Otimizar a eficiência da sua empresa: Outsourcing

As empresas vem enfrentando mudanças e avanços sem precedentes que implicam, entre outras coisas em: crescimento, ameaças e oportunidades na economia e, acima de tudo, estar atento às necessidades do seu consumidor.

As empresas são obrigadas a otimizar a eficiência e melhorar suas estruturas internas, para manter a competitividade nos mercados interno e externo.

Com a globalização da economia, as organizações devem se projetar para inovar e concentrar seus recursos em seus principais negócios.

Para enfrentar essa forte tendência atual, o OUTSOURCING surge oferecendo tarefas a terceiros especializados em uma área do nosso interesse e atividades específicas da organização, das quais não fazem parte da habilidade principal da empresa. As principais atividades são aquelas que fazem parte do core business da mesma.

Trata-se de terceirizar todos os serviços e/ou produtos que a organização, após ser comprovado pelos responsáveis de cada setor, conclui não ser eficiente ou especializada no assunto.

Em primeiro lugar, as empresas devem responder à seguinte pergunta: qual tipo de serviço deveríamos terceirizar? Distinguindo entre serviços centrais e complementares. Considerando a importância dos serviços complementares que, na maioria dos casos, são parte fundamental do serviço central, que determinam o bom funcionamento e desempenho da organização.

Ao terceirizar, a empresa pode se concentrar no estudo da concorrência, nas mudanças da demanda do consumidor, a conquista de novos mercados, aumentar os lucros entre muitas outras atividades.

O Outsourcing já é uma tendência comercial que vem sendo adotada em todo o mundo.

Esta tendência transfere os riscos para um especialista que pode garantir de acordo com sua experiência e seriedade no assunto. Este especialista, o outsourcer, fará parte da empresa, sem ser incorporado formalmente.

Por que devemos incorporar o Outsourcing à nossa empresa ou negócio?

Entre muitas vantagens, podemos citar…

• Contar com uma equipe altamente especializado
• Controle dos gastos operacionais
• Delegar tarefas ou funções que excedam a capacidade dos recursos da empresa
• Otimizar a eficiência
• Entender e responder às mudanças do mercado
• Diminuir o investimento
• A empresa pode ter tecnologia de ponta sem a necessidade de uma equipe treinada dentro da organização
• Traz uma vantagem competitiva
• Contar com os recursos específicos para cada área

Quando a organização toma a decisão de incorporar o processo de Outsourcing, em primeiro lugar, deve definir uma estratégia para implementar e orientar todo o processo. Esta estratégia deve estar baseada no planejamento, organização e análise dos diferentes cenários e atender os objetivos da empresa, adaptando-se e descobrindo os próximos passos a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *