Por que não passar dados de contato na Workana?

Na Workana, dedicamos nossos esforços a garantir a satisfação de nossos usuários. Por isso, usamos o blog como um recurso para esclarecer dúvidas e dar dicas de suporte aos clientes e profissionais que usam nossa plataforma. Agora que você já conhece nossa Central de Ajuda, apresentada pela Natalia Welner aqui no blog, daremos sequência às nossas orientações falando hoje de uma dúvida muito comum entre nossos usuários: vamos explicar para vocês por que não permitimos o envio de dados de contato entre profissionais e clientes em nossa plataforma e as consequências que os usuários terão que enfrentar caso isso ocorra.

Ai, ai, ai!

Falamos recentemente sobre a importância de ter um código de ética próprio e que, no mercado de trabalho freelancer, seja você cliente ou profissional, é fundamental buscar ser sempre correto com sua contraparte. Então, começamos dizendo que, se você deseja ser um usuário correto dentro da plataforma, você não deve enviar seus dados de contato a outros usuários. Isso vai contra nossas políticas e você pode vir a perder sua conta por causa disso.

Processo de seleção pela plataforma

Nós entendemos que, em um processo normal de seleção de profissionais, é comum o cliente querer fazer entrevistas, perguntas, até mesmo provas técnicas. Por isso, em nossa plataforma, nós buscamos oferecer as ferramentas necessárias para que o cliente possa obter as mesmas informações que obteria em uma entrevista por telefone ou presencial. Se você deseja avaliar as habilidades do profissional que enviou uma proposta em seu projeto, basta verificar se ele fez a certificação correspondente à habilidade que você está procurando. Caso não tenha o símbolo da certificação em seu perfil, você mesmo pode solicitar, como parte do processo de seleção, que ele faça a certificação. Inclusive, você pode até informar a nota aceitável para que ele continue participando da seleção, caso você ache necessário. Todas as perguntas e dúvidas que você tenha podem ser enviadas pela ferramenta de mensagens da plataforma. Dessa forma, é possível entrevistar o profissional por escrito, dentro da Workana, e até receber arquivos de outros trabalhos que ele tenha feito antes – arquivos podem ser enviados como anexo nas mensagens. Além disso, o cliente conta com nossa assistência para selecionar o profissional mais adequado para seu projeto. Peça a seu Gerente de Conta que auxilie você a examinar as qualificações dos candidatos a seu projeto.

Fora da plataforma, fora da garantia!

Decidimos vetar o contato externo à plataforma por um motivo muito simples: queremos oferecer um serviço de monitoramento da qualidade de todo trabalho enviado pelos usuários da plataforma. Isto é, queremos ter certeza que o cliente saiu satisfeito, que o profissional se dedicou em seu projeto e que receberá o valor acordado. Portanto, para que possamos fazer o monitoramento do que foi combinado, precisamos estar “presentes” em todas as comunicações entre cliente e profissional, mesmo antes da contratação em si, quando valores, prazos e detalhamento das atividades já estão sendo definidos com os candidatos. O principal diferencial da Workana é a proteção ao profissional, garantindo o pagamento, e ao cliente, garantindo um trabalho de qualidade. Mas o que é um trabalho de qualidade? É quando o profissional faz tudo que o cliente pediu, pelo preço acordado, no prazo combinado, seguindo os detalhes definidos. Quando o cliente recebe o trabalho e não fica satisfeito, ele tem o direito de pedir a mediação da Workana – isso faz parte da garantia de nosso serviço. Nesse momento, as mensagens enviadas por meio de nossa plataforma são fundamentais para definir o que deveria ter sido entregue (e comparar com o que foi, de fato, entregue). Se constatarmos que o profissional não cumpriu com o combinado, devolveremos o dinheiro do cliente. O contrário também é válido: se o profissional entrega o trabalho de acordo com o que o cliente solicitou e o cliente não libera o pagamento por qualquer motivo que seja, o profissional também tem direito a pedir a mediação (ele pode contestar a rejeição da entrega enviada ao cliente). Nesse caso, faremos a mesma avaliação e, constatando que o profissional cumpriu com o combinado, liberaremos o pagamento. Se qualquer comunicação não estiver incluída nas mensagens de nossa plataforma, como podemos considerá-la em nossa mediação? Como podemos saber o que foi falado fora das mensagens? Por isso, o envio de dados de contato externos à plataforma colocam em risco a garantia do projeto.

Precisou? A Workana tem!

Quer mandar seu e-mail para o profissional, para que ele mande uma nota fiscal de serviço? Use nossa ferramenta de mensagens: o profissional pode anexar a nota fiscal a uma mensagem e enviá-la para você sem perder a garantia da Workana. Quer negociar formas flexíveis de pagamento? Na Workana, você encontra diversas opções de formas de pagamento, podendo até pagar com cartão de crédito, e formas de saque. Entregou o trabalho para o cliente e ele ainda não liberou o pagamento? Precisa de um contato com o cliente para cobrar seu pagamento? Também não precisa enviar seus contatos para isso. Depois do término do contrato, o cliente tem um prazo para avaliar se precisará de mediação ou não. Passado esse prazo, a entrega é considerada aceita e você recebe seu pagamento sem precisar telefonar e ter aquela conversa que deixa qualquer profissional sem graça. A plataforma da Workana foi criada especialmente para atender a todas as demandas que podem surgir durante as fases de um projeto, desde a criação, até a seleção, terminando na liberação do pagamento. E a cereja em cima do bolo é justamente nossa garantia, tanto ao cliente, quanto ao profissional.

E daí?

Incluímos esta questão em nossas políticas, para que possamos continuar oferecendo a garantia, que é nosso principal diferencial. Por favor, leve em conta que qualquer violação coloca em risco a garantia do projeto e sua própria conta. E nenhum de nós quer isso, certo? 😉 Então, seja uma pessoa gente fina e conte conosco para atendê-lo em todas as fases do seu relacionamento com outros usuários da plataforma. —– Entendeu direitinho? Contamos com sua compreensão. Afinal, não queremos privar ninguém de nossa garantia, que é justamente o diferencial que lutamos tanto para preservar. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Bons negócios!

6 Comentarios
  1. Pena que não conheci esse site no início do ano. Tomei um calote de um programador de BH que agora terei que acioná-lo na justiça e na polícia, se for o caso, pois o cara é um picareta profissional.
    Estou utilizado a plataforma e pretendo fechar vários jobs. Vamos ver…

    1. Seja muito bem vindo à plataforma, Jocemar! Certamente, você encontrará inúmeros profissionais de confiança na Workana para atendê-lo. Caso precise de alguma ajuda, use nossa seção de contato para solicitar nosso suporte. Bons negócios e obrigada pelo comentário! 🙂

    2. Jocemar,

      Infelizmente esse tipo de “profissional” existe e acaba sujando a imagem de quem trabalha com ética.
      Espero que você encontre profissionais de verdade aqui na Workana.

      Abs,

      1. Isso mesmo, rapazes. Devemos ter em mente que essas pessoas caracterizam a minoria e não perder as esperanças de encontrar profissionais de verdade por aí. Na Workana, sabemos que há um monte esperando por vocês! 😉 Obrigada pela participação com seus comentários. Bons negócios!

  2. Ética e profissionalismo regem entre aqueles que realmente fazem um trabalho digno, eficiente e honesto. é preciso fazer um filtro, pois existem muitos por aí enganando as pessoas, dizendo que sabem isso e aquilo, mas não são especialistas em nada. Parabéns, Workana, pelo artigo. Achei legal também alguns comentários defendendo a postura da ética profissional.

    1. Justamente! É para isso que contamos com as certificações de habilidades: elas ajudam a mostrar para possíveis clientes na plataforma até que ponto o candidato ao projeto tem a habilidade que cadastrou em seu perfil.
      Que bom que gostou do artigo, Reginaldo! Sempre buscamos conteúdos que agreguem valor para nossos leitores e usuários da plataforma. Agradecemos seu comentário e sua interação conosco. Esperamos vê-lo aqui novamente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *