Reputação online: 3 ferramentas para saber o que dizem sobre você

Você já tem ou está pensando em ter um negócio online? Sua marca está presente na internet ou ainda está tentando construir sua marca? Em qualquer um desses casos, há algo que você não pode deixar de lado: a sua reputação online.

Há alguns anos atrás se espalhou no mundo dos negócios uma frase que dizia: “Não importa se falam bem ou mal de você, o importante é que falem”. E agora, com todas as ferramentas digitais disponíveis ao alcance de todos, talvez deveríamos pensar duas vezes antes de ignorar as opiniões dos nossos clientes.

reputacion-online

Porque graças à Internet, hoje o consumidor tem um poder incrível para expressar sua opinião sobre empresas, produtos e marcas. Através das redes sociais, blogs, fóruns e sites destinados a opiniões sobre produtos ou serviços, qualquer pessoa pode transmitir idéias erradas ou positivas sobre o nosso negócio.

Isso é a reputação online e a seguir, diremos como identificar o status da sua marca na web.

Reputação online: para que lado da balança se inclina o seu negócio? 

Você sabe o que estão falando sobre você na internet? Como o seu produto ou serviço é percebido? O que seus clientes e sua concorrência pensam de você?

Estas são perguntas que você deve saber a resposta. Você deve saber como está a sua reputação online e para qual lado da balança está pendendo o seu negócio: se os comentários são positivos ou recebeu feedbacks negativos que te obrigará a tomar iniciativas corretivas.

Embora seja impossível passar horas e horas navegando pelas redes sociais e pela infinidade de sites existentes para descobrir o que estão falando sobre nós, agora é possível fazer tudo isso rapidamente graças às ferramentas disponíveis para monitorar em tempo real a reputação do seu negócio online.

E o melhor de tudo? São gratuitas, eficazes e funcionam em tempo real. Em seguida, vamos compartilhar com vocês, três ferramentas com as melhores avaliações dadas pelos empreendedores para ter uma ideia de como os usuários percebem sua marca.

3 ferramentas gratuitas para identificar a sua reputação online

1. SocialMention

É um localizador de menções em tempo real. Ao digitar uma determinada palavra ou grupo de palavras, descobrirá quais são os textos que acompanham o que você está procurando, as palavras mais pesquisadas no momento, ver o ranking das tags utilizadas, as palavras-chave e até mesmo a fonte das informações que receber. A interface é muito simples e funcional, e permite filtrar por categorias, além de enviar alertas ao seu e-mail.

2. Twazzup

É uma ferramenta online para o Twitter que permite monitorar em tempo real o que está acontecendo, além de ter uma avaliação muito positiva pelos seus usuários. É muito simples de usar e permite ver o que as pessoas estão falando, quais tags usam e quem está interagindo.

3. ReputationXL

Esta ferramenta para monitorar a reputação online coleta todas as informações publicadas nos blogs, sites, jornais, fóruns ou redes sociais e armazena tudo em uma base de dados. Também envia alertas ao seu e-mail quando encontra informações que coincidem com os tópicos que você especificou.

Além de usar essas três ferramentas gratuitas online, se você tiver uma conta do Gmail, também pode criar alertas usando o Google Alerts com as palavras que sejam do seu interesse e, assim, saber o que estão falando sobre você, sua empresa e sua marca em qualquer momento.

Sem dúvidas, monitorar sua reputação online é a melhor opção que você pode escolher para ter um negócio lucrativo a longo prazo e construir uma boa marca no mercado.

O que você acha dessas três ferramentas digitais? Você utiliza outra ferramenta? Ficaremos felizes em ouvir sua opinião 🙂

Autora: Elisabet Parera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *