Post de convidado: Recursos gratuitos para designers

Todo designer é sempre cauteloso no que se refere à qualidade e excelência de seu trabalho. Em meu caso pessoal, na hora de escolher tipografias e cores, imagens e vetores, a tarefa não era tão fácil no início. Como primeira alternativa, pensei em entrar no Google e escolher as imagens de que eu mais gostasse. Uma segunda opção era encontrar algum site de onde eu pudesse fazer download de imagens gratuitas, mas isso exigia um grande trabalho de investigação para poder conseguir material de qualidade. Perante essa situação, por um tempo, decidi deixar de lado a busca por imagens e me contentar basicamente com vetores e outras ilustrações, mas também ficava muito difícil encontrá-los: eu entrava e saía de páginas que só me mortificavam ao me oferecer recursos medíocres, exigiam registro e, como se já não fosse suficiente, ainda eram pagas.

Como sempre acontece, “a ocasião faz o ladrão”. Assim que arregacei as mangas, iniciei um profundo trabalho de investigação de fontes e minha busca rendeu bons frutos 🙂 Apresento aqui as páginas com as quais tenho conseguido trabalhar durante este tempo:

Getty Images: oferece fotografias, imagens, editoriais, vídeos e músicas livres de direito e com direitos reservados. É necessário se registrar para poder baixar a imagem desejada e selecionar se é “RF” (royalty-free; em português, isenta de direitos de utilização) ou “RM” (rights-managed; em português, direitos controlados). Adorei esta página, porque ela oferece inúmeras categorias para escolher e as imagens são boas.

Photo Pin: fácil e útil, com imagens de alta qualidade, nos dá opções de tamanho para download.

Vector Valley: oferece vetores em alta resolução e não é necessário se registrar para fazer o download. A princípio, me surpreendeu a facilidade, mas é fácil mesmo 🙂 E, se tivermos paciência, podemos encontrar vetores muito bons.

Freepik: oferece recursos variados, desde imagens até ilustrações gratuitas. Podemos buscá-los inserindo a palavra-chave diretamente. Algumas imagens nos enviam ao Stock, que não é gratuito . . . Mas, dentro do Freepik, é possível encontrar recursos muito bons.

iDesign Vectors: possui vetores incríveis, que podem ser baixados sem precisar fazer registro. Oferece um menu de categoria para buscas específicas com vetores de muito boa qualidade.

Diego Mattei: nesse site, encontraremos de tudo, desde vetores até conselhos e artigos super interessantes.

E quando o assunto é logomarca?

O recomendável é entrar em contato com o cliente e solicitar a logo em alta resolução. Se isso não for uma opção, você deve buscar a logo no Google, em formato .png, ou apelar para sites como “Brands of the world”, onde encontraremos a logo de que precisamos em formato .eps e, o melhor, grátis.

Se não encontrarmos a logo nesse site, provavelmente é uma marca nova ou local. O que pode ser feito nesse caso é usar a imagem .jpg que contenha a logo, abrí-la no Illustrator, ir na opção “Image Trace” ou traço interativo, escolher 6, 16 cores ou a melhor opção que consideremos e, com isso, o que faremos é vetorizar a imagem automaticamente. Finalmente, clicamos em “Expandir” e poderemos editá-la.

recursos gratuitos para designers

recursos gratuitos para designers

Também existe um programa chamado Vector Magic, que oferece vetores das imagens que desejamos, precisando apenas fazer o upload no site (para isso, é necessário registrar-se). Nesse caso, só podemos obter 2 vetores e o programa não é gratuito. Ainda assim, com o limite de apenas 2 vetores, me parece incrível.

Como última recomendação: ao trabalhar com isologotipos, é fundamental respeitar as cores Pantone exatas e procurar verificar isso com o cliente, para que o trabalho fique 100% perfeito. Sempre devemos buscar realizar um trabalho de excelente qualidade, certo?

Espero que vocês tenham se identificado e experimentem minhas sugestões 🙂

Autora: Anyi Lissette Céspedes
Tradução e adaptação: Analuísa Bessa
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *