Conselhos sobre SEO para sites em WordPress

Hoje estreamos um novo post de convidado 🙂 A Lorena Buthet, formada em Comunicação Social e apaixonada pelas ferramentas para geração de conteúdos online, compartilhou conosco um post sobre técnicas de SEO para sites desenvolvidos em WordPress. Não perca as suas dicas!

——————————–

Atualmente as PMES estão descobrindo a verdadeira dimensão das oportunidades que o mundo digital oferece, tanto para gerar branding quanto para aumentar o volume de suas vendas. Contar com um site em WordPress se torna uma opção muito atraente para estes clientes, já que oferece diversas possibilidades de design e funcionalidades, e fundamentalmente porque é simples de auto gerenciar, variável muito requerida.

Segundo um estudo do Pew Internet, 92% dos usuários acessam a informação através dos buscadores, o que confirma que um site funcional e esteticamente, mas mal posicionado nos motores de busca, limita em grande número a quantidade de tráfego, pondo em risco a busca pelos objetivos.

conselhos SEO wordpress
Fonte: Pixabay

Para não descuidar a enorme quantidade de visitas/clientes em potencial provenientes do Google, recomendamos algumas ações que podem ajudar a melhorar o posicionamento de sites criados em WordPress

1-  Envie a URL e um sitemap ao Google.

Isto fará com que o principal buscador indexe, classifique e melhore o rastreamento dentro dos resultados, conheça a estrutura do site e leve em conta as atualizações. Um plugin útil para gerar um sitemap em WordPress é o Google XML Sitemaps. Entre os seus benefícios encontramos a simplicidade na hora de configurá-lo e um intuitivo painel de controle. Outro plugin mais completo é o WordPress SEO ByYoas, o qual além de criar um sitemap, permite colocar palavras-chave nas páginas, entre outras vantagens.

Para enviar a URL e o sitemap, acesse as ferramentas para webmasters.

2- Gere conteúdo otimizado para dispositivos móveis.

Desde o dia 21 de abril de 2015, o Google começou a penalizar os sites que não estão preparados para dispositivos móveis, diminuindo o seu ranking em relação àqueles que estão. O Google não menciona diretamente o design responsivo, mas escolher um template de WordPress Responsive economizará tempo e gerará mais tráfego.   

3- Inclua em seu site um blog no qual poderá publicar informações criativas e originais.

Criar artigos com muita informação, bem escritos, utilizando palavras-chave e gerando links internos ajudará não só a oferecer conteúdo de qualidade para os usuários, mas também a melhorar o posicionamento nos buscadores.

4-    Envie o site para diretórios importantes e tente adquirir links em sites externos.

Um diretório ao qual você pode enviar a sua URL é o Open Directory Project. Nele são listados e categorizados os links para sites. É um dos mais importantes a nível mundial e pode acrescentar um link extra de qualidade.

Por último, lembre-se de que o Google e o WordPress se dão muito bem e esta é outra vantagem importante. Com uma estratégia adequada e boas práticas, aparecer nos primeiros lugares dos buscadores será um objetivo que poderá ser alcançado.

Autora: Lorena Buthet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *