Review: Basecamp - solução remota para a produtividade de sua equipe

Imagine um software que permite que você gerencie projetos e torne possível cortar reuniões improdutivas. Agora, imagine que este software seja simples e muito completo. Assim é a ferramenta Basecamp, que provavelmente é o gerenciador de projetos mais popular entre os usuários da internet. Nós resolvemos analisá-la e mostrar como ela pode ajudar você a gerenciar seus projetos de forma simples e eficaz!

Basecamp: uma solução remota para todos

O Basecamp é um excelente gerenciador de projetos online desenvolvido pela 37 Signals, com suporte para vários idiomas, inclusive para o Português do Brasil. Criado para gerenciar desde os pequenos até os maiores projetos, a ferramenta ganha destaque pela simplicidade do sistema, que ajuda empresas e grupos a finalizar tarefas de maneira muito mais funcional.

Workana Blog - Review Basecamp

Ideal para clientes e para profissionais, a ferramenta Basecamp foi desenvolvida para facilitar o gerenciamento de projetos, assim como a comunicação dos envolvidos nos mesmos, ajudando a aumentar a produtividade da equipe e melhorar os resultados.

Os projetos de cada um dos usuários são exibidos na tela principal da ferramenta. Na mesma tela, também se encontram alertas criados pelo usuário e as últimas atualizações de cada projeto. Tudo isso em uma interface simples e limpa, que pode ser facilmente utilizada por qualquer pessoa.

review basecamp - Workana Blog

Através desse aplicativo, você pode acessar todos os projetos dos quais você está participando, gerenciar a equipe, abrir documentos, entre outras coisas. É possível abrir o Basecamp diretamente no navegador e também baixá-lo no celular, o que facilita o trabalho de pessoas que não podem passar muito tempo longe de seus projetos.

Funcionalidades: comunicação, colaboração e integração

Diferente da maioria dos gestores de projetos utilizados atualmente, o Basecamp não se baseia em tabelas e gráficos. A ferramenta cria a possibilidade de aproximação virtual das pessoas, focando na comunicação, colaboração e integração para gerenciar projetos e equipes.

Cada projeto é estruturado baseando-se na seguinte forma: Cliente -> Meta -> Lista de tarefas -> Tarefas. De acordo com essa ordem, você pode designar profissionais responsáveis por cada parte do projeto e até estabelecer prazos para cada parte.

Veja as funcionalidades do Basecamp:

  • Compartilhamento de arquivos

Os arquivos utilizados no projeto podem ser compartilhados no Basecamp, para que todos os membros da equipe possam acessá-los na hora que quiserem.

  • Writeboards

A ferramenta conta com um editor de texto simples, que permite a edição de textos de forma colaborativa, ou seja: você e a sua equipe podem editar textos e compartilhá-los no Basecamp de forma simples e rápida.

  • Lista de tarefas

Não se trata apenas de uma simples lista de tarefas. O Basecamp permite que você delegue uma tarefa a cada membro da equipe que está trabalhando em seu projeto, além de iniciar discussões a respeito de cada tarefa. Assim, é possível tomar decisões com a sua equipe de trabalho sem precisar marcar reuniões.

  • Milestones

É possível criar um Milestone (marco do projeto) e associar tarefas a ele, para realizar um projeto por etapas.

  • Mensagens

Poste uma mensagem na lista de mensagens do projeto, para que toda a equipe veja. Assim, é possível fazer anúncios sem precisar enviar e-mails, fazer ligações ou marcar reuniões para manter a equipe sempre informada.

E o Basecamp tem uma versão grátis…

A versão gratuita é limitada a apenas 1 projeto e oferece apenas as principais funcionalidades, mas os planos do Basecamp vão de U$24 a U$149 por mês e permitem que um número ilimitado de usuários utilizem a ferramenta, ou seja: tem o melhor custo benefício!

Sem dúvida, é um aplicativo muito interessante para profissionais e clientes que, além de gerenciar projetos, precisam se comunicar com os colaboradores frequentemente durante o desenvolvimento dos mesmos e, principalmente, para clientes que coordenam uma equipe de freelancers, pois este gerenciador de projetos facilita muito a comunicação com os profissionais através do computador (versão para o navegador) e do celular (aplicativo disponível para Android e iOS).

Você já usou o Basecamp? Conhece outro aplicativo que facilite a comunicação da equipe durante um projeto? Conte para nós! Esperamos seus comentários. ☺

Artigo original de Daniela Macedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *