Freelancer expert: Dicas para trabalhar em vários projetos freelance simultaneamente

Freelancer expert: Dicas para trabalhar em vários projetos freelance simultaneamente

Trabalhar em vários projetos freelance ao mesmo tempo é a realidade da maioria dos profissionais freelance, e poderá acontecer na sua vida de profissional independente a qualquer momento.

Por isso, é importante saber como enfrentar esta situação para poder não pecar em nada e ter êxito em todos os aspectos: qualidade, cumprimento de prazos e comunicação fluída com os clientes.

Como freelancer, disponho de 8 horas de trabalho diárias, como se fosse um horário comercial, mas em cas, e durante um dia posso avançar em até 3 projetos, o que me permite não cair na monotonia trabalhando na mesma coisa o dia inteiro, o que me faz mais produtiva e melhora os meus resultados.

Verificar prazos de entrega

Eu dou um exemplo: um cliente pode te dar um dia de prazo para que você entregue até três redações de até 1.000 palavras cada uma, o que significa que neste caso você não poderá dedicar tempo a outros projetos neste dia, pois simplesmente não será possível. Ai está a importância de saber muito bem a quais projetos se candidatar, sempre verificando o prazo em que o trabalho deverá ser entregue antes de enviar uma proposta.

No meu caso, a minha área de atuação é de redação de conteúdos (aqui você pode ver o meu perfil), e uma das atividades que pode levar mais do meu tempo é a da investigação prévia. Então, para o exemplo que eu dei, em 8 horas de trabalho eu dedico até 4 horas para realizar a investigação e as 4 horas restantes eu escrevo, reviso, edito e envio os textos. O importante no fim da jornada de trabalho é poder oferecer ao seu cliente um serviço de qualidade e tentar superar as suas expectativas quanto a prazos de entrega.

Analisar as características de cada projeto

Quando temos vários clientes de uma vez, o ideal é analisar os prazos e as diferentes características de cada projeto, como por exemplo a diferença entre fuso horários e prazos; tendo clara esta informação, você pode planejar de maneira mais efetiva as atividades do seu dia a dia. Mas, nunca se esqueça de você mesmo, os tempos de descanso, pausas ativas e alimentação devem ser estritamente respeitados, porque os seus resultados dependem da sua saúde física e mental.

Planeje

Trabalhar com vários clientes de uma vez também te ajuda a fortalecer ou a desenvolver a capacidade de planejamento, a trabalhar segundo metodologias de trabalho que você mesmo vai criando de acordo com o objetivo de ter uma comunicação fluída com o cliente, otimizar tempo, cumprir prazos de entrega e sobretudo trabalhar com qualidade, independente de quão rápido você o faça. Sendo assim, você sempre terá tempo de sobra, seja para adquirir mais clientes ou realizar as suas atividades pessoais preferidas.

Cuidado com o multitasking

Lembre-se que trabalhar com vários clientes de uma vez não significa que você será capaz de fazer 10 coisas ao mesmo tempo. Até agora, a maior quantidade de clientes que eu tive ao mesmo tempo foram 5, e eu obtive excelentes resultados.

Você poderá aplicar estas dicas, mas também criar as suas próprias, pois é no dia a dia que você se conhecerá cada vez mais como freelancer, o que te permitirá ir fazendo ajustes que te aproximem cada vez mais do êxito. Êxito tal e como você o conquiste.

Sandra Viviana García, freelancer de Tradução e Conteúdos na Workana.

Mergulhe no mundo do trabalho independente agora! Veja os projetos publicados!

Para começar a criar o seu negócio, você precisa da ajuda dos melhores profissionais. Conheça-os aqui! Você só precisa criar um projeto na Workana e logo poderá contratá-los pelo tempo que quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *