Design Thinking: um misto de novidade e satisfação

Design Thinking: um misto de novidade e satisfação

Você já ouviu falar em pensar como um designer? Estamos falando sobre a metodologia inovadora do design thinking.


design_thinking1Design Thinking
é algo como olhar para o presente visando a melhoria no futuro, já que a sua proposta é promover o bem-estar para as pessoas, criando soluções focadas em suprir as necessidades de forma inovadora.

Uma forma de pensar e criar onde se consegue abordar, enfrentar e procurar solucionar problemas através de várias perspectivas de reflexão e de liberdade para o pensamento.

Esse processo de criação, ou inovação, normalmente é feito em equipe e pode ser dividido em fases bem específicas.

Conheça as fases do Design Thinking

A criação vem de uma inovação através do trabalho coletivo, e este processo é muito produtivo, porém, essas etapas abaixo podem dar uma ideia de como aproveitar o momento:

  • Empatia: Identificar uma oportunidade de inovação através de conversas e reuniões, procurar perceber onde está o problema e onde há chances de crescer.
  • Definir: Observar, pesquisar e descobrir o que o cliente busca com o resultado. Qual é a sua real necessidade?
  • Ideia: Colocar em prática a oportunidade apresentando a inovação, aproveitar ao máximo o processo criativo gerando possibilidades diversas.
  • Prototipar: Criação de protótipos para apresentar e testar as novas ideias. Sempre procurar saber se o cliente está satisfeito.
  • Testar: desenvolver e apresentar o resultado final, o que podemos chamar de misto de novidade com satisfação. Sua missão é multiplicar os resultados!

Então, ser um design thinker é simples: basta criar uma solução, um produto, um serviço, um atendimento, algo que seja inovador e que aproxime a pessoa do que ela realmente precisa.

Vantagens do Design Thinking para empresas

Empresas de todos os setores podem ser beneficiadas pelas vantagens de um design thinker. E como inovar é a palavra chave para o crescimento empresarial, é preciso saber por onde começar.

O primeiro passo do design thinker é abordar os problemas empresariais sob diversas perspectivas, visando conduzir a empresa a novos caminhos.

Isso faz com que a empresa se torne mais competitiva, pois é possível redesenhar a sua estratégia e seus negócios.

Steve Jobs já era um design thinker quando o termo ainda nem era tão popular.

Benefícios do Design Thinking para profissionais

Você não precisa ser um designer para pensar como um!

Esta metodologia é indicada para profissionais de diversas áreas e até mesmo para estudantes. Toda pessoa que se interessa por inovação, desafio e que trabalhe bem em equipe.

Para aplicar os benefícios de ser um design thinker no dia-a-dia, o ideal é mapear as experiências pessoais e culturais do ser humano. Procurar identificar e compreender as suas necessidades.

Se você deseja expandir seus conhecimentos e demonstrar o seu valor, use a pesquisa e criatividade para inovar e solucionar os problemas.

Não basta conhecer o problema, é preciso navegar nele e transformar em solução.

Seja um design thinker, mostre o seu valor proporcionando novidade e satisfação.

Se você ainda não tem um perfil na Workana, crie agora o seu perfil e comece a trabalhar freelance! E se você está buscando um profissional, crie o seu projeto na plataforma e comece a trabalhar com um expert em poucas horas. 🙂

Autora: Carla Larrossa. Na Workana trabalha na área de Atenção ao Cliente, é inquieta e adora o que faz.  Na vida, ela é uma criança grande e uma mãe apaixonada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *