Design de aplicativos móveis: 4 tendências que chegam pisando forte

Design de aplicativos móveis: 4 tendências que chegam pisando forte

2015 está carregado de razões para continuar apostando no design de aplicativos móveis.

Não só porque existem quase tantos dispositivos móveis quanto pessoas, ou porque o setor de design de aplicativos móveis é um dos que está experimentando mais crescimento nestes momentos; mas também porque cada vez mais usuários acessam conteúdo através do seu smartphone e porque a cada dia mais empresas estão descobrindo isso e apostam em criar um app que lhes permita chegar mais fácil e rápido aos consumidores.

aplicativos_móveis

Mas, até onde vai a tendência quando falamos de design de aplicativos? Há algo que ainda pode nos surpreender? O que levar em conta ao criar um app?

Estas são algumas das tendências que estão dando o que falar em 2015, e que você deveria levar em conta se está pensando em criar um aplicativo:

4 tendências em design de aplicativos móveis

1.      Aplicativos coloridos

Em 2015 se pode ver uma clara aposta em potencializar o uso das cores no design dos aplicativos móveis, utilizando-as como base para criar um app.

O motivo é muito simples: a cor tem um efeito muito importante na experiência de um usuário no aplicativo, pois cria ânimo, e apostando fortemente nela se pretende criar personalidade dentro do aplicativo, seja amistosa, divertida ou elegante.

2.      Responsive design

Não há nada mais incômodo do que entrar na versão móvel de qualquer site e esta não estar adaptada para dispositivos móveis, fazendo com que seja impossível navegar e acessar os conteúdos.

Por isso, o responsive design está se convertendo em um aspecto obrigatório para qualquer novo projeto. E não só por questões de usabilidade, mas também de rentabilidade.

É que além de ser um conceito chave no mundo do design de apps, o responsive design permite fazer com que um só design se ajuste a diferentes dispositivos (seja de qualquer smartphone ou tablete), o que oferece um maior número de usuários como resultado.

3.      Design planos

Ainda que as tendências vão e vem, parece que o design plano ou flat design chegou para ficar. Pelo menos durante 2015.

Trata-se de um design minimalista no qual predominam as linhas lisas e simples, sem frescuras e em tons sutis.

Além disso, o design plano usa fontes simples, amplas e estreitas para melhorar a leitura, aposta em dar simplicidade aos ícones e em criar conteúdos muito claros e acessíveis.

Tudo isso, novamente, a fim de melhorar a experiência do usuário.

4.      Menus ocultos

Ainda que as telas dos smartphones e tablets sejam cada vez maiores, os aplicativos móveis continuam oferecendo menos espaço de trabalho que os seus equivalentes no escritório.

É por isso que usando menus ocultos o usuário só terá acesso às ferramentas que deseja quando precisar, dando uma interface organizada e limpa que permite uma navegação melhor.

Você quer criar um app móvel para o seu negócio e não sabe por onde começar? Quer criar o seu aplicativo, mas precisa de ajuda? Na Workana há centenas de profissionais especializados em design de apps móveis desejando te ajudar a fazer a diferença com um bom aplicativo.

Publique agora o seu projeto na Workana, especifique o que você precisa e comece a receber propostas de profissionais altamente qualificados. Criar o seu app móvel está a só alguns cliques de você!

Autora: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *