O caminho para a autonomia: o trabalho freelance

Resgatando um dos primeiros posts do blog, mas que ainda vale para as tendências atuais, venho convencer os profissionais que – absurdo! – ainda estão em cima do muro: “adoto ou não o trabalho freelancer?”. Vale mexer em time que está ganhando sim – desde que seja para ganhar ainda mais. Então, leiam esse texto para entender um pouco mais sobre o cenário que vivemos atualmente e como o trabalho freelancer pode ajudá-lo a ganhar mais (dinheiro!). Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem sido revolucionado com o acesso à Internet e desenvolvimento das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação, entre as quais estão a informática, mas também as ferramentas multimídia e de comunicação interpessoal, tais como telefones e celulares). Esses avanços do mundo globalizado afetam todas as áreas de nossas vidas, mudando nossos relacionamentos, comunicação, gestão da informação, educação, organização empresarial e dinâmica de trabalho, entre outros.

Acesso à Informação e a Conectividade

As TICs são ferramentas fundamentais para a comunicação (que permitem que você poste informações e entre em contato com alguém), para a automação de tarefas (por meio da programação de atividades) e interatividade (podemos aproveitar videogames, ferramentas multimídia, programas de gestão), entre muitos outros recursos. Mas, sem dúvida, uma de suas maiores contribuições foi no acesso à informação. A conectividade móvel também desempenha um papel fundamental no mundo moderno, para permitir o acesso a todas as informações necessárias em questão de minutos, a partir de onde você estiver, para ligar você ao ritmo de trabalho do dia-a-dia. Todos estes desenvolvimentos são devidos, em grande parte, ao surgimento da Internet e à criação posterior dos e-mails, serviços de mensagens, sites e outros recursos. Por sua vez, o sucesso de blogs, wikis, tecnologias, meios de comunicação peer-to-peer e mídias sociais (como Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube ou Flickr) deram a este fenômeno um alcance social.

O novo cenário

Hoje, um laptop bem equipado é tudo de que você precisa para ter um home office adequado às suas necessidades de freelancer.
Hoje, um laptop bem equipado é tudo de que você precisa para ter um home office adequado às suas necessidades de freelancer.

Neste cenário, estão surgindo novas modalidades de trabalho que vêm tomando grande força – entre elas, o trabalho freelance, ou trabalho autônomo/independente, que se encaixa perfeitamente neste novo modelo, que pode estar conectado a partir de qualquer lugar do mundo, em seu escritório virtual (que pode ser sua casa, um café ou o lugar que você preferir), e ter a sua própria carteira de clientes. Estes mesmos avanços tecnológicos também trazem grandes benefícios para esses profissionais, que, agora, contam com sistemas avançados de monitoramento para acompanhar seus projetos. Ao mesmo tempo, muitas empresas estão optando por contratar freelancers por conta de uma boa relação custo-benefício: os profissionais autônomos se envolvem por completo na realização do projeto, garantindo um trabalho de alta qualidade e rápido nível de resposta, por um preço conveniente, a fim de oferecer aos seus clientes o melhor serviço. Dessa forma, estão indiretamente gerando novos vínculos de negócios e fortalecendo relações de trabalho de longo prazo. Neste contexto, o trabalho remoto ou à distância virou tendência e está bem posicionado como uma alternativa ao emprego tradicional.

Equilíbrio necessário

Por outro lado, uma das questões que vêm se tornando mais importantes neste contexto dinâmico e competitivo é como equilibrar a vida pessoal e a profissional. Certamente, você já ouviu essa pergunta. E aqui está parte da resposta: o avanço das TICs, de alguma forma, expande nossas capacidades e possibilidades, para nos dar mais liberdade e autonomia na gestão de nosso trabalho. Hoje, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um privilégio reservado para poucos, mas a tendência continua em claro crescimento. E trabalhar como freelancer com certeza tem seus benefícios. A vantagem é clara: contar com essa liberdade e com a capacidade de encontrar esse equilíbrio aumenta a produtividade, o que eventualmente pode gerar mais renda e, portanto, pode possibilitar desfrutar ainda mais do seu tempo livre, investindo em realizações pessoais. Um círculo virtuoso perfeito (que esperamos ajudar a manter na Workana ;))

Quer momento melhor do que esse para tirar proveito das mudanças no mercado para benefício próprio, se você for capaz de se adaptar? Hoje, pela Internet, encontramos o caminho.

Trabalhando como freelancer, você trabalha de casa ou de onde você estiver, com horários flexíveis e sua própria gestão de prioridades, além de ter a chance de equilibrar sua vida profissional com o tempo pessoal. Você pode finalmente ter a autonomia que sempre quis, porque essa é a chance de se tornar seu próprio chefe. Um desafio. A chave é explorar sua capacidade de planejamento, autogestão e profissionalismo.

Texto original: Jesica Mraz
Tradução e Adaptação: Analuísa Bessa
Un comentario
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *