Preço fixo ou por hora: qual o melhor tipo de projeto para minha demanda?

Na Workana, entendemos que as relações de trabalho nem sempre são tão simples. É por isso que a modalidade freelance de trabalho remoto tem crescido tanto: as pessoas começaram a buscar novas formas de trabalhar e contratar, mais flexibilidade, variedade e atendimento sob demanda. E é isso que buscamos oferecer para os empreendedores, gerentes, diretores e demais pessoas que recorrem à nossa plataforma para encontrar talentos freelance.

Da mesma forma, as suas necessidades nem sempre são simples e, então, precisam ser atendidas de acordo com a complexidade do trabalho que vocês desejam terceirizar para o profissional freelance.

tipos de projeto na WorkanaPortanto, oferecemos atualmente dois tipos de projeto na Workana: o projeto por preço fixo e o projeto por hora. O primeiro tem prazo e escopo bem definidos. Nesse tipo de projeto, você negocia com os interessados um preço para a entrega daquela lista de tarefas descritas na descrição do projeto.

Já para clientes que não sabem ao certo a duração do projeto ou estão com dificuldades em definir um escopo, o segundo tipo de projeto, por hora, pode ser uma alternativa mais personalizada de terceirização. Você negocia um valor por hora para o profissional estar à sua disposição para desempenhar certas tarefas, mesmo que você não saiba precisar quais elas são de antemão.

O segredo: perguntinhas que ajudam você a escolher seu tipo de projeto

Fizemos uma lista de perguntas para você responder para descobrir qual tipo de projeto vai, provavelmente, atendê-lo melhor. Leia abaixo e responda sim ou não.

  1. Você tem uma lista específica de tarefas para o profissional realizar? (ex: criar um app mobile para meu site)
  2. Você tem uma lista específica de metas para o profissional atingir? (ex: conseguir 1000 likes na nossa Fan Page no Facebook)
  3. Você tem plena consciência do que seu negócio precisa, sem precisar de feedback ou contribuições do profissional?
  4. Você tem pressa para receber as entregas do projeto, ou um prazo específico em mente?
  5. Você precisa de um freelancer para atender necessidades pontuais?

Se você respondeu mais SIMs do que NÃOs, o projeto ideal para sua necessidade atual é um projeto por preço fixo. Se você respondeu mais NÃOs do que SIMs, recomendamos que você crie um projeto por hora. Vamos explicar.

Tipo de projeto: moldando sua relação com o freelancer

O tipo de projeto que você vai escolher vai definir o seu relacionamento com o freelancer a curto e longo prazo. Vamos detalhar o motivo por trás das perguntas listadas acima.

Lista específica de tarefas e metas

Uma lista específica de tarefas e metas significa que você sabe perfeitamente o escopo do trabalho que deseja terceirizar. Assim, a descrição do projeto deve conter essa lista, pra que o profissional interessado mande em sua proposta um preço e prazo que contemplem essa lista de atividades.

Quando você não tem uma lista específica, mas sim uma deficiência em seu negócio que precisa ser melhorada, sem saber como nem quanto tempo será necessário, o ideal é a contratação por hora. Normalmente, melhorias em um negócio demandam diversas atividades que vão sendo descobertas durante o projeto. Assim, a cobrança por hora permite ao profissional abordar todos os problemas que surgirem, sem limitações de escopo do projeto.

Então, se você acha que pode precisar do profissional para outras demandas simultâneas, crie um projeto por hora ou, no momento do surgimento de uma nova demanda, crie um novo projeto para atender aquela necessidade específica.

Caso você já tenha um projeto de preço fixo em andamento, eventuais diferenças no pagamento podem ser acertadas por meio de um pagamento direto. No entanto, pagamentos diretos não são cobertos pela garantia da Workana.

Curto ou longo prazo

Se você está com pressa em receber as entregas ou não acredita que precisará do profissional de maneira regular, você não precisa de um relacionamento de longo prazo com aquele profissional. Portanto, o projeto de preço fixo é mais simples e prático para você. Você detalha as entregas de que precisa, o profissional entrega e pronto. Precisando dele novamente, basta usar nossa ferramenta de pesquisa para encontrá-lo pelo nome ou acessar seu histórico de mensagens, a partir do qual pode acessar o perfil do profissional e convidá-lo para novos projetos.

Agora, se você acredita que esse freelancer pode ajudar seu negócio com seu feedback e seus talentos, se deseja um relacionamento a longo prazo ou se a lista de tarefas é enorme ou contínua, o ideal é contratá-lo por hora. Assim, vocês podem trabalhar continuamente nas demandas, sem limitações de escopo ou prazo final para o projeto.

Ainda tem dúvidas ou dificuldades? Acesse nossa Central de Ajuda, onde você encontra artigos sobre as dúvidas mais comuns da comunidade workaneira, inclusive sobre criação de projetos e seus diferentes tipos.

Você também pode entrar em contato com seu gerente de conta ou com nosso atendimento pelo e-mail suporte@workana.com, caso deseje um atendimento personalizado e sob medida para sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *