Post de convidado: 5 passos para separar sua vida pessoal do seu trabalho

Estreamos um novo post de convidado! Andrés García, jornalista especializado, compartilhou conosco as suas dicas sobre como separar a vida profissional da vida pessoal. Aprenda a colocar um limite à sua jornada de trabalho, aproveitar ao máximo o seu dia e obter o melhor dos seus vínculos sociais, amigos e família. 

——————-

(Imagem de Cortesia do Shutterstock.com)
(Imagem de Cortesia do Shutterstock.com)

Trabalhar em casa sem dúvidas tem suas vantagens, mas também implica algumas dificuldades, como separar o tempo dedicado ao trabalho do nosso tempo livre.

Quando o nosso trabalho transcorre no mesmo ambiente que utilizamos para relaxar, é muito fácil cair em rotinas ruins que podem nos levar ao esgotamento por falta de tempo livre, ou ao mal aproveitamento das nossas horas de trabalho. Para separar a sua vida profissional da pessoal, veja estes cinco conselhos:

   1.  Limite o uso da tecnologia.

A mesma tecnologia que permite a você trabalhar em casa também oferece múltiplas opções para você se distrair. Os profissionais atuais têm uma boa parte da sua vida pessoal muito relacionada com a internet e as redes sociais.

Com o avanço dos smartphones, olhar o seu e-mail, as atualizações do Facebook ou consultar o Twitter é muito mais fácil do que antes, e ainda que não pareça tomar muito tempo, a verdade é outra. Por isso, é importante evitar cair na tentação de olhar o celular constantemente. Você pode desligá-lo ou, caso precise dele para trabalhar, pode considerar ter um celular que seja unicamente para atender chamadas, o qual será usado apenas para trabalhar.

   2.  Estabeleça um limite de tempo e aprenda a se organizar.

separar vida pessoal 2
(Imagem de Cortesia do Shutterstock.com)

Quando você trabalha em casa, a chave do êxito é a eficiência. Utilizar técnicas como a pomodoro, na qual se estabelece períodos de até uma hora de trabalho com descanso de cinco a dez minutos para manter a produtividade mais alta possível, são técnicas que te ajudarão a ser mais produtivo.

Além disso, levar uma lista de prioridades e manter suas ferramentas e espaço de trabalho organizados permitirá otimizar ao máximo o seu tempo e realizar todas as suas tarefas, começando pelas mais importantes, para assegurar o cumprimento de todos os seus compromissos.

Combinar estes conselhos para organizar o seu trabalho te ajudará a desenvolver bons hábitos na hora de trabalhar e deixará mais tempo livre no fim do dia.

   3.  Comprometa-se a seguir o seu horário

O tempo que você reserva para o trabalho deve ser dedicado exatamente a isso: trabalhar. Mas, você também deve ser consciente da quantidade de trabalho que pode realizar em um dia. Tanto se você trabalha em casa como em um escritório, respeitar o seu horário de trabalho é importante para se manter fresco e ser eficiente.

Você deve planejar bem o seu dia para que, no fim da sua jornada de trabalho, não se sinta culpado por não ter aproveitado o seu tempo e consiga se desconectar com mais facilidade das suas tarefas na empresa.

   4.  Reserve tempo para os seus amigos e familiares.

Sempre guarde tempo para compartilhar com os outros. Uma das melhores formas de relaxar a mente depois de um dia difícil de trabalho é sair com os amigos ou com a família e passar algum tempo livre juntos.

Se você decide sair para tomar algo depois do trabalho com os seus colegas, assegure-se de evitar falar sobre questões relacionadas à empresa. Dedique esse tempo para conversar sobre outros assuntos que não tenham nada a ver com o dia-a-dia no escritório e que te ajudem a conhecer melhor a sua equipe de trabalho.

   5.  Encontre um hobby.

separar vida pessoal 2
(Imagem de Cortesia do Shutterstock.com)

Ter algo para fazer depois do serviço que requer sua atenção e dedicação é uma boa forma de deixar o trabalho para trás e se dedicar a uma atividade que seja interessante e estimulante.

Busque um hobby que te faça desfrutar e relaxar. Atividades como ler, praticar algum tipo de esporte, tocar um instrumento musical ou escrever podem ajudar a recarregar as energias depois de um dia de trabalho estressante e manter a sua mente tranquila e fresca.

Encontre o equilíbrio

Tente deixar as preocupações sobre o trabalho no local de trabalho. A organização do seu dia-a-dia é a chave para alcançar um equilíbrio entre a sua vida profissional e a sua vida pessoal. Marcar uma série de objetivos e limites ajudará a evitar o estresse, a não perder a motivação no trabalho e a aproveitar o seu tempo livre sem preocupações.

andres_garcia

Andrés García

Andrés García é um Jornalista online que vive em Barranquilla, Colômbia. Você pode segui-lo no Twitter @Andyfgarcia08.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *