9 benefícios do trabalho freelance que você não esperava

Neste blog, já falamos muitas vezes sobre o trabalho freelance, seja sobre os benefícios de contratar freelancers, mitos que geralmente há em torno desta modalidade de trabalho e inclusive aspectos muito mais específicos como, por exemplo, conselhos para o momento de contratar um programador freelance. Existem numerosos aspectos positivos do trabalho freelance que todo mundo já conhece e espera, como por exemplo, manejar os próprios e evitar os horários de pico.

Mas… você sabia que há mais benefícios que não são tão esperados?

1. Você desenvolve conhecimentos globais e integrais

Um bom freelance não só sabe, por exemplo, programar. Também desenvolveu uma boa capacidade de organização de um projeto, autogestão de suas atividades, tratamento e comunicação com clientes, administração de finanças, questões impositivas… numerosos fatores que não são parte do trabalho em si, mas que são essenciais para uma boa gestão e para que este modo de vida seja sustentável.

2. A confiança em seu trabalho e autoestima são fortalecidos

Ter a capacidade de desenvolver um negócio próprio (isso é, depois de tudo, o trabalho freelance), ajuda muito a conhecer melhor as suas forças e confiar mais nelas.

benefícios do trabalho freelance

3. Você acomoda o trabalho em seus momentos produtivos

Há quem (e eu definitivamente faço parte deste grupo) tenha muita dificuldade de trabalhar imediatamente depois do almoço. Sonho, distrações… impossível. Em um emprego tradicional, cumprindo um horário, é difícil escapar deste momento improdutivo, mas trabalhando como freelance você pode escolher almoçar tranquilamente e depois ter a seguinte hora ou duas totalmente livres. Outro exemplo: pessoas que rendem muito mais a noite, quando está tudo mais calmo que durante o dia. Trabalhando como freelance, você pode tranquilamente usar o dia para questões administrativas e descansar, enquanto que as noites serão momentos de alta produtividade.

4. Flexibilidade em meios de pagamento

Quando você tem um emprego tradicional, o mais provável é que seu empregador realize um pagamento semanal ou mensal em uma conta de banco ou entregue um cheque. Contudo, ao trabalhar como freelance, você pode decidir entre uma grande diversidade de formas de pagamento (das quais na Workana temos várias), incluindo formas pouco tradicionais, como trocas por outros produtos ou pagamentos em diferentes moedas. Por exemplo, soube de um community manager que, por se dedicar umas quatro horas semanais à página do Facebook de um restaurante, ia comer grátis três vezes por semana no estabelecimento.

5. Flexibilidade nos esquemas de pagamento

Você pode decidir cobrar tudo adiantado. Ou cobrar o trabalho por um preço mais alto, mas recém 60 dias depois de entregado. Ou cobra-lo semanalmente por horas. Ou atado a resultados, e ganhar dinheiro só quando seu cliente também ganhar. Estes são só alguns exemplos, mas são diferentes esquemas que te ajudarão não só a encontrar um modelo que te sirva, mas também para se adaptar, sempre que possível, às necessidades do cliente.

6. No trabalho freelance, o controle do ar condicionado é seu! 😉

Certamente já passou várias vezes pela sua cabeça de trabalhar em um escritório cuja empresa tinha o ar condicionado muito forte ou muito baixo… se você trabalha por conta própria desde sua casa, o controle do ar condicionado ou calefação estará, literalmente, em suas mãos.

7. É mais fácil se alimentar de forma saudável

A menos que você trabalhe em uma empresa que tenha uma cozinha completa ou gaste dinheiro todo o tempo em comidas artesanais, a única forma de almoçar algo caseiro e feito na hora é trabalhando em casa.

8. Você desenvolverá muito sua capacidade de adaptação

Haverá clientes que requeiram certo método na entrega do trabalho, outros que só possam trabalhar sob um determinado esquema de pagamentos, outros que exigem conversar todas as semanas, outros que precisem de certa tecnologia… e muitas outras possibilidades. Trabalhar exposto a todas elas será crucial para desenvolver uma capacidade de adaptação cada vez mais forte: algo essencial para qualquer aspecto da vida, e se você trabalha com tecnologia e temas relacionados com internet, indispensável para o trabalho (já que estas coisas mudam constantemente).

9. Você conhecerá profissionalmente uma enorme variedade de pessoas

Isto obviamente pode acontecer também trabalhando em relação de dependência, mas com o trabalho freelance esta questão é ainda mais colorida, já que certamente aparecerão clientes de diversos nichos e tamanhos de negócio. E provavelmente, em algum momento você terá que delegar trabalho ou se associar, pelo menos para um projeto, com outros profissionais da mesma área ou não. Assim, há também um forte enriquecimento cultural.

Você sabe de outros benefícios não tão mencionados sobre o trabalho freelance? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *