Redes sociais - como escolher a mais adequada para sua empresa

Já falamos da importância da presença nas mídias sociais para o seu negócio. Mas a internet é enorme e a gama de redes sociais à sua disposição pode deixar qualquer pessoa confusa. Por isso, preparamos esse post para indicar as redes sociais mais importantes para seu negócio, dependendo do tipo de conteúdo que você deseja postar.

redes sociais
Fonte: info.fonality.com

Cada rede social foi criada para o compartilhamento de um determinado tipo de conteúdo. Conforme o público vai adotando a nova rede e vai se adaptando aos seus recursos, cada rede acaba ficando mais conhecida por determinados tipos de publicações. Por isso, é importante saber como usar cada uma das principais redes sociais da atualidade, aproveitando seus recursos e funcionalidades da melhor maneira possível para alavancar o alcance de sua marca na internet.

Textos – “blábláblá” ou só “blá”?

Se você deseja compartilhar informações em forma de texto, você tem algumas opções, dependendo do comprimento do conteúdo a ser compartilhado.

O Facebook e o Google+ são as principais redes sociais para compartilhamento de textos, desde que não sejam muito extensos ou técnicos. Caso você decida compartilhar algo mais técnico, relativo à sua indústria ou à sua empresa (ou que não seja, de certa forma, corriqueiro), o ideal seria optar pela criação de um blog corporativo ou até de um periódico impresso ou eletrônico (que pode ser enviado por email para os interessados) – o que não impede a divulgação dos links para o conteúdo por meio dessas mídias. Para conteúdos minúsculos, como pequenas frases, links encurtados ou pensamentos rápidos, dê preferência ao Twitter, que limita seus posts a 140 caracteres.

Em uma analogia não muito precisa, pense que blogs servem para blábláblá, Facebook e Google+ para bláblá e Twitter para blá. xD

Imagens

Facebook e Google+ também permitem a integração de texto com fotos, vídeos e links. Mas caso você tenha um negócio de design e fotografia e costume compartilhar mais fotos do que qualquer outro tipo de conteúdo, dê preferência para o Instagram, Pinterest e Tumblr, redes mais usadas para compartilhamento de fotos e imagens em geral, até gifs (imagens animadas), não necessariamente acompanhadas de texto. O Pinterest, o WeHeartIt e o Tumblr ainda oferecem recursos que incentivam a viralização (compartilhamento que aumenta exponencialmente, servindo como uma ótima forma gratuita de publicidade para seu negócio): o “pin”, o “heart” e o “reblog”.

Vídeos, depoimentos gravados e tutoriais

O YouTube ainda é a principal rede social para compartilhamento de vídeos, com fácil integração com Facebook e Google+. Ideal para empresas que desejam compartilhar notícias em formato de vídeo, tutoriais, webinários ou depoimentos de clientes satisfeitos.

Equipe e portfólio

A principal rede social voltada para profissionais é o LinkedIn, que também permite o compartilhamento de textos e outros conteúdos com seus contatos, como o Facebook e o Google+. Não perca de vista, no entanto, que a rede foi idealizada para o compartilhamento de conteúdos voltados para o profissional.

Pode ser uma boa pedida para o relacionamento com seu público interno, monitoramento do crescimento profissional de sua equipe ou para apresentar a sua equipe para seu público externo, enaltecendo as qualificações de seus membros.

Já para apresentar seu portfólio em mídias sociais, uma alternativa é usar um álbum de fotos em sua rede social de maior alcance (seja Facebook ou Google+), ou então aproveitar a viralidade do Tumblr, WeHeartIt e Pinterest para dar mais visibilidade para seu portfólio.

Uma rede social que tem crescido em alcance ultimamente, principalmente na indústria criativa, é o Behance. Ele permite exibir suas criações e permite que empresas divulguem cargos disponíveis no momento.

Juntando isso tudo – integração

Nada impede que sua empresa tenha páginas em cada uma dessas mídias sociais. Mas o mais importante é a integração entre elas. Não deixe de divulgar seus posts do blog no Facebook e no Twitter. Não deixe de divulgar seu Instagram e Pinterest por email marketing. Ou seja: direcione o público de uma rede social para a outra, aproveitando cada uma para seu determinado tipo de conteúdo. E não esqueça de unificar tudo isso no seu principal recurso digital: seu SITE.

Liste em seu site cada uma das mídias nas quais seu negócio está presente. Assim, o público pode escolher as redes que forem de seu interesse, mas não ficam privados de conteúdos de outros tipos, se você fizer a integração apropriada entre elas.

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *