AIDA: A “fórmula mágica” para aumentar as vendas do seu negócio

Só tem quatro letras, mas esta palavra com nome de mulher tem o poder de aumentar consideravelmente o número de vendas do seu produto ou serviço.

Muitos conhecem-na como “a fórmula mágica” para gerar vendas. Foi considerada um talismã para os empreendedores e não é para menos: todos os dias, são gerados milhões de dólares graças a ela.

Trata-se da AIDA, uma fórmula com mais de cem anos de história, que é usada para estruturar as mensagens de venda e que, todos os dias, é aplicada pelos empreendedores mais bem sucedidos que buscam alcançar os melhores resultados.

Mas o que exatamente é a AIDA, como funciona e como você deveria usar esta fórmula para aumentar as vendas do seu negócio, produto ou serviço?

AIDA, a melhor amiga dos empreendedores

como aumentar as vendas usando a AIDAAIDA é nada mais, nada menos, que as iniciais de Atenção, Interesse, Desejo e Ação; quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente deve passar de forma progressiva e ordenada, para tomar a decisão de comprar um produto ou serviço.

Basicamente, para que alguém realize a ação de comprar, antes precisa desejar o que lhe é oferecido. Isso só se consegue se o interesse é despertado previamente e, para isso, primeiro é preciso captar a atenção.

Não importa se você apresenta o seu produto ou serviço através de um vídeo, artigo, site, publicidade na internet, anúncio na imprensa ou dirigindo-se verbalmente a um cliente: em todos os casos, a única coisa que você precisa é aplicar corretamente a fórmula AIDA.

E, para que você saiba por onde começar e como aplicar esta fórmula para aumentar as vendas, contamos a seguir de que consiste cada uma das quatro fases usadas diariamente por centenas de empreendedores.

As 4 fases que os empreendedores bem sucedidos usam para aumentar as vendas

1.       Atenção

Somos continuamente bombardeados por milhares de estímulos e aprendemos a filtrar aquilo que nos interessa… Então, o principal objetivo dessa primeira fase é despertar a atenção e a curiosidade dos seus possíveis clientes, para que queiram continuar lendo, escutando ou vendo você.

2.       Interesse

Uma vez que tenha captado a atenção do seu prospect, você tem que procurar manter seu interesse. Como? Mantendo o fator surpresa, mas também orientando o prospect até o seu produto e as vantagens e benefícios que ele oferece.

Uma regra de ouro para essa fase é que você não fale de si mesmo, mas sim do seu produto. Busque sempre a novidade, a criatividade, os estímulos visuais e crie a necessidade de continuar prestando atenção.

3.       Desejo

Sem o desejo, não há compra e isso é algo que todos os empreendedores deveriam ter sempre em mente para aumentar as vendas. É simples: faça com que o possível comprador deseje e precise do seu produto e a ação de compra chegará. Então, coloque-se no lugar dele e responda a pergunta: “o que há aqui para mim?”

Todos nós buscamos nos aproximar do prazer e nos distanciar da dor. Então, use isso a seu favor: mostre ao seu prospect como se usa e como funciona o seu produto ou serviço, compartilhe depoimentos de clientes que alcançaram resultados, crie a sensação de que já tem o que oferece… e cada vez sentirá mais desejo de tê-lo.

4.       Ação

A quarta fase é a da magia, na qual você deve guiar o seu possível cliente até a compra e persuadi-lo para que atue agora e sem demora.

Não se trata de insistir muito, nem criar “pressão”, porque o mais provável é que isso irrite o seu possível cliente. Pelo contrário: dê a ele razões convincentes para que compre e, se seguiu bem todos os passos, ele o fará.

O que você achou destas quatro fases para aumentar suas vendas? Deixe seus comentários, contribuições e sugestões. Ficaremos felizes em ler!

Texto original de Jesica Mraz
Tradução e Adaptação de Analuísa Bessa

2 Comentarios
  1. Parabens, algo de grande importancia e que traria para a sua comunicacao um maior interesse seria os exemplos, se você mencionar alguns exemplos para cada letra da AIDA, você dará maior conhecimento para o leitor e certamente ele aprendera muito mais. Mas sem duvida nenhuma seus comentarios são otimos.

    1. Oi Ozeias!

      Obrigado pela dica, faz muito sentido!
      Nas próximas semanas nós tentaremos compartilhar uma nova versão deste texto, mais completa e atualizada.
      Siga o nosso blog para ser avisado assim que ela for publicada! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *