A importância do mock-up nos projetos de TI

No artigo de hoje vamos falar sobre mock-ups e sobre como essa ferramenta pode facilitar o desenvolvimento do seu site-aplicativo e reduzir drasticamente os riscos de problemas no desenvolvimento.

O que é um mock-up?

O Mock-up é um protótipo feito antes do desenvolvimento do trabalho. Ele serve para transformar ideias em funcionalidades e ajuda o cliente a exteriorizar e compreender o que necessita.

Normalmente, temos uma ideia geral do que queremos, mas não temos certeza quanto aos detalhes do desenvolvimento, como por exemplo a localização de botões e de conteúdo, ou sobre como as páginas e funcionalidades vão interagir entre si.

Além disso, pode existir a expectativa de que o profissional contratado irá pensar nessas estruturas, quando muitas vezes ele pretende apenas executar um trabalho, de acordo com instruções pré-definidas. Essa diferença de expectativas muitas vezes acaba em disputa.

Ao trabalhar com um mock-up, o cliente expõe ao profissional o que se passa em sua cabeça, e consegue compreender melhor o nível de complexidade do trabalho, o que também facilita a comunicação e desenvolvimento do projeto depois da contratação.

O mock-up também permite que seu produto seja testado por um custo muito menor. Imagine que você descobre que os seus clientes não se adaptaram bem a uma parte do seu aplicativo apenas após a conclusão do trabalho. O valor e tempo para alterações nessa fase é enorme, e isso pode ser evitado com uma fase de testes através do mock-up.

Dessa forma, você pode começar a parte de programação já sabendo que seu produto tem boa usabilidade e que foi aprovado pelo seu cliente final. A maior parte dos gerentes de projetos trabalha dessa forma.

Como fazer um mock-up?

Agora que sabemos a importância do mock-up, é necessário saber como desenvolvê-lo. Há muitas ferramentas que possibilitam que você “brinque” com as suas ideias e simule as funcionalidades. Alguns exemplos:

http://balsamiq.com/products/mockups/

http://pencil.evolus.vn/

Seu mock-up não terá programação ou integração com base de dados ou redes sociais, mas pode simular tudo isso.

teste mockupO fato de ser simples também permite que você o crie, mesmo sem saber programar, ou que pague alguém para fazê-lo por um custo muito mais baixo.

Aconselhamos que o cliente se envolva o máximo possível nesse momento, pois só ele sabe o que realmente deseja.

Também aconselhamos que você não se preocupe muito com o design nesse momento, deixe isso para um profissional. A ideia aqui é armar a estrutura do seu projeto, não os detalhes.

Também não se preocupe se você não conseguir imaginar seu produto final a 100%. Faça o que você puder, e com certeza esse material ajudará o profissional contratado a te compreender muito melhor, o que também reduz muito os riscos de problema.

Esse envolvimento também possibilitará que você mude de ideia quantas vezes quiser, caso algo não te agrade. Muitas vezes isso não é possivel quando a parte de programação já foi iniciada.

Você mesmo pode começar a dar forma à sua ideia e guiar-se no mundo da programação, mesmo sem saber nada de programação. Divirta-se!!

Autora: Gabrielle Lopes, Customer Success Manager en Workana, jurista, poeta y cantante los fines de semana.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *