O segredo do trabalho freelance

O segredo do trabalho freelance

O trabalho freelance não tem tanta diferença do trabalho formal, presencial e tudo mais.

A única diferença é que você não está ali, sentando em uma mesa, em uma sala, em um local de trabalho e com pessoas do seu círculo de trabalho. Você está na sua casa, na sua mesa, na sua sala, sozinho ou com sua família. Isto pode tornar o trabalho mais fácil ou mais difícil. Tudo depende do tipo de vida que você tem – se você é casado ou solteiro, se tem filhos ou não, se estuda ou não – e da organização que você faz do seu tempo e do seu espaço.

O trabalho freelance é informal e isto, muitas vezes, é visto como sinônimo de: desleixo, irresponsabilidade e falta de compromisso. Não é porque o trabalho é informal que deve ser feito de qualquer maneira. Se você optou por fazer do trabalho freelance o seu modo de vida e sua fonte de renda, você precisa ter, antes de qualquer coisa, disciplina e comprometimento. Você pode ser o melhor profissional na sua área! Sem esses dois quesitos, você será apenas mais um e desta forma você não conseguirá sobreviver do trabalho freelance. Crie o seu perfil na Workana!

O trabalho freelance apresenta alguns desafios.

Por exemplo: você não precisa bater ponto! Mas isso não significa que você não precisa estar disponível no horário combinado. Sempre trabalhei na área de atendimento ao cliente e quando me tornei freelance optei por permanecer neste caminho. Tenho experiência nisso e gosto disso, portanto, foi o que escolhi para mim. Com isso, sempre tive horários para cumprir, para “chegar ao trabalho”.

Eu precisava estar conectada no horário X para responder aos e-mails e atender às ligações de clientes. Tudo bem que eu não precisava bater ponto, mas se eu não estivesse ali, isso me traria complicações: os e-mails demorariam ser respondidos, ligações seriam perdidas, trabalhos urgentes ficariam para mais tarde e isso me traria prejuízos no trabalho e com certeza eu não permaneceria muito tempo naquele posto. A diferença é que eu não precisava levantar 2 horas antes, me arrumar, pegar o carro ou o ônibus, encarar o trânsito e já chegar no trabalho cansada e/ou mau humorada. Pelo contrário! Eu levanto 1 hora antes, faço o meu café da manhã tranquila, ligo meu computador, vejo as primeiras notícias do dia e 5 minutos antes do meu horário eu já estou pronta para trabalhar! Você quer ser um freelancer? Comece agora!

Além desta vantagem do tempo, você tem a liberdade do espaço.

Quando você trabalha em um local fixo, você não pode simplesmente mudar de endereço ou de cidade, ou fazer uma viagem com a sua família. Quando você trabalha freelance você tem essa liberdade! Eu brinco que “qualquer lugar que tenha internet, pode ser meu local de trabalho”. E é verdade! O que te impede de fazer uma viagem no meio da semana? Você pode ir para a praia, por exemplo, levar seu notebook e sua internet sem fio e trabalhar de lá!! Ou pode conhecer aquela cidade, ou aquele país que sempre sonhou, e trabalhar algumas horas do hotel e depois curtir o resto do dia! E porque não mudar para aquela cidade que sempre quis, mas não pôde mudar antes porque não encontrava emprego lá?! Isso aconteceu comigo… Com o trabalho freelance, nós não estamos presos a um local, só a um computador, rs… E esse nos acompanha na bolsa! Se você é freelancer, busque novos clientes entre as centenas de projetos que são publicados todos os dias.

Enfim, o trabalho freelance te abre leques antes não imaginados. Te traz oportunidades maravilhosas.

Você pode trabalhar com pessoas do mundo inteiro! A chave do sucesso freelance são as duas palavrinhas que falei no início: disciplina e comprometimento. Se você tiver isso, levar o seu trabalho e os seus clientes a sério, você poderá viver do trabalho freelance sem problemas. Eu fiz a minha escolha e a há mais de 1 ano estou vivendo dessa forma e posso garantir que é maravilhoso!

Kamilla Franco  faz parte da equipe de Suporte da Workana

Para demostrar as suas habilidades como Freelancer, não perca a oportunidade de se candidatar aos seguintes projetos publicados na Workana!

Você precisa de uma campanha para impulsionar o seu negócio? Crie um projeto contando as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *