Entrevista TOP 50: “A primeira coisa que fiz foi me certificar para dar credibilidade a todas as minhas propostas”

Estreamos uma nova entrevista TOP 50! Gostamos de destacar o trabalho de profissionais comprometidos e que valorizam o seu crescimento, por isso, neste mês entrevistamos o Jesús Manuel, profissional de TI e Programação. Jesús tem uma história muito interessante sobre como foi avançando em sua carreira freelance, até conquistar uma das melhores posições do ranking. E sabe se diferenciar tão bem que até criou uma descrição de perfil muito particular… 🙂 Veja os detalhes nesta nota!

 ——–

W: Como foram os seus primeiros passos como freelancer?

J: Iniciei em minha área quando era apenas um adolescente. Comecei trabalhando para uma agência e tinha pouco tempo disponível para outra coisa que não fosse cumprir as tarefas que me eram atribuídas. Depois de dois anos, decidi que era hora de trabalhar por minha conta. Comecei a descobrir muitas comunidades freelance e esta forma de trabalhar chamou a minha atenção. Depois de alguns anos como freelance, pude abrir o meu próprio escritório, comprar equipamentos, contratar pessoal e crescer como profissional, empresário e pessoa. Posso dizer que, com a minha pouca idade e como freelance, consegui muitas coisas.

W: E como você conheceu a Workana?

J: Já tinha algum tempo trabalhando em outros sites freelance em inglês, mas queria trabalhar em uma comunidade hispânica e encontrei a Workana. Naquele momento, era um site novo com um futuro promissor e um crescimento acelerado. Decidi por esta plataforma em vez das outras e hoje em dia sinto que tomei a melhor decisão. A Workana é um excelente site para trabalhar como freelance e oferece muitas vantagens que outros sites não têm.

valor das certificações

W: No seu caso, quais você acredita que foram as chaves para hoje estar no Top 50 da Workana?

J: Com muito esforço, fui subindo de posições dentro da comunidade. Uma das chaves para estar entre os TOP 50 foi a perseverança e os detalhes. Muitas vezes, enviava propostas e não recebia resposta; não tinha uma boa posição dentro do site, por isso tomei a decisão de mudar um pouco a maneira como fazia as coisas. Para poder conseguir clientes e que pudessem confiar que eu era capaz de solucionar os seus problemas, mudei o conteúdo das minhas propostas e as converti em um resumo da solução dos seus problemas. No lugar de enviar o custo do projeto, comecei a enviar aos clientes alguns passos que poderiam solucionar seus problemas, um esquema básico de quais métodos e soluções lhes oferecia. Isto me levou a conseguir a confiança de muitos clientes e a ganhar mais projetos, e tudo isso me permitiu estar entre os melhores.

W: Quão favorável é para um profissional estar entre os melhores de centenas de profissionais?

J: Conseguir uma posição entre os melhores da Workana repercutiu muito em minha reputação não só dentro da comunidade, mas também em toda a minha vida profissional. Cada vez que um cliente novo entra em contato comigo, eu o envio à Workana para que veja o meu perfil, conheça a minha reputação e também para administrar a nossa relação de trabalho na plataforma, já que oferece um meio seguro para ambas as partes. Antes da Workana, não havia forma de demonstrar as minhas habilidades. Agora, estar entre os melhores de centenas e milhares de profissionais é uma amostra das minhas habilidades e um motor de novas fontes de trabalho.

W: Como você pensou em criar uma descrição de perfil tão original? Acredita que isso rendeu bons resultados?

J: Depois de tantos anos trabalhando como freelance aprendi que um perfil original é uma das coisas que mais atraem os clientes e, se eles não gostarem, pelo menos se lembrarão disso (all publicity is good publicity), por isso embarquei na aventura de escrever o meu e me divertir enquanto o fazia. Creio que, dar aos clientes um reflexo da minha criatividade e mostrar quais são os meus hobbies e passatempos ao mesmo tempo que mostro quais são as minhas habilidades, me ajudou bastante na captação de novos clientes.

W: No dia de hoje, você já tem 9 certificações… isto é algo que se deu gradativamente ou você se propôs este objetivo?

J: Creio que as certificações são um bom elemento para complementar o meu perfil, demonstrar ao cliente quais são os meus conhecimentos e dar a confiança necessária para se aventurar a trabalhar comigo. Desde que entrei na comunidade, a primeira coisa que fiz foi obter certificações para dar credibilidade a todas as minhas propostas. Creio que seja algo que todos devemos fazer ao entrar na comunidade. 

W: Por que você recomendaria a outros profissionais como você que se certifiquem nas diferentes especialidades dentro da plataforma?

Eu acredito que, se um profissional tem diferentes habilidades e está indo muito bem com elas, deveria obter uma certificação e demonstrar aos demais que tem os conhecimentos necessários para cada uma dessas habilidades. Uma certificação tem muito peso no valor integral do perfil de um freelance. 

W: E para encerrar… qual você diria que é o seu maior diferencial para os clientes?

J: Creio que um dos motivos pelos quais os clientes decidem trabalhar comigo é pela confiança no momento de enviar uma proposta, quando lhes envio os passos e os detalhes do que eu faria para solucionar os seus problemas. Isto transmite confiança e sem dúvidas repercutiu de uma maneira boa em todos os meus trabalhos.

——-

Muitíssimo obrigado pela entrevista, Jesús! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *