Muito com pouco: 5 chaves para desenvolver projetos de baixo orçamento

O que acontece quando precisamos terceirizar um projeto, mas estamos com o orçamento limitado? Como podemos ser inteligentes e ágeis na hora de utilizar os recursos que temos? Alejandro Gonzalez, nosso executivo comercial estrela, compartilha 5 dicas chave para alcançar a máxima eficiência no processo e um resultado de qualidade.

———————–

Ryan Ritchie
Ryan Ritchie

“A eficiência é a capacidade de conseguir o efeito em questão, com o mínimo de recursos possíveis viáveis”.  Esta definição é tão certa e valiosa como encontrar uma solução “simples” para um problema complicado.

O certo é que, focando a nossa atenção e energia nos principais aspectos dos nossos objetivos, vemos que o caminho pode se alinhar com as decisões corretas.

Neste artigo, deixamos 5 conselhos que podem ajudá-los a se conectar com o núcleo de suas buscas e assim encontrar a maior eficiência para concretizá-las através de uma porta sem fronteiras, como é a Workana.

Quero propor um breve exercício comercial.

Imagine que somos donos de uma loja de roupas onde a qualidade dos tecidos impera sobre a quantidade de modelos que temos para vender. Por isso, devemos focar a nossa venda em nosso ponto forte e dirigir todo o nosso discurso para esse lugar.

Certo dia, entra um possível cliente com a predisposição de um prospecto que se encontra aberto e disponível para receber o serviço e à venda. O cliente nos diz que a sua filha faz aniversário e lhe pediu que se vestisse como um príncipe. Ele pega um foto do seu bolso, a qual mostra um príncipe sorridente e usando uma roupa com 4 botões (dois de cada lado).

Este é um modelo de roupa que não temos e uma necessidade que não podemos satisfazer. Mas, se focarmos a nossa atenção em algo simples, pensaremos que o cliente deseja parecer um príncipe, e nisso nós podemos ajudar com as nossas roupas.

O importante para ser eficiente: identificar o ponto de inflexão do nosso interesse.

  1. Começar com uma amostra preliminar da nossa ideia

Na hora de nos encaminharmos em um novo projeto, devemos sempre identificar o foco mais importante. Se temos uma grande ideia de um desenvolvimento inovador, mas ainda carecemos de recursos para desenvolvê-la em sua totalidade, podemos criar um esboço de qualidade para apresentar a possíveis interessados sem precisar embarcar em um processo gigante às cegas.

  1. Esboços preliminares para esclarecer o panorama

Assim como escrever as nossas ideias e “tirá-las do papel” lhes dá entidade, visualizá-las ajuda muito a torná-las palpáveis. Que o primeiro passo não seja o maior, não quer dizer que não seja o mais importante. Muitas vezes, para saber o que queremos, primeiro precisamos experimentar e descartar. Um recurso muito prático para este primeiro approach é contratar um profissional por um orçamento básico, para que ele crie amostras ou esboços da nossa ideia e depois possamos avançar com maior firmeza.

  1. Tarefas simples, mas importantes

No processo de desenvolvimento de uma ideia, ter em mente o produto que queremos criar é tão importante como o ambiente em que vamos realizar. Muitas vezes, somos conscientes do quão importante é analisar o contexto, mas nós adiamos. Uma grande alternativa de baixo custo e acessível através da Workana é contratar um “Assistente Virtual que se encarregue de conseguir informação influente para o nosso produto, administrá-la e apresentá-la para que nos sirva de referência em nosso negócio. 

  1. Detectando talentos

Em plataformas de trabalho como a Workana, para os profissionais que estão começando, é muito importante conseguir estrelas de clientes para subir de posições no ranking e conseguir maior exposição. Por isso, é possível encontrar excelentes profissionais que flexibilizam seus honorários a fim de conquistar sua primeira qualificação e assim demonstrar o seu potencial. Entretanto, o mais recomendável é que o cliente tenha experiência em outros projetos, para que uma das partes tenha maior conhecimento sobre o uso da plataforma e a forma de trabalho.

  1. Precisão é a chave

Sempre que formos precisos com o que buscamos, poderemos encontrar mais rápido o veículo mais eficiente para alcançar esse objetivo. Seja quando precisamos desenvolver um site, um aplicativo, um design criativo, uma tarefa de conteúdos ou administrativa, quanto mais precisos formos a respeito do que precisamos, mais afinado será o orçamento dos profissionais e mais específica será a tarefa. Isto implica redução de prazos e custos. 

Sempre se deve ter em mente que, quando se conta um orçamento limitado, é vital explicar aos profissionais as prioridades, para que proponham caminhos alternativos para acessar a um resultado de valor; e confiar na seriedade de suas contribuições, caso tenham um perfil destacado.

Ao mesmo tempo, lembre-se que:

  • Não se pode criar um amazon.com por U$D 500;
  • Ninguém pode salvar o mundo em 48 horas;
  • Uma Mercedes Benz por U$D 10 – que vem sem um motor -, tem lógica.

Precisamos ser inteligentes e ágeis com os recursos que contamos e não forçar o contexto a se adaptar a nós.

Um exemplo: o valor de Dom Quixote, desencadeado ao lançar-se incansavelmente contra os moinhos, nunca fez com que estes se convertessem em monstros gigantes, dando a razão ao perigo que ele via.

Autor: Alejandro Gonzalez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *