Depoimento: Riscos de contratar fora da Workana

Criamos a Workana para proteger tanto os clientes quanto os profissionais dos riscos do “mundo lá fora”. Como lembrete disso, preparamos este post, com os riscos que tanto profissionais quanto clientes correm quando contratam fora da Workana.

A ideia desse post surgiu quando recebemos um contato de um cliente, relatando uma experiência muito desagradável que teve com um profissional fora da Workana e que poderia ter sido evitada.

Então, percebemos a oportunidade de aproveitar este relato para lembrar a comunidade workaneira de nossa proposta. O propósito de nossa plataforma é garantir que nenhum dos dois lados de um projeto seja prejudicado, oferecendo um ambiente seguro para o relacionamento profissional entre contratante e profissional freelance. Infelizmente, existem, no mundo, pessoas que agem de má fé e prejudicam a outra parte envolvida no projeto. E foi o que aconteceu.

“Ocorre que, há um mês mais ou menos, eu havia publicado um projeto em seu site, mas os candidatos que apareceram àquela altura não estavam muito bem preparados. Como eu precisava do projeto elaborado o mais breve possível, eu procurei em outros sites. Encontrei uma empresa que estava disposta a fazer o projeto e aceitei.”

Em casos como esse, quando as propostas recebidas ou perfis dos candidatos não forem os melhores, basta você fazer o seguinte: entre em contato com seu gerente de conta. Ele está preparado e interessado em ajudar você a atrair os melhores profissionais ou até apresentar alguns candidatos a você. 😉

Voltando ao nosso relato… Mesmo tomando as precauções cabíveis, como pesquisar o CNPJ da empresa em questão e assinar um contrato de prestação de serviços, o cliente continuou desprotegido.

A política da empresa contratada, comum no mercado freelance, é receber um sinal de 50% do valor do projeto e o restante ao final do trabalho. O problema foi que a empresa, depois de alguns contatos após o pagamento do sinal, não fez nenhuma entrega, tampouco retornou o contato do cliente. Isso fez com que o orçamento para aquele projeto caísse pela metade, por conta do prejuízo que tomou nesta experiência.

evitando os riscos de contratar fora da Workana“…eles continuaram em contato comigo por alguns dias, alegando que o projeto estava caminhando bem, porém, sem mais nem menos, eles simplesmente desapareceram. Tentei ligar para eles e nada, mandei milhares de e-mails, consegui falar com o rapaz que tinha entrado em contato comigo, ele deu uma desculpa pelo atraso e reafirmou que iriam entregar o projeto, nada novamente.”

Depois disso, o cliente resolveu fazer uma busca mais profunda sobre a empresa e não gostou do que descobriu:

“(…) me deparei com o pior:  é uma empresa que age de má fé e que já fez outras vítimas exatamente da mesma forma. O que mais me chocou foi ver que a empresa da qual fui vítima está cadastrada na Workana! Não sei qual seria o motivo disso, pois a garantia da Workana impediria que eles agissem de má fé. Creio que seja apenas para atrair os clientes para contato direto (fora da Workana).”

Sem entregas = Sem prejuízo

Como bem disse nosso cliente, a garantia que a Workana oferece serve para evitar esse tipo de problema, garantindo os interesses de ambas as partes.

Em projetos da Workana, o cliente fica protegido e, numa situação dessas, recebe seu dinheiro de volta. Por quê? Porque o dinheiro não foi para o profissional ainda, para começo de conversa. Só enviamos seus pagamentos para o profissional, depois que as entregas são aprovadas por você. Portanto: sem entregas = sem prejuízo!

Contratando fora da Workana, os clientes se arriscam a perdas financeiras e a receber trabalhos mal-feitos. Os profissionais, por sua vez, a entregar e ficar a ver navios. Já na Workana, você conta com a nossa mediação: se o trabalho entregue não tiver sido feito de acordo com o que foi pedido, o cliente recebe seu dinheiro de volta, podendo investir o mesmo orçamento inicial em um projeto com um novo profissional. Da mesma forma, se for constatado que o profissional entregou o que foi pedido, ele recebe por seu trabalho, o que significa que os profissionais, da mesma forma, também estão protegidos por nossa garantia.

Acreditamos que a confiança e a honestidade são fundamentais para um relacionamento profissional contínuo e de sucesso. E que experiências negativas como essa mancham a imagem do mercado freelance, atualmente em expansão. Portanto, desde que cada um de nós faça sua parte e aja com ética e profissionalismo, estaremos contribuindo para que essa modalidade de contratação continue crescendo e tomando seu lugar de direito no mercado de trabalho.

Alguma dúvida sobre o funcionamento da Workana ou nossa garantia? Sem problemas! Acesse nossa Central de Ajuda ou entre em contato conosco pelo e-mail suporte@workana.com, que buscaremos ajudá-lo. Bons negócios (literalmente)!

Agradecemos nosso cliente, que desejou permanecer anônimo, pela autorização de usar seu depoimento e desejamos mais sorte em suas próximas empreitadas!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *