Conselhos para publicar um projeto

Como fazer com que o projeto que você publicar na Workana receba propostas dos melhores freelancers? Na hora de buscar alguém que trabalhe em uma ideia ou necessidade do seu negócio, é essencial a comunicação clara para assegurar que os candidatos sejam as pessoas apropriadas.

Boas práticas a seguir na hora de publicar um projeto

Especifique as habilidades exigidas

O que você está buscando? Um programador PHP? Um redator criativo? Uma das mais importantes vantagens de ser específico em relação às habilidades e experiência necessárias é que seu projeto fica mais fácil de ser encontrado pelas pessoas que se encaixam nesses requisitos.

Defina um prazo de entrega esperado

Isso ajuda a dar aos candidatos uma ideia concreta da velocidade que você espera ou da urgência que você tem para esse projeto, pontos chave na hora de definir disponibilidade e tarifas.

Esclarecer o que o projeto deve incluir – e o que não deve incluir

Se, por exemplo, você está procurando um profissional para desenvolver um site de e-commerce, seria bom esclarecer se os textos e imagens deverão ser fornecidos pelo cliente ou pelo profissional. É muito comum que certos projetos, para um resultado completo, precisem de tarefas ou materiais complementares. Podem ser textos, um briefing conceitual, uma palheta de cores… É sempre necessário esclarecer especificamente o que deve ser entregue pelo freelancer e o que será fornecido pelo cliente.

Informe qual tecnologia deve ser utilizada

Muitas vezes, não se pode escapar desse requisito – é crucial que essa informação fique bem clara. Em projetos de desenvolvimento de software, o profissional pode usar uma certa linguagem de programação; em projetos que envolvam texto, como traduções ou redação, o freelancer pode precisar trabalhar com um arquivo do Word, uma plataforma online ou entregar em PDF, por exemplo; em projetos de design, você pode ter que especificar qual software deve ser usado, Adobe ou outra alternativa.

Defina a entrega esperada

Em linha com o ponto anterior, é importante detalhar concretamente o que você espera que seja entregue. Se é um arquivo PDF, um software funcionando, três propostas de logomarca ou um HTML, por exemplo. Esse ponto passa uma ideia definida das expectativas com as quais os freelancers deverão cumprir.

Dê exemplos

Sempre que puder, dê exemplos do que você espera como resultado ou exemplos que sirvam de guia para o profissional. Poder ver algo já feito ou funcionando ajuda muito os freelancers a avaliar se suas habilidades são adequadas para o projeto e para definir quanto trabalho terão na realização das atividades.

Post original: Alejandro Kikuchi
Tradução e adaptação: Analuísa Bessa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *