Post de convidado: 5 motivos para construir sua loja virtual com Magento

Quer criar uma loja virtual confiável, dinâmica, segura e, o melhor, sem custos? Luiza Sangalli, especialista em soluções envolvendo o Magento, escreve este artigo sobre a plataforma que é a escolha de uma em cada quatro lojas.

Atualmente, o mercado eletrônico tem as maiores taxas de crescimento de sua existência. Existem hoje, no Brasil, 23 mil lojas virtuais e estima-se que esse número irá dobrar até o final de 2014.

Estima-se também que cerca de 30% dessas lojas estão ativas, fazendo campanhas publicitárias e realizando mais de 10 vendas por mês e que 70% foram abandonadas, não investem e, consequentemente, não vendem.

loja virtual magentoDentro dessa grande concorrência, sai na frente quem consegue otimizar seu tempo, criando um maior dinamismo para administrar o seu e-commerce. Nada melhor do que otimizar seu tempo investindo em uma plataforma que proporciona rapidez, agilidade, eficiência, dinamismo e segurança.

Não é por acaso que 1 em cada 4 lojas escolheram o Magento para promover seus produtos. Descubra aqui os 5 motivos que fazem do Magento a plataforma de e-commerce preferida pelos usuários.

1. Ferramenta gratuita e open-source

O Magento é uma plataforma completamente gratuita e open source, ou seja, seu código está aberto para a comunidade. 

Para instalar o Magento, basta contratar um serviço de hospedagem, de preferência VPS ou Dedicado, entrar no site http://www.magentocommerce.com/download e fazer download da última versão da plataforma, seguindo as instruções e tutoriais de instalação. 

Após a instalação, você já irá dispor de todas as ferramentas que o Magento oferece para a criação de sua loja.

2. Funcionalidades e recursos

Com a instalação finalizada, você terá acesso a seu painel de controle, onde poderá usufruir de todos os recursos da plataforma para configurar seus produtos, seus métodos de venda, de pagamento e entrega, além da possibilidade de customização total do layout da loja.

Principais funções administrativas do Magento:

  • Gerenciamento da Loja
  • Catálogo de Produtos
  • Navegação do Catálogo
  • Produtos
  • Checkout e Pagamentos
  • Gerenciamento de Pedidos
  • Conta dos Clientes
  • Serviços aos Clientes

3. Customizações

Como já dito acima, o Magento permite que seu layout seja completamente customizado ou alterado. Por padrão, ele vem com um layout extremamente simples mas que pode/deve ser substituído por algo que transmita os valores de sua loja.

Para ter seu próprio tema, com um design que atenda suas necessidades, temos as seguintes opções:

  • Gratuito =  o próprio Magento oferece temas gratuitos customizáveis que podem ser utilizados para quem está dando seus primeiros passos na plataforma.
  • Médio Investimento = uma boa opção seria a compra de temas vendidos em sites especializados nesses serviços. Os preços variam entre US$80,00 a US$200,00. Ótima qualidade e extremamente customizáveis.
  • Alto Investimento = contratação de agência de webdesign especializadas em Magento para construir uma página específica para seu empreendimento.

4. SEO

Sabemos que aparecer ou não no Google pode determinar o fracasso ou o sucesso de sua loja virtual. Portanto, esse é um dos motivos de maior relevância na hora de escolher uma plataforma.

SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que um conjunto de técnicas que irão tornar seu site amigável aos buscadores, trabalhando com palavras chaves específicas no conteúdo do site de forma que gere melhor rankeamento nos resultados de busca.

O Magento já vem com SEO implementado, o que o torna 100% amigável aos mecanismos de busca.

Outro diferencial está na presença do “google site map“. O SiteMap é um arquivo que possui a função de montar uma lista com todas as páginas do site que gostaríamos que aparecessem nos resultados de busca. 

Além dessas funcionalidades, também podemos contar com meta tags dinâmicas, url’s amigáveis e integração com o Google Analytics. 

5. Marketing

Quanto ao marketing, o Magento oferece ferramentas indispensáveis para quem quer traçar uma boa estratégia.

Dentre elas, podemos citar:

– Percentual Desconto;
– Frete Grátis;
– Produtos vistos recentemente;
– Produtos relacionados;
– Envie para um amigo;
– RSS Feeds para novos produtos, para Destaques e novas Tags;

Construa seu plano de ação e estratégias de marketing, aplique e gerencie as ferramentas acima descritas e o Magento faz o resto para você.

Boas Vendas!
Luiza Sangalli

Introdução e revisão: Equipe Freelaholic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *