Infográfico: concreto e bonito!

Infográfico: concreto e bonito!

Amamos a internet, e a Wikipedia é uma grande invenção. De acordo com esta maravilhosa enciclopédia digital e colaborativa: “Infográfico é uma representação visual dos próprios textos; na qual intervém descrições, narrações ou interpretações, apresentadas de maneira gráfica normalmente figurativa, que podem ou não coincidir com grafismos abstratos e/ou sons.”

O objetivo deste post não é desenvolver de forma aprofundada o que é um infográfico ou as boas práticas, nem conselhos de design. Certamente em alguns artigos nós o faremos, com a participação de designers e ilustradores – esse não é o meu caso -, mas eu só posso falar para vocês, e é o que eu pretendo fazer, sobre a importância e o efeito de gerar infográficos para a sua estratégia de conteúdos e marketing, tudo isso contando o caso da última que fizemos para o Feito na América Latina.

Conteúdo, o novo rei, e os infográficos aparecem como uma opção de geração de informação com um formato visual atrativo, concreto e que se presta para um bom trabalho estético que não só deve ser bonito, mas também deve ressaltar o conteúdo através da direção de arte.

Quando isso é alcançado, o que implica ter informação útil para um público alvo, o momento, o canal e a forma devem ser escolhidos para compartilhá-lo com a comunidade.

Nosso exemplo recente:

A Workana está lançando a iniciativa FeitonaAméricaLatina.org, um espaço para promover e incentivar o trabalho independente e o empreendimento como ferramentas para o desenvolvimento da região, porque acreditamos no talento Latino-americano.

Como parte deste lançamento, foi realizado o Primeiro Relatório do Trabalho Independente e Remoto da América Latina. Tínhamos a informação baseada no uso da Workana, a primeira e maior rede de freelancing da região, e pensamos que o formato mais indicado seria um infográfico.

Antes de qualquer coisa, agrupamos a informação e a analisamos; decidimos o que queríamos comunicar e depois buscamos designers que tivessem experiência com infográficos. Publicamos um projeto grátis na Workana e recebemos as propostas, escolhemos quem nos pareceu mais indicado, começamos a trabalhar e depois de 1 semana, este foi o resultado. Voilá (clique na imagem para vê-lo):

infografico

Se você quer ver o infográfico completo pode baixá-lo grátis aqui!

Para este projeto contratamos o designer Mad Fizher, a tradução para o português foi feita pela Daniela Macedo, e os conteúdos foram criados por quem está escrevendo este post 😛

Convidamos vocês a visitarem o ranking dos melhores profissionais e a contratá-los para os seus projetos freelance:

 

Diante de qualquer dúvida ou consulta, deixe o seu comentário neste post ou escreva um tweet para @workana

Você precisa de um infográfico ou conteúdo poderoso? Publique o seu projeto na Workana e receba as propostas dos melhores profissionais independentes da região. Comece agora!

Obrigado!

Carlos Carrascal

Diretor de Comunidade na Workana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *