Entrevista: “Existem inúmeras vantagens em trabalhar em um projeto por horas.”

Na Workana, nosso objetivo é formar uma comunidade sólida e confiável de profissionais dedicados para trabalhar em diversos projetos desafiantes, agregando experiência a eles mesmos e valor a seus clientes.

Dando continuidade à nova seção do blog, na qual, mês a mês, entrevistamos os profissionais do TOP 50, apresentamos a entrevista com Humberto Leite, especialista em TI e Programação. Saiba como ele iniciou seu trabalho como freelancer e como entrou no TOP 50 da Workana!

——–

humberto leite2Como foi que você decidiu começar a aventura freelance? Antes você trabalhava na modalidade CLT?

Trabalhava como Gerente de Desenvolvimento em uma agencia de comunicação online chamada AVANZ em Fortaleza-CE. Estava na empresa há 4 anos, quando decidi mudar para a Espanha. Com o pensamento de que não seria fácil encontrar emprego rápido por diversos motivos (crise, adaptação, idioma…), resolvi me aventurar como freelancer, o que foi uma boa decisão.

Conte-nos um pouco sobre você…você nasceu no Brasil e agora mora na Espanha? Como se deu essa mudança?

Nasci em Fortaleza-Ce, em 1983, e iniciei no mundo da TI em 1990 quando ganhei um TK-85 onde comecei a copiar meus primeiros códigos em Basic. Em 1997, ganhei um poderoso PC 586 com 133MHz e desenvolvi meus primeiros códigos.

A ideia de morar na Espanha surgiu com a vontade de proporcionar ao meu filho uma melhor qualidade de vida.

Como você conheceu a Workana e como ela te ajudou em sua carreira freelance?

Chegando na Espanha, resolvi procurar uma forma de ganhar dinheiro trabalhando home office e dessa forma conheci a Workana. Acessando o site, senti muita confiança pela quantidade de projetos publicados e de profissionais inscritos na plataforma.

Acredito que a maior dificuldade para os freelancers é encontrar clientes e isso a Workana fez por mim, colocando todos os clientes à minha disposição, onde pude escolher o melhor projeto de acordo com o meu perfil profissional.

Quais foram as suas prioridades para estar posicionado no TOP 50 da Workana? Em menos de 6 meses de registro você alcançou uma excelente posição no ranking!

Primeiro, conheci como o Ranking da Workana funciona. Em seguida, comecei a aplicar algumas técnicas que acredito ter me ajudado a conseguir uma melhor posição no mesmo. Peguei projetos pequenos que tinham um bom valor agregado, e dessa forma, consegui finalizar mais projetos e receber mais pontuações.

Você obteve ótimas qualificações de clientes. Quais são as suas recomendações para oferecer um serviço de qualidade?

Baseado em minha experiência, recomendo que não feche proposta com mais de um cliente simultaneamente;

Finalize um projeto antes de iniciar outro, para não ficar sobrecarregado;

Cumpra o prazo combinado. Se por algum motivo for atrasar, avise o cliente com antecedência, para que ele não tenha problemas;

Nunca entregue algo mal feito só para cumprir o prazo. Faça sempre o melhor que puder;

Faça propostas apenas para projetos que você tenha a certeza de que poderá realizar, para garantir a qualidade do serviço. Assim, a probabilidade de conseguir uma boa qualificação do cliente será maior.

Atualmente você está trabalhando em um projeto por horas, e com certeza isso conta em seu posicionamento no ranking. Qual é a vantagem de trabalhar por horas?

Existem inúmeras vantagens em trabalhar em um projeto por horas. Uma delas é que, se o projeto mudar o escopo, nós não precisamos ter aquela conversa difícil com o cliente sobre: “O projeto foi alterado”; “É necessário rever o orçamento”,…

Outra grande vantagem é que, se o projeto for crescendo, o cliente provavelmente vai continuar trabalhando com você, pois já conhece o projeto. Nesse caso, você já pode considerar ter uma renda fixa.

E para encerrar… qual é o seu conselho para quem acabou de se registrar na plataforma e quer subir de posições?

Minhas recomendações para quem acabou de se registrar são:

  • Ser focado. Ter em mente onde quer chegar, para trabalhar em cima de metas e objetivos.
  • Ser disciplinado. Ter agendado os horários de trabalho e cumpri-los sempre, para poder focar em seu trabalho e evitar distrações, e também descansar no tempo livre.
  • Ser esforçado, para entregar ao cliente o melhor que você pode realizar como profissional. Além de deixar o cliente satisfeito, isso com certeza ajudará a melhorar a sua reputação na Workana.

 ———-

O Humberto aplicou algumas técnicas para conquistar uma boa posição no Ranking e dessa forma, conseguiu crescer como profissional freelance, destacando-se no TOP 50 da Workana. Assim como ele, muitos outros profissionais estão crescendo e se superando a cada dia na plataforma. E você, o que fez para conquistar bom posicionamento no Ranking? Conte para nós!

Introdução: Daniela Macedo

Entrevista: Jesica Mraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *