que o valor que será de 10 a 13 horas de trabalho no projeto.
  • Traçar o rumo geral do projeto antes de iniciá-lo: coordenar como será a comunicação e o feedback, aproximadamente quantas horas serão necessárias por semana, se haverá entregas diárias/semanais/mensais, e qualquer detalhe geral para começar a trabalhar.
  • Utilização do Workana Time Report (WTR): para estes projetos, damos ênfase na utilização deste programa para que ambas as partes tenham mais segurança. O profissional conta com a opção de registrar as horas manualmente no diário de trabalho, mas é importante esclarecer que apenas as horas registradas com o Workana Time Report contam com a Garantia da Workana. Este sistema é muito fácil de ser utilizado: o profissional baixa o programa diretamente do site Workana Time Report e faz login com o seu usuário da Workana. O sistema conta com um cronômetro que se inicia quando o profissional indicar, e durante o tempo em que está logado e trabalhando neste projeto, o programa fará capturas de tela mostrando o trabalho e adicionará as capturas automaticamente ao Diário de Trabalho junto com a quantidade de horas trabalhadas.
  • Quando surgirem novas tarefas, é importante que cliente e profissional conversem antes sobre o que é necessário fazer e quanto tempo vai levar para o profissional realizá-las para que, além de dar uma ideia do valor do serviço ao cliente, que o profissional possa se manter alinhado com os requisitos do cliente e não perca o foco em nenhuma outra tarefa do mesmo projeto.
  • Lembrar de finalizar o contrato quando os serviços do profissional não sejam mais necessários e qualificar a contraparte =) . Se o projeto for finalizado (e não houver horas pendentes de aprovação ou de pagamento), o cliente poderá finalizar o contrato de maneira bem simples através da página do projeto, apenas clicando no botão “Contrato” e em seguida em “Encerrar contrato”. Desta maneira, o projeto é encerrado e as partes podem se qualificar.

Há muitos projetos que podem ser realizados com este tipo de contratos: desde redações ou assistência virtual até programação ou design. Praticamente qualquer projeto pode ser realizado desta maneira, principalmente se você colocar em prática as nossas recomendações. E você, o que está esperando para publicar o seu projeto por horas?

Se ainda restam dúvidas, você, pode ver este artigo para que saiba qual pode ser o melhor tipo de projeto para o seu caso.

Pâmela Miranda é Account Manager da Workana Partners. Conheça o seu perfil aqui!

Anime-se a começar o seu empreendimento criando um projeto na Workana ou se lançando como profissional independente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *