Novo algoritmo do Facebook... e novos desafios para as marcas

Novo algoritmo do Facebook... e novos desafios para as marcas

O Facebook é, hoje em dia, a rede das redes. E com todas as possibilidades marqueteiras que oferece para as marcas, também apresenta grandes desafios: o seu último anúncio é outra prova importante a sortear pelos especialistas em marketing, que se verão obrigados a pensar em novas estratégias de chegada e engagement para os seus públicos.

algoritmo_facebookHá alguns dias o Facebook apresentou uma nova funcionalidade na qual os usuários poderão escolher quais amigos e páginas terão prioridade para serem mostradas em seu Feed de Notícias. Uma nova feature que a grande rede social chama de “Ver Primeiro”, e que permite destacar com uma estrela azul aquelas publicações favoritas que queremos colocar no topo do feed. Esta nova funcionalidade já está disponível para usuários de iOS através de uma atualização do app. Os usuários de Android e da versão de escritório terão que esperar mais algumas semanas pela sua chegada…

Mas, como isso impacta nos “marketeiros” de conteúdos?

A primeira vista poderíamos pensar que as fan pages vão se perder em uma pilha de informações. E, somado a isto, que os usuários do Facebook vão dar prioridade para escolher os seus amigos favoritos, e não as marcas. Muito provável. Mas não se desespere, porque isto nada mais é do que outra grande oportunidade para que as marcas deixem a sua zona de conforto para ir atrás de mais. Sem dúvidas, terão que se esforçar para ganhar a atenção e o interesse do seu público, e uma chave importante aqui será a qualidade do conteúdo que gerarem. Mas, além disso, uma vez que os captarem, terão a possibilidade de criar campanhas mais direcionadas para estes públicos específicos.

Por um lado, o grande recurso do “Curtir” ficou no passado para as marcas. Entretanto, o “Ver Primeiro” também é utilizado para recomendar marcas, com base no nível de interação e número de Curtidas que o usuário teve com outras páginas. E isso dá às marcas outra excelente possibilidade para serem “descobertas” por novos usuários.

Interessante que o Facebook somou a nossa própria opinião como usuários para organizar os conteúdos do Feed, e mais interessante ainda é tudo o que este novo cenário planeja para os especialistas em branding.

Qual é a sua opinião sobre este novo “movimento” do gigante das redes sociais? Gostaríamos de saber a sua opinião!

Se você se dedica ao marketing nas redes sociais, te convidamos a criar o seu perfil na Workana, e assim poderá acessar a centenas de clientes que estão precisando de você para poder dar um empurrãozinho no posicionamento de marca em social media.

E se você é empreendedor, ou tem uma PME ou agência com presença nas redes sociais, mas precisa de um profissional que te assessore em sua estratégia 2.0, crie agora o seu projeto na Workana e em breve começará a receber propostas dos melhores talentos da América Latina. Experimente! 😉

Autora: Jesica Mraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *